Pós-Graduação em Arquitetura de Software
A Pós-Graduação em Arquitetura de Software fornecerá aos alunos habilidades e competências para atuar na concepção, construção e implantação de softwares.
Objetivo
Público Alvo
A Pós-Graduação em Arquitetura de Software é destinada a profissionais graduados em tecnologia da Informação . E também para profissionais que já trabalham com esta metodologia e desejam se atualizar ou detalhar mais seus conhecimentos.
MÓDULO | DISCIPLINA | CH |
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1 | 60h | |
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TOTAL | 720h |
Algumas informações interessantes
A arquitetura do computador lida com o design de computadores, dispositivos de armazenamento de dados e componentes de rede que armazenam e executam programas, transmitem dados e conduzem as interações entre computadores, redes e usuários. Os arquitetos de computador usam paralelismo e várias estratégias de organização de memória para projetar sistemas de computação com desempenho muito alto. A arquitetura do computador requer uma comunicação forte entre cientistas da computação e engenheiros da computação, uma vez que ambos se concentram fundamentalmente no projeto de hardware.
Em seu nível mais fundamental, um computador consiste em uma unidade de controle, uma unidade lógica aritmética (ALU), uma unidade de memória e controladores de entrada / saída (E / S). A ALU realiza operações simples de adição, subtração, multiplicação, divisão e lógica, como OR e AND. A memória armazena as instruções e dados do programa. A unidade de controle busca dados e instruções da memória e usa operações da ALU para executar essas instruções usando esses dados. (A unidade de controle e a ALU juntas são chamadas de unidade de processamento central [CPU].) Quando uma instrução de entrada ou saída é encontrada, a unidade de controle transfere os dados entre a memória e o controlador de E / S designado. A velocidade operacional da CPU determina principalmente a velocidade do computador como um todo. Todos esses componentes – a unidade de controle, a ALU, a memória e os controladores de E / S – são realizados com circuitos de transistor.
Os computadores também têm outro nível de memória chamado cache, uma unidade pequena e extremamente rápida (comparada com a memória principal ou memória de acesso aleatório [RAM]) que pode ser usada para armazenar informações que são necessárias com urgência ou frequência. A pesquisa atual inclui design de cache e algoritmos que podem prever quais dados provavelmente serão necessários em seguida e pré-carregá-los no cache para melhorar o desempenho.
Os controladores de E / S conectam o computador a dispositivos de entrada específicos (como teclados e telas de toque) para alimentar informações na memória e dispositivos de saída (como impressoras e visores) para transmitir informações da memória aos usuários. Controladores de E / S adicionais conectam o computador a uma rede por meio de portas que fornecem o conduíte pelo qual os dados fluem quando o computador está conectado à Internet. Fonte: Britannica