Título/Nome do Projeto/Experiência Jogos Cooperativos na Escola Pública |
Local EEPG HISTORIADOR RUBENS DE MENDONÇA – CUIABÁ , MT |
Coordenadores/Responsáveis Prof. Sérgio Luiz Chaves dos Santos |
E-mail slcs@terra.com.br. |
Objetivos O nosso trabalho teve o objetivo de levar os alunos a refletirem criticamente sobre os valores que existem por trás dos esportes competitivos e fazê-los vivenciar formas de jogo onde os valores recaíssem mais sobre a interação, o companheirismo e a cooperatividade. |
Público-alvo Alunos da escola |
Ações realizadas e previstas A violência e a falta de união entre as pessoas tem se tornado um dos problemas mais reclamado pela sociedade em geral. Ao contrário do que se pensa, a violência não ocorre somente entre àqueles marginalizados na nossa sociedade e, sim, pode estar acontecendo no nosso bairro, na nossa casa, na nossa escola e, até em uma determinada pratica socialmente aceita, como é o caso dos Esportes. A televisão vende uma imagem de Esporte altamente Competitivo onde um atleta ou grupo de atletas, tenta massacrar o outro para conseguir seus objetivos que muitas das vezes são individuais e não do grupo. As crianças e adolescentes passam a ser muitos influenciados por valores que nem sempre condizem com uma boa educação. Por isso, entendemos que na escola, o esporte deve ser tratado de forma diferente, onde as pessoas devem ser respeitar mais e onde todos devem ter a oportunidade de participar, e não somente àqueles que possuem uma determinada habilidade. Inicialmente, elaboramos um questionário para verificar aquilo que os alunos pensavam sobre o tema (jogos competitivos e jogos cooperativos). Depois tabulamos e transformamos em gráficos para uma melhor análise. Posteriormente, passou-se a trabalhar Jogos Cooperativos nas aulas de Educação Física. Um professor da UFMT foi convidado a dar uma palestra para os alunos reforçando a necessidade de haver mais união, respeito e afeto na sociedade e nas práticas esportivas. Em seguida promovemos o I Festival de Jogos Cooperativos na escola, onde todos àqueles que quisessem poderiam participar de forma cooperativa nos jogos, através de modalidades diferenciadas e adaptadas para promover justamente a cooperação. Ao final desses Jogos, aplicamos um outro questionário para verificar se houve mudanças no entendimento dos alunos em relação aos Jogos Cooperativos. |
Resultados obtidos Como resultados, tivemos que a maioria dos alunos apresentou mudanças significativas após a aplicação dos Jogos Cooperativos. Logo no início da aplicação dos jogos, houve uma certa resistência em aceitá-los, porém, com o decorrer de sua aplicação os alunos foram se sensibilizando e aceitando-os de forma natural. As quintas séries tiveram uma assimilação e aceitação mais rápida e homogênea do que as séries mais elevadas como as 7ª e 8ª. Isso nos faz refletir que o trabalho com esse espírito cooperativista se começado desde as primeiras séries, podem surtir efeitos bem melhores do que com aqueles alunos que com o passar dos anos de influência da mídia e senso comum, acabam por assumir valores e até certos vícios com relação à prática esportiva que, depois, são difícieis de serem trabalhados. As respostas dos questionários aplicadas após o processo, demonstraram uma superação em relação ao entendimento dos princípios dos Jogos Cooperativos. Enquanto antes a maioria dos alunos respondeu que nos Jogos Competitivos havia muita violência, nos Cooperativos, a maioria esmagadora respondeu que eles se desenvolveram de forma calma e até carinhosa, onde não foi percebido ato de violência a quem quer que fosse. Nos Jogos Competitivos, os alunos responderam que eles, dentre outros aspectos, tendem a querer mostrar superioridade, sendo que nos J. Cooperativos a ajuda mútua, a interação, o respeito, a sensação de sucesso e o prazer estiveram presentes em quase todos os momentos de sua aplicação. (Ver gráfico destacado). Uma outra avaliação que deve ser feita, é que após aplicação do festival de Jogos Cooperativos, algumas turmas começaram a pedir que o professor aplicasse os mesmos jogos nas aulas de Ed. Física. Muito embora esse objetivo estivesse nos planos do professor, a iniciativa dos