Persona: o que é e como pode auxiliar na sua empresa

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A criação de um planejamento de marketing digital exige de empresas e profissionais de marketing entender o que é persona de comprador, e como isso ajuda a conhecer melhor o público-alvo ao qual seus produtos e serviços são direcionados para ações mais direcionadas.

Há muito a se saber sobre um cliente em potencial, e ao saber o que é persona de comprador, é possível identificar dados além daqueles gerais, como faixa etária, localização geográfica e nível de renda. 

Informações gerais como tamanho da família, quais são os anseios e desejos de consumo, os hobbies, o setor de atuação profissional, entre outros dados, passam a ser valiosos, permitindo que uma empresa conheça o público-alvo em profundidade.

O que é persona do comprador?

A definição sobre o que é persona de comprador está relacionada a uma representação fictícia do cliente ideal da sua empresa, sendo dividido em uma ampla gama de detalhes, desde aspirações pessoais até dados geográficos. 

Isso pode ser feito a partir da abertura de empresa Simples Nacional do negócio, já estabelecendo quais públicos se relacionam com o negócio e que gostaria de atender.

Uma vez definido o que é persona de comprador, se faz necessário produzir uma projeção de uma pessoa real, criando uma imagem de quem os clientes são de verdade, inclusive com fotos, mesmo que fictícias, para humanizá-lo e possibilitar ações mais acertadas.

Já no caso de empresas já formadas, a persona pode ser criada com base no comportamento, interesses e problemas que os clientes ativos representam, estabelecendo entre eles o perfil que pode promover o desenvolvimento da marca e que se deseja negociar de forma mais ampla.

Aplicando a persona e sua importância

A partir da elaboração da persona do comprador, a equipe de marketing digital pode focar em uma perspectiva perfeita sobre quem são os clientes de uma determinada empresa, e porque elas precisam dos produtos e serviços disponíveis para o mercado consumidor. 

Os profissionais de marketing sabem, com os dados em mãos, como esses clientes agem, como ocorre o consumo, o que os clientes pretendem atingir ao adquirir algo, etc. Isso permite a personalização da mensagem que se quer passar. 

Trata-se de percorrer um processo de marketing, relacionamento e vendas orientado por dados, a partir de pesquisas significativas e profundas. 

Com uma abordagem apropriada, uma empresa de portaria vislumbra as respostas que o cliente-alvo pode precisar e que seu negócio soluciona, sem precisar adivinhar.

Para isso, a criação de uma persona de comprador abrange detalhes que só um cliente ideal pode ter, como:

  • Comportamentos típicos de consumo;
  • Desafios;
  • Educação;
  • Estado civil;
  • Etnia;
  • Gênero;
  • O que gosta e não gosta;
  • Objetivos de curto e longo prazo;
  • Peculiaridades únicas;
  • Preocupações;
  • Renda familiar;
  • Valores pessoais.

Todos esses detalhes são necessários ao construir e saber o que é persona de comprador, e isso não é uma tarefa fácil. 

Demanda tempo e esforço, mas se mostra um investimento inteligente que auxilia sua empresa a colher frutos e benefícios sem igual.

Criação de persona de comprador ajuda seu negócio

Faz sentido que entender seus clientes-alvo seja uma maneira eficaz de aumentar seu sucesso de marketing e facilidade de distribuição de brindes personalizados, mas uma persona de comprador completa é realmente necessária? 

Você pode se surpreender ao saber que a criação de personas de comprador não apenas moldará a maneira como você aborda o marketing, mas também pode ter um enorme efeito cascata que apoia seus negócios de várias maneiras, como apresentaremos a seguir.

  1. Ajuda a identificar as decisões de compra

Dentre os princípios básicos do marketing, muitas vezes os clientes não adquirem algo apenas pela disponibilidade e racionalidade.

Os clientes decidem investir, de fato, em um produto ou serviço, ou mesmo em empresas de terceirização RJ, porque isso atende, de maneira específica, a um desejo de consumo, uma necessidade imprescindível e promove sensações e emoções.

Quando você projeta e entende o que é a persona do comprador, junto com a equipe de marketing é possível direcionar os materiais para se conectar às necessidades e desejos que interferem nas decisões de compra do consumidor. 

Em se tratando de negócios, isso já pode ser tratado como uma vitória. 

Ao se apresentar como uma empresa de valor, sua marca garante que o atendimento está focado nos desejos e necessidades dos clientes, tornando as vendas mais fáceis e bem-sucedidas. 

Além disso, ter uma compreensão sólida dos métodos de tomada de decisões de seus clientes-alvo lhe dá outra vantagem. 

As informações capacitam sua equipe para mover melhor o público ao longo do funil de vendas, assim como oferecem um impulso ao valor da vida útil dos clientes.

