Especialização em Ensino de Física
O ensino de Física é um curso que oferece flexibilidade para atender aos seus compromissos e exigências. Com base nas últimas tendências e descobertas nas áreas, você explorará aspectos teóricos e práticos do ensino e aprendizagem de Física. A natureza aplicada do curso aumentará sua confiança e empregabilidade.
Objetivo
Público Alvo
O curso de Ensino em Física é destinado a graduado em Física que deseja atuar na área da educação. O curso é estendido aos profissionais das demais áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do curso.
MÓDULO | DISCIPLINA | CH |
---|---|---|
1 |
Docência no Ensino SuperiorO Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior. Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
60h |
2 |
Metodologia do Trabalho CientíficoConceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses; Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade; Amostragem; Delineamentos De Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação. Resumo Científico; Artigo Científico; Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento. |
60h |
3 |
Meios Digitais e o Profissional do FuturoO que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
60h |
4 |
Empreendedorismo PessoalO emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
60h |
5 |
Marketing PessoalMarketing Inteligente. Portifólios de produtos. Marketing pessoal profissional. Promoção pessoal, da imagem e comunicação. Personal Branding. |
60h |
6 |
Ética e CidadaniaÉtica e Moral: Conceitos e Evolução Histórica; O que é Ética e Moral?; Evolução Histórica dos Conceitos; A Relação entre Ética e Moral; Ética e Moral nas Relações Sociais; Ética, Moral e ; Desafios do Exercício da Cidadania no Brasil; A Consolidação da Democracia após 1988; Os Desafios para o Exercício Pleno da Cidadania; Direito; Ética na Política; Ética das Convicções e Ética da Responsabilidade; Ética, Moral e Política: A Construção da Cidadania; O Conceito de Cidadania e sua Evolução Histórica; Cidadania e Direitos Fundamentais; A Cidadania no Mundo Globalizado; Cidadania no Brasil; A Afirmação da Ideia de Cidadania no Brasil; A Cidadania no Império; A Cidadania na República; A Cidadania na Redemocratização; A Cidadania e as Desigualdades Sociais; Ética nas Relações de Trabalho: O Código de Ética Profissional; Ética, Mercado e Instituições; A Responsabilidade Social das Organizações; Ética nas Burocracias Públicas e Privadas; O Código de Ética Profissional; Os Conselhos Profissionais de Ética; Ética e Cidadania nas Relações de Trabalho. |
60h |
7 |
Metodologia do Ensino de FísicaFísica, Métodos, Metodologia; As Orientações dos PCN?s; A Modelagem Como Metodologia; O Laboratório Didático; Os Mapas Conceituais; A Simulação via Computador; Situações Problema e A Resolução de Problemas; A Formação do Professor para ter Sucesso no Ensino de Física. |
60h |
8 |
Tópicos de FísicaMecânica; Termologia; Ondulatória; Óptica Geométrica; Eletricidade; Física Moderna; Análise Dimensional. |
60h |
9 |
Fundamentos de Física Moderna e ContemporâneaRadiação do Corpo Negro; Quantização da Carga, Energia; Propriedades Ondulatórias da Matéria; O Modelo do Átomo; Introdução à Mecânica Quântica. |
60h |
10 |
Fundamentos de BiofísicaBiofísica – Evolução, Inter-Relações da Contemporaneidade e Urgência do Avanço Tecnológico/Científico; O que se Ensina e o Porquê da Biofísica; Medidas, Padrões, Grandezas, Gráficos e Escalas; Biomêcanica; Bioeletricidade; Bioacústica; Biofísica Óptica; Biofísica das Radiações Ionizantes; A Essência da Prática em Biofísica. |
60h |
11 |
Fundamentos de AstronomiaInserção da Astronomia nos Ensinos Fundamental e Médio; Nascimento e Evolução da Astronomia; Coordenadas, Movimentos e Medidas de Tempo; Geocentrismo e Heliocentrismo; Instrumentos/Ferramentas dos Astrônomos. |
60h |
12 |
Práticas PedagógicasDa Escola à Aula; Começo de Conversa ? A Formação Inicial do Professor; Concepções Teórico – Epistemológicas: Uma Breve Revisão; Os Parâmetros e As Orientações Curriculares Nacionais (PCN e OCN); Interdisciplinaridade e Os Projetos de Trabalho; A Aula Expositiva; O Estudo Dirigido; O Seminário. |
60h |
TOTAL | 720h |