Projeto Educação Ambiental nas Escolas – Técnicas e Métodos de Ensino

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1. Título do Projeto: Técnicas e Métodos de Ensino em Educação Ambiental nas Escolas.

projeto educação ambiental nas escolas

2. Público Alvo

Educadores, alunos e comunidade escolar em geral, incluindo os profissionais funcionários das escolas e os pais e responsáveis dos alunos matriculados.

3. Resumo do Projeto Educação Ambiental nas Escolas

A Educação Ambiental deve ser entendida como um processo onde a participação e envolvimento de todos é muito importante: família, escola e comunidade, devem estar envolvidas.

A instituição “escola” é um instrumento fundamental no desenvolvimento da educação ambiental/gestão ambiental.

O Projeto Educação Ambiental nas Escolas tem a finalidade de procurar, despertar uma consciência critica sobre as questões ambientais, envolvendo educadores e alunos a participarem de atividades lúdicas, oficinas, palestras e gincanas que envolva o tema: educação ambiental.

Na realização deste serão desenvolvidas as seguintes etapas: discussão e debates, formação de grupos de trabalho nas escolas, criação de cartazes, campanhas ilustrativos com linguagem acessível ao publico alvo, montagem e desenvolvimento de gincana de reciclagem, exposição e feira, exibição de vídeos e músicas com o tema relacionado.Este projeto tem a finalidade de procurar, despertar uma consciência critica sobre as questões ambientais, envolvendo educadores e alunos a participarem de atividades lúdicas, oficinas, palestras e gincanas que envolva o tema: educação ambiental.

Espera-se proporcionar aos professores e alunos informações sobre educação ambiental, as quais irão fortalecer a pratica desta e de outras atividades possíveis.

4. Justificativa

A Educação Ambiental, de acordo a lei n°9.795, de 27 de abril de 1999, deve ser contínuo, permanente da educação Nacional, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo de educação formal e não formal.

Devido ao seu caráter holístico, humanista, interdisciplinar e participativo a Educação Ambiental contribui muito para auxiliar o processo educativo, trazendo o envolvimento dos educandos em ações concretas de transformação desta realidade.

Para realmente abordar estes princípios e atingir seus objetivos a Educação ambiental precisa de uma ampla gama de métodos e do preparo dos educadores neste sentido.

A fim de apoiar os educadores neste sentido surge este projeto denominado Educação Ambiental nas Escolas, como forma de melhorar e sugerir ideias para melhorar o desenvolvimento dos professores em trabalhar o tema.

5. Objetivo Geral

Despertar uma consciência critica na população brasileira sobre as graves questões ambientais do país, a partir de um trabalho dirigido à comunidade escolar brasileira.

5.1. Objetivos Específicos

  • Promover educação ambiental no ambiente escolar, de forma a auxiliar na formação de professores e alunos multiplicadores da informação para a comunidade;
  • Desenvolver uma visão globalizante multi e interdisciplinar;
  • Estimular práticas que levem a integração entre as séries, disciplinas, escola, meio e a comunidade;
  • Composição dos temas que abrem possibilidades para uma visão mais ampla e crítica da questão ambiental;
  • Adequação das atividades de Educação Ambiental ao conteúdo programático do currículo, o que descarta a ideia de obrigatoriedade ou de um projeto adicional;
  • Homogeneização das informações ambientais aos professores, independente da série, disciplina ou grau em que atuem.
6. Resultados esperados e metas
  • Que no mínimo 80% dos educadores da escola onde o projeto Educação Ambiental nas Escolas será desenvolvido participem das discussões e se envolva efetivamente no desenvolvimento do mesmo;
  • Que no mínimo 90% dos educandos sejam envolvidos nas atividades a serem desenvolvidas pelos educadores;
  • Formação de educadores e educandos com conhecimento em educação ambiental que contribuam para disseminação de informações sobre como preservar o meio ambiente;
  • Ao final do projeto Educação Ambiental nas Escolas espera-se que os envolvidos tenham desenvolvido uma visão crítica em relação ao meio ambiente e uma posição de ação e mudança frente aos problemas relacionados ao tema.
7. Monitoramento e avaliação

