Pós-Graduação em Educação Física Adaptada
Educação Física Adaptada é a arte e a ciência de desenvolver, implementar e monitorar um programa instrucional de Educação Física cuidadosamente projetado para um aluno com deficiência, com base em uma avaliação abrangente, para fornecer ao aluno as habilidades necessárias para uma vida rica em lazer e recreação e experiências esportivas para aprimorar o condicionamento físico e o bem-estar.
Objetivo
Público Alvo
O Curso de Pós-Graduação em Educação Física Adaptada é destinado aos portadores de diplomas em Educação Física, Fisioterapia e Pedagogia, Terapia Ocupacionais e licenciados nos diversos campos do saber. Tal como, outros profissionais das demais graduações que se interessam pela área ou que desejam adquirir conhecimento na área concentração.
MÓDULO | DISCIPLINA | CH |
---|---|---|
1 |
Docência no Ensino SuperiorO Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior. Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
60h |
2 |
Metodologia do Trabalho CientíficoConceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses; Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade; Amostragem; Delineamentos De Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação. Resumo Científico; Artigo Científico; Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento. |
60h |
3 |
Meios Digitais e o Profissional do FuturoO que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
60h |
4 |
Empreendedorismo PessoalO emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
60h |
5 |
Marketing PessoalMarketing Inteligente. Portifólios de produtos. Marketing pessoal profissional. Promoção pessoal, da imagem e comunicação. Personal Branding. |
60h |
6 |
Ética e CidadaniaÉtica e Moral: Conceitos e Evolução Histórica; O que é Ética e Moral?; Evolução Histórica dos Conceitos; A Relação entre Ética e Moral; Ética e Moral nas Relações Sociais; Ética, Moral e ; Desafios do Exercício da Cidadania no Brasil; A Consolidação da Democracia após 1988; Os Desafios para o Exercício Pleno da Cidadania; Direito; Ética na Política; Ética das Convicções e Ética da Responsabilidade; Ética, Moral e Política: A Construção da Cidadania; O Conceito de Cidadania e sua Evolução Histórica; Cidadania e Direitos Fundamentais; A Cidadania no Mundo Globalizado; Cidadania no Brasil; A Afirmação da Ideia de Cidadania no Brasil; A Cidadania no Império; A Cidadania na República; A Cidadania na Redemocratização; A Cidadania e as Desigualdades Sociais; Ética nas Relações de Trabalho: O Código de Ética Profissional; Ética, Mercado e Instituições; A Responsabilidade Social das Organizações; Ética nas Burocracias Públicas e Privadas; O Código de Ética Profissional; Os Conselhos Profissionais de Ética; Ética e Cidadania nas Relações de Trabalho. |
60h |
7 |
Avaliação e Práticas de Educação Física AdaptadaA Avaliação Motora em Educação Física Adaptada; Avaliações Pontuais; A Proposta do Goalball; Atividade Física Assistida por Cães; A Dança Adaptada. |
60h |
8 |
Pressupostos Básicos de Educação Física AdaptadaHistória e Evolução da Educação Física Adaptada (EFA); Fundamentos da Educação Motora e Desafios da Inclusão; Objetivos, Conteúdo e Metodologia da Educação Física Adaptada; Classificação Funcional das Deficiências; Elementos de Cultura Corporal; Velhice Bem-Sucedida. |
60h |
9 |
Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades EspeciaisEducação Especial: Conceitos e Definições; A Educação Especial: dos Primórdios ao Século XXI; Portadores de Necessidades Especiais: Classificação e Caracterização; As Diferentes Necessidades Especiais; Atendimento Educacional Especializado e os Recursos Educacionais Especiais; Introdução a Metodologia do Ensino de Libras; Ensino de L1 e L2;Terminologia Para L1 e L2; Diferenças Entre L1 e L2;Conhecimentos dos Professores Acercada Libras; Habilidades Necessárias para Ensino de Libras; Fatores que Afetam os Alunos e Estratégias de Ensino; Os Temas Transversais; Desenvolvimento Linguístico na Educação Infantil. |
60h |
10 |
Jogos e Brincadeiras Aplicados à PsicomotricidadeJogos e Brincadeiras ? do Lúdico à Função Pedagógica e ao Desenvolvimento do ser Humano; As Dimensões do Jogo e a Psicomotricidade; O Trabalho do Profissional: Aliar Teoria e Prática; Psicomotricidade e Afetividade; Atividades Aplicadas ao Desenvolvimento Psicomotor. |
60h |
11 |
Comunicação AlternativaTecnologia Assistiva e Comunicação Suplementar – Conceitos e Definições Essenciais; Os Sistemas de Comunicação; Atendimento Educacional Especializado; Recursos, Técnicas e Estratégias para Comunicação Alternativa; Avaliação e Escolha das Estratégias; Adaptações Curriculares. |
60h |
12 |
Diagnóstico e Avaliação PsicomotoraEducação, Reeducação e Terapia Psicomotora; Perturbações, Distúrbios e Alterações Psicomotoras; As Necessidades Especiais; Observação, Medição, Diagnóstico, Avaliação e Ações Motrizes; Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca. |
60h |
TOTAL | 720h |