Pós-Graduação em Gestão Administrativa e Financeira
O ambiente de negócios, de hoje, exige uma visão financeira clara e a tomada de decisões garantida. Investimentos e financiamentos de capital eficazes são a força vital de toda organização. O curso de Gerenciamento Financeiro fornece a você o conhecimento abrangente e o entendimento completo necessários para gerenciar o fluxo de fundos, desde a captação e investimento de capital até relatórios financeiros precisos e eficientes.
Objetivo
Público Alvo
O curso de pós-graduação em Gestão Administrativa e Financeira é destinado aos portadores de diplomas das Ciências Humanas e afins, como Administração, Ciências Contábeis, Economia, bem como, aos profissionais atuantes na área financeira, como gerente, consultor, diretor, empresário, entre outros. O curso é estendido aos profissionais das demais áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do curso.
MÓDULO | DISCIPLINA | CH |
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1 | 80h | |
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TOTAL | 720h |
Gestão administrativa e financeira
A gestão administrativa e financeira envolve o planejamento, organização, direção e controle das atividades relacionadas à gestão de recursos e finanças de uma organização. Ele fornece a estrutura de como o dinheiro é coletado, gasto, orçado e rastreado para atender às metas da organização. A gestão administrativa e financeira normalmente envolve o desenvolvimento de políticas e procedimentos, a produção de relatórios e a análise de dados. Requer conhecimento dos objetivos da organização, recursos disponíveis, regulamentos e leis que afetam as operações da organização. O objetivo é ajudar uma organização a maximizar a eficiência, atingir seus objetivos e minimizar os custos operacionais.
Administração Organizacional
Administração Organizacional é o processo de gerenciamento dos aspectos administrativos, financeiros e operacionais de uma organização. Isso inclui a alocação e gestão de recursos, o desenvolvimento e implementação de políticas e procedimentos e a avaliação do desempenho organizacional. Também abrange a gestão de riscos, a formulação de orçamentos e o desenvolvimento de um senso de cultura e identidade organizacional.
A Administração Organizacional envolve estabelecer metas e objetivos, desenvolver estratégias, monitorar ambientes internos e externos, identificar e resolver problemas e facilitar a comunicação dentro da organização. Também se preocupa com o desenvolvimento e manutenção de políticas e procedimentos que garantam a conformidade da organização com as leis e regulamentos aplicáveis.
Contabilidade Financeira Gerencial
A contabilidade financeira é o processo de produção de demonstrações financeiras para uma organização ou entidade comercial que relata o desempenho financeiro e a posição da organização. A contabilidade financeira normalmente inclui o registro, a classificação, o resumo e o relatório das transações financeiras da organização. O principal objetivo da contabilidade financeira é preparar demonstrações financeiras que forneçam informações sobre o desempenho financeiro e a posição da organização.
A contabilidade gerencial envolve a coleta, organização e análise de informações financeiras para auxiliar os gerentes na tomada de decisões e no planejamento. Ela ajuda a fornecer informações para apoiar decisões estratégicas e operacionais, planejar atividades e monitorar o progresso. Isso inclui a análise de dados financeiros, como custos e receitas, orçamento, previsão e gerenciamento de desempenho.
Matemática Financeira e Estatística
E a aplicação de matemática e estatística à tomada de decisões financeiras e econômicas, a fim de analisar e prever tendências de mercado e tomar decisões financeiras sólidas. Envolve o estudo de vários instrumentos financeiros e seu desempenho em diferentes condições, como desempenho de investimentos e gerenciamento de riscos. Também inclui análise quantitativa de ações, títulos, fundos mútuos e outros investimentos.
A matemática financeira e a estatística envolvem o uso de métodos como programação linear, análise de séries temporais, cálculo e métodos numéricos para resolver problemas financeiros. Também é usado para realizar análises de dados financeiros, desenvolver modelos financeiros e desenvolver modelos de computador para avaliação e avaliação de riscos. Os matemáticos e estatísticos financeiros são responsáveis por monitorar os mercados financeiros, prever tendências e produzir relatórios financeiros.
Controle de Finanças
O Controle de Finanças é um sistema abrangente de gestão administrativa e financeira que fornece uma maneira eficiente, precisa e segura de gerenciar os processos financeiros de uma empresa. Ele inclui recursos como controle de orçamento, processamento de faturas, gerenciamento de contas a pagar e a receber, contabilidade e previsão de custos e muito mais.
O Controle de Finanças também oferece um painel personalizável e análises para ajudar os usuários a rastrear e monitorar o desempenho financeiro, para que possam tomar decisões informadas com rapidez e facilidade.
Gestão de Pessoas e Formação de Equipes
Gestão de Pessoas e formação de equipe são duas áreas relacionadas, mas distintas, de administração e gestão.
A Gestão de Pessoas se concentra em entender, motivar e desenvolver a equipe de uma organização para otimizar a produtividade e a eficácia. Isso envolve tarefas como avaliar o desempenho da equipe, decidir sobre recompensas e incentivos apropriados e definir objetivos e expectativas claros.
A Formação de Equipes é o processo de construção de confiança e colaboração entre uma equipe de funcionários. Envolve atividades e exercícios que ajudam a criar um senso de identidade e propósito compartilhados, para que as equipes possam trabalhar juntas com mais eficácia e sucesso.
Gestão e Tecnologia
A gestão administrativa e financeira refere-se aos processos utilizados para gerir as finanças e operações de uma organização. Isso inclui os processos de orçamento, controle de custos, relatórios contábeis e financeiros, bem como procedimentos de planejamento e aquisição de capital.
O gerenciamento de tecnologia inclui tarefas como desenvolver e implementar estratégias de tecnologia, criar políticas e métodos relacionados ao uso de tecnologia e gerenciar os recursos e o pessoal necessários para executar essas estratégias. O gerenciamento de tecnologia geralmente requer uma compreensão significativa dos usos e vantagens potenciais de novas tecnologias e a construção da infraestrutura necessária para melhor utilizar essas tecnologias.