Pós-Graduação em Administração Aplicada e Gestão Empresarial
Como gerente de negócios, você recebe a principal responsabilidade de gerenciar tarefas administrativas para uma empresa. Uma empresa pode esperar que você ajude com seu programa de marketing. Uma empresa, também, pode querer que você faça uma análise de orçamento para descobrir maneiras de reduzir custos. Você deve ter um entendimento inteligente dos procedimentos contábeis, de marketing e administrativos necessários para administrar um negócio. A competição por posições de gerenciamento de negócios pode ser acirrada. Você deve se formar em administração de empresas, contabilidade ou marketing, se quiser obter uma posição de gerenciamento de negócios.
MÓDULO | DISCIPLINA | CH |
---|---|---|
1 |
Docência no Ensino SuperiorO Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior. Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
60h |
2 |
Metodologia do Trabalho CientíficoConceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses; Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade; Amostragem; Delineamentos De Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação. Resumo Científico; Artigo Científico; Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento. |
60h |
3 |
Meios Digitais e o Profissional do FuturoO que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
60h |
4 |
Empreendedorismo PessoalO emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
60h |
5 |
Marketing PessoalMarketing Inteligente. Portifólios de produtos. Marketing pessoal profissional. Promoção pessoal, da imagem e comunicação. Personal Branding. |
60h |
6 |
Ética e CidadaniaÉtica e Moral: Conceitos e Evolução Histórica; O que é Ética e Moral?; Evolução Histórica dos Conceitos; A Relação entre Ética e Moral; Ética e Moral nas Relações Sociais; Ética, Moral e ; Desafios do Exercício da Cidadania no Brasil; A Consolidação da Democracia após 1988; Os Desafios para o Exercício Pleno da Cidadania; Direito; Ética na Política; Ética das Convicções e Ética da Responsabilidade; Ética, Moral e Política: A Construção da Cidadania; O Conceito de Cidadania e sua Evolução Histórica; Cidadania e Direitos Fundamentais; A Cidadania no Mundo Globalizado; Cidadania no Brasil; A Afirmação da Ideia de Cidadania no Brasil; A Cidadania no Império; A Cidadania na República; A Cidadania na Redemocratização; A Cidadania e as Desigualdades Sociais; Ética nas Relações de Trabalho: O Código de Ética Profissional; Ética, Mercado e Instituições; A Responsabilidade Social das Organizações; Ética nas Burocracias Públicas e Privadas; O Código de Ética Profissional; Os Conselhos Profissionais de Ética; Ética e Cidadania nas Relações de Trabalho. |
60h |
7 |
Gestão e Logística EmpresarialAdministração Empreendedora; Logística Empresarial; O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Supply Chain Management; A Importância das Tecnologias da Informação para a Logística. |
60h |
8 |
Administração e Planejamento Estratégico: Uso do BSCO que é Planejamento Estratégico; A Importância do Planejamento Estratégico; Planejamento Estratégico de Marketing e Planejamento Operacional / Tático de Marketing; Balanced Scorecard. |
60h |
9 |
Gestão de Custos e FinançasContabilidade – Conceitos Fundamentais; Contabilidade de Custos; Métodos de Custeio e Tomadas de Decisão; Formação de Preços; Planejamento e Contabilidade Financeira; Mercado Financeiro; Valor Econômico Agregado (Eva®) e Valor de Mercado Agregado (MVA). |
60h |
10 |
Gestão de Suprimentos, Logística e TransporteAdministração de Materiais; Administração de Estoques; Administração de Suprimentos (SCM);Sistemas Logísticos; Gestão do Transporte; Modais de Transporte; Centros de Distribuição Avançado (CDA). |
60h |
11 |
Administração de Conflitos e o Processo de NegociaçãoAdministração de Conflitos: Conflito Pessoal; Como Resolver os Conflitos; Como Gerenciar Conflitos Entre Duas Pessoas; Conflito e Negociação nas Organizações; Tipos de Conflitos; Áreas de Conflito; Conflitos e Negociação; Como Administrar os Conflitos; Negociação; Vinte Dicas para ter Sucesso Numa Negociação; Os Principais Ingredientes para Se Ter Êxito em uma Negociação; Modelos de Negociação; Negociação e Poder de Barganha nas Decisões em Grupo. |
60h |
12 |
Consultoria Interna e Tendências EmpresariaisOs Serviços de Consultoria; As Tendências Empresariais Contemporâneas. |
60h |
TOTAL | 720h |