  1. Personalização das mensagens de marketing

Um fato interessante é que, ao personalizar uma mensagem de marketing entre um escritório contábil e o cliente, a comunicação se transforma totalmente, refletindo nas vendas em geral. 

Inclusive, a própria personalização das mensagens de marketing é possível a partir da compreensão da persona do comprador. 

Afinal, pelo ponto de vista mercadológico, a persona de comprador estabelece características significativas para o seu cliente em potencial de determinado produto, facilitando a criação de campanhas e conteúdos considerando esses aspectos.

Por exemplo, é possível identificar que o público-alvo é composto por um perfil jovem, entre 20 e 30 anos, interessado em estilo, moda e luxo. Com base nisso uma persona mais específica pode ser desenvolvida e a abordagem mais adequada pode ser pensada.

Com o trabalho da equipe, junto a persona de comprador bem definida, você identifica esses traços e adequa a mensagem para que chegue a quem realmente importa, adotando uma linguagem mais jovial e dinâmica, por exemplo.

  1. Desenvolve identificação a partir de hobbies e interesses

Fazer uma conexão com os clientes no modelo digital pode parecer mais difícil, afinal, não é mais possível encontrá-los pessoalmente, o que demanda um bom gerenciamento de riscos.

O desenvolvimento de uma persona de comprador, ou várias, ajuda a detalhar exatamente os locais em que o público-alvo se encontra e como ele gosta de passar o tempo, com hobbies e atividades de rotina, além do trabalho, dos estudos e da família. 

Isso auxilia a marca a perceber como entrar em contato, com lugar e hora mais apropriado para o cliente em potencial. 

Em posse de todos os detalhes, o marketing digital pode ser muito mais refinado, direcionado ao público-alvo de maneira certeira. 

  1. Contribui com a melhoria na apresentação de produtos e serviços

Em face às suas personas de comprador, uma empresa de licenciamento ambiental tende a contar com uma compreensão abrangente dos clientes, inclusive quanto aos pontos de gatilhos negativos e maiores frustrações, que devem ser evitados.

O resultado é a possibilidade de um ajuste quanto aos produtos e serviços, com o objetivo de atender melhor às necessidades dos clientes. 

Eles passam a perceber a marca, como por intuição, quais as necessidades e desejos que realmente importam e, dessa maneira, fortalece o relacionamento duradouro.

  1. Ajuda a equipe de marketing a conquistar

Um ponto importante, conforme as características da sua empresa, é manter diferentes personas de comprador. 

Essa expansão de personas ocorre de acordo com a linha de produtos e serviços de terceirização de limpeza disponíveis. 

Basta imaginar um restaurante que recebe famílias completas, com filhos menores que precisam de uma alimentação balanceada, e um adolescente que prefere um lanche. 

Dessa forma, o estabelecimento comercial precisa oferecer uma variedade personalizada de ingredientes e receitas, oferecendo aos clientes um cardápio que atenda a todos os paladares. 

Se a abordagem de marketing da empresa se concentrar em apenas um desses públicos menores, eles correm o risco de perder oportunidades com outro.

Em vez disso, sua equipe de marketing pode segmentar esforços de campanha para alcançar cada persona de comprador que compõe seu mercado-alvo de forma mais abrangente. 

Você pode se conectar com sucesso com cada um de uma maneira que faça sentido, além de aumentar a eficácia como um todo.

  1. Pré-qualifica os leads 

Uma equipe de marketing que tem definido o que é a persona de comprador da sua empresa, pode se concentrar em atrair leads realmente prontos para realizar uma compra. 

Dessa forma, todos ganham tempo ao alcançar clientes que possuem as características da persona do comprador, e a equipe de marketing aprimora os leads que estão em dúvida quanto à necessidade e desejo sobre os produtos e serviços oferecidos por uma empresa. 

Outra tática útil é a construção de personas negativas, ou seja, aquelas que não se encaixam no tipo de negócio. 

Com isso, é possível eliminar os leads que não se encaixam, de nenhuma maneira, com a sua marca, o que pode resultar em economia de tempo e investimento. 

Conclusão

Em última análise, o cliente é a pessoa mais valiosa quanto ao relacionamento com sua empresa, e, por força maior, tem sempre razão. 

Definir o que é persona de comprador, de fato, permite a segmentação desses clientes, assim como no desenvolvimento de senso de empatia em torno do público-alvo ideal como para evidenciar as soluções de forma mais adequada.

Ao invés de tratar apenas como um negócio comercial, os clientes passam por uma evolução para pessoas reais, próximas, que demonstram as necessidades e desejos, e que sua empresa pode satisfazer. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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