Como Funcionam os Cursos de Pós-Graduação

Aspectos Legais junto ao MEC

Os cursos de pós-graduação da Faculdade Única atendem os requisitos e a portaria de credenciamento EaD junto ao Ministério da Educação (MEC), ou seja, todos os cursos da nossa Instituição são reconhecidos pelo MEC. 

Pós-Graduação pela Única – Credenciada pelo Decreto 1.004, de 17/08/2017 e publicado no Diário Oficial da União, em 18/08/2017, com validade em todo território nacional.

Matrícula

As matrículas nos cursos de pós-graduação lato sensu são abertas a candidatos diplomados em cursos de graduação (tecnológico, licenciatura ou bacharelado) devidamente reconhecidos pelo MEC e que atendam às exigências da Faculdade Única.

Atendimento

Durante todo o curso o aluno contará com apoio de uma equipe pedagógica, que estará de plantão de segunda a quinta-feira de 8h às 18h e sexta-feira de 8h às 17h. Além disso, o aluno será atendido também por meio de e-mail, WhatsApp, telefone 0800, redes sociais, ouvidoria e chat on-line, objetivando esclarecimentos sobre o funcionamento do curso, dinâmica das disciplinas e plataforma de estudos.

Duração do Curso

Os nossos cursos de Pós-Graduação lato sensu têm duração mínima de 6 meses e máxima de 18 meses, com exceção dos cursos com carga horária de 1.000 ou 1.500 horas ou até mesmo o curso em Engenharia de Segurança do Trabalho que tem período mínimo de 12 meses.

Metodologia

O nosso processo de aprendizagem é baseado em experiências de teorias inovadoras, aliado às tecnologias que facilitam de maneira mais ampla o processo de aprendizagem. A Faculdade Única disponibiliza todo material didático por meio do AVA/Portal do Aluno e/ou material impresso em apostilas personalizadas.

Na nossa modalidade de ensino o aluno organiza seus estudos conforme o seu tempo, e poderá esclarecer suas dúvidas sobre os conteúdos, atividades e demais assuntos pertinentes ao seu curso junto à equipe pedagógica. Sendo assim, o aluno tem a autonomia de escolher o melhor momento para dedicar aos estudos, bem como, esclarecer as possíveis dúvidas pertinentes ao seu curso.

Material Didático

O material didático consiste em apostilas desenvolvidas por professores (mestres e doutores) especialistas nos conteúdos ministrados, com grande experiência prática e acadêmica. Onde você terá acesso pelo AVA e se preferir, terá a possibilidade de solicitar o material impresso. E além disso, as disciplinas Docência no Ensino Superior” e “Metodologia do trabalho científico” possuem material complementar em videoaula.

Certificação

De acordo com a legislação brasileira, o aluno que concluir com aprovação satisfatória um curso de pós-graduação lato sensu faz jus ao título de especialista, ou seja, assim que concluir todos os pilares exigidos pela Faculdade Única, você estará apto para solicitar seu certificado.

A emissão do certificado de conclusão do curso deverá ser solicitada pelo aluno por meio do Portal do Aluno.

Documentos para Emissão do Certificado

Os documentos necessários são: 

  • CPF
  • Carteira de Identidade
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Diploma de Graduação    

E devem ser enviados através do seu Portal do Aluno. 

Pilares Obrigatórios para a Conclusão do Curso

Os pilares obrigatórios são:

  • Tempo mínimo de curso;
  • Ser aprovado em todas as disciplinas do curso com nota mínima de 07 pontos;
  • Ter quitado todas as parcelas do curso;
  • Entregar todas as documentações exigidas;
  • Ser aprovado no TCC (artigo ou monografia) com nota mínima de 07 pontos. (Opcional)

Avaliações

Durante o curso o aluno vai realizar duas avaliações. Avaliação Online e Avaliação Final. A avaliação online contém 10 questões em cada módulo e a avaliação final contém 40 questões referentes ao conteúdo de todos os módulos para alunos cadastrados a partir de 01/01/2020.

A média final das avaliações é calculada da seguinte forma: AVALIAÇÃO INICIAL + AVALIAÇÃO FINAL /2 = média final. A medida que o aluno for realizando as demais avaliações, a nota será alterada automaticamente. Ao final do curso, após o lançamento de todas as notas, caso o aluno fique de recuperação, será disponibilizado em seu Portal as orientações sobre a realização do resumo de recuperação.

Para os cursos de Pós-Graduação, Extensão e Aperfeiçoamento, a média final para aprovação é de 07 pontos.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O TCC é um trabalho acadêmico que consiste na sistematização, registro e apresentação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, produzidos na área do curso, como resultado do trabalho de pesquisa, investigação científica e extensão.

De acordo com a Resolução do Ministério da Educação – CNE/CES nº 01, de 6 de abril de 2018 (publicada dia 9 de abril de 2018 no Diário Oficial da União), a exigência da realização do TCC passou a ser facultativo nas Instituições.
A Instituição aderiu a não obrigatoriedade para os alunos cadastrados após a data de publicação da Resolução (09/04/2018).
É importante ressaltar, que mesmo amparado pela Resolução, alguns editais de concursos, processo seletivo ou conselhos de classe, como CREA e CAU, por exemplo, podem exigir por regulamentação própria a realização do Trabalho de Conclusão de Curso. Por esse motivo, reforçamos a importância de fazê-lo e verificar o objetivo que deseja com o curso para que não tenha transtornos futuros.
Ressalva:
Para os alunos cadastrados até o dia 31/12/2019, a dispensa deve ser solicitada pelo e-mail tcc@grupoprominas.com.br, já para os alunos cadastrados após a data de 01/01/2020 a dispensa é automática, sendo assim, somente quem quiser fazer o TCC deverá acessar seu Portal do Aluno e no AVA (Ambiente Virtual) e aceitar o termo para realização.

Troca de Curso

O aluno poderá trocar o curso de forma gratuita, uma única vez dentro do prazo de 30 dias contado à partir da data de inscrição.

Essa solicitação deve ser realizada no portal do aluno: Solicitações > Troca. Feito isso, aguarde o período de até 48 horas para receber retorno sobre a troca do curso por e-mail. Após o prazo de 30 dias, o aluno pode trocar de curso quantas vezes desejar mediante ao pagamento da taxa de troca no valor de R$100,00. Na troca de curso, o tempo de curso será reiniciado e todo investimento será aproveitado.