Pós-Graduação em Neurociência e Aprendizagem
A neurociência é uma disciplina empolgante e emergente, que busca entender o órgão mais complexo do corpo o cérebro. A neurociência é um assunto moderno e multidisciplinar. Como tal, reúne conhecimento e experiência de muitas áreas da ciência, da biologia molecular ao estudo psicológico da mente.
Objetivo
Público Alvo
O curso de Neurociência e Aprendizagem é destinado a graduados em Neurociência que desejam atuar na área da educação ou demais profissionais portadores de diploma de graduação em Medicina, Psicologia, Ciências Médicas que se interessam pela área ou que desejam adquirir conhecimento na área. O curso é estendido aos profissionais das demais áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do curso.
| MÓDULO | DISCIPLINA | CH |
|---|---|---|
| 1 |
Docência no Ensino SuperiorO Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior. Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
60h |
| 2 |
Metodologia do Trabalho CientíficoConceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses; Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade; Amostragem; Delineamentos De Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação. Resumo Científico; Artigo Científico; Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento. |
60h |
| 3 |
Meios Digitais e o Profissional do FuturoO que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
60h |
| 4 |
Empreendedorismo PessoalO emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
60h |
| 5 |
Marketing PessoalMarketing Inteligente. Portifólios de produtos. Marketing pessoal profissional. Promoção pessoal, da imagem e comunicação. Personal Branding. |
60h |
| 6 |
Ética e CidadaniaÉtica e Moral: Conceitos e Evolução Histórica; O que é Ética e Moral?; Evolução Histórica dos Conceitos; A Relação entre Ética e Moral; Ética e Moral nas Relações Sociais; Ética, Moral e ; Desafios do Exercício da Cidadania no Brasil; A Consolidação da Democracia após 1988; Os Desafios para o Exercício Pleno da Cidadania; Direito; Ética na Política; Ética das Convicções e Ética da Responsabilidade; Ética, Moral e Política: A Construção da Cidadania; O Conceito de Cidadania e sua Evolução Histórica; Cidadania e Direitos Fundamentais; A Cidadania no Mundo Globalizado; Cidadania no Brasil; A Afirmação da Ideia de Cidadania no Brasil; A Cidadania no Império; A Cidadania na República; A Cidadania na Redemocratização; A Cidadania e as Desigualdades Sociais; Ética nas Relações de Trabalho: O Código de Ética Profissional; Ética, Mercado e Instituições; A Responsabilidade Social das Organizações; Ética nas Burocracias Públicas e Privadas; O Código de Ética Profissional; Os Conselhos Profissionais de Ética; Ética e Cidadania nas Relações de Trabalho. |
60h |
| 7 |
Ciências NeurológicasFilogênese do Sistema Nervoso; Bases Estruturais do Sistema Nervoso; Os Neurônios; Especialização e Função dos Hemisférios; A Plasticidade Cerebral/Neural e a Memória. |
60h |
| 8 |
Neurociência e AprendizagemEnsaio sobre a Neurociência; Abordagem Cognitiva da Aprendizagem; Educação Cognitiva; Estudo das Funções Mentais Superiores. |
60h |
| 9 |
Estratégias de Ensino Pelo LúdicoEspaços e Atividades Ludopedagógicos; O Jogo como Eixo Estruturante do Currículo na Educação Infantil; Técnicas Lúdicas, Pedagógicas e de Sensibilização: O Agora e o Desafio para o Futuro; Critérios para Seleção de Brinquedos, Jogos e Materiais. |
60h |
| 10 |
Desenvolvimento Motor e Aprendizagem MotoraA Psicomotricidade (Psicomotricidade e Função Simbólica; A História da Psicomotricidade no Brasil; A Psicomotricidade na Pré-Escola); Elementos Básicos da Psicomotricidade (A Lateralidade; A Dominância Lateral; A Psicomotricidade em Relação aos Pais; A Relação entre Professor e Aluno); A Atuação Docente (A Contribuição da Práxis Docente para O Desenvolvimento do Educando; As Atividades em Psicomotricidade; A Importância da Recreação; A Psicomotricidade e o Lúdico). |
60h |
| 11 |
Psicologia da Aprendizagem e DesenvolvimentoO Desenvolvimento Humano; Psicologia da Aprendizagem; Teorias do Desenvolvimento/Aprendizagem; Condições de Aprendizagem; Introdução às Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita. |
60h |
| 12 |
Problemas de Aprendizagem e Fracasso EscolarProblemas, Distúrbios ou Dificuldades de Aprendizagem?; Dificuldades de Aprendizagem – O Papel do Cérebro; Os Distúrbios da Aprendizagem. |
60h |
| TOTAL | 720h | |