O monitoramento e avaliação do andamento do projeto e do cumprimento das atividades e etapas propostas poderão ser feitos através dos relatórios, nos períodos previstos, pelos educadores, pelas quantidade e qualidade das informações geradas pelos alunos e comunidade, que poderá ser visualizada através dos dados e informações que serão repassadas para as páginas na internet a serem desenvolvidas pelos próprios educadores e alunos.

Além disso, pretende-se estimular alunos para que desenvolvam dissertações, redações e trabalhos acadêmicos extensão relacionados com o tema do projeto.

8. Proposta Pedagógica e Metodologia do Projeto Educação Ambiental nas Escolas

Serão ministrados 03 cursos sobre o tema meio ambiente por profissionais convidados, sendo o primeiro para professores e o segundo para alunos.

Será promovido um evento geral, envolvendo professores, estudantes e demais membros da comunidade, intitulado: “Assuma a sua responsabilidade com o seu planeta”, que está previsto para o segundo semestre de 2008.

Junto com os diretores das escolas, e professores de diferentes séries e disciplinas, será discutido e elaborado o planejado de como trabalhar os temas: “educação ambiental, cuidados com a água”, de forma transversal, de maneira a envolver as diferentes turmas do curso fundamental, médio, e EJA (Educação de Jovens e Adultos). As formas de introdução do tema nos trabalhos escolares ficarão a critério de cada professor da escola.

Os resultados obtidos ao longo do ano de trabalho serão apresentados numa feira do conhecimento sobre “Meio ambiente, Biodiversidade e Água”, planejada para ser executada no último trimestre de vigência do projeto.

As metas alcançadas e ações bem sucedidas serão divulgadas na página do Projeto na Internet e disponibilizadas ao público, como um blog.

9. Rotina de Atividades

1) Discussão com os professores sobre temas que podem ser abordados, dificuldades, expectativas, sugestões e apresentação do projeto;

2) Levantamento do perfil ambiental das escolas (se possui área verde, horta, separação de lixo, etc.);

3) Levantamento se existe projetos sobre o tema meio ambiente desenvolvido na escola;

4) Envolvimento no planejamento de toda comunidade escolar na semana do meio ambiente a ser desenvolvida na escola;

5) Realização de campanhas educativas a fim de informar e incentivar a população em relação à problemática ambiental;

6) Realização de palestras e cursos sobre meio ambiente;

7) Abordagem dos professores em sala de aula de diversos temas: reciclagem de lixo; água, agrotóxicos, caça ilegal, drogas, noções de saúde, etc;

10. Cronograma
Mês Fevereiro Março Abril Maio
Atividades Discussão com os professores sobre temas que podem ser abordados, dificuldades, expectativas, sugestões e apresentação do projeto Levantamento do perfil ambiental das escolas (se possui área verde, horta, separação de lixo, etc.);-Levantamento se existe projetos sobre o tema meio ambiente desenvolvido na escola; Planejamento para a semana do meio ambiente, com envolvimento de toda comunidade escolar Preparação para a semana do meio ambiente, elaboração de trabalhos pelos alunos, discussões, etc.-Palestra sobre meio ambiente
Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
Semana do Meio Ambiente– 2ª semana
1ª Avaliação
 
– Novos encaminhamentos
 
Recesso Escolar Realização de campanhas educativas a fim de informar e incentivar a população em relação à problemática ambiental-Palestra sobre meio ambiente
 
Preparação para Feira Cultural– tema: “Meio ambiente, Biodiversidade e Água”
 
Preparação para Feira Cultural– tema: “Meio ambiente, Biodiversidade e Água”
 

Feira Cultural-Palestra

Avaliação

 
Publicações sobre Educação Ambiental no Ministério do Meio Ambiente

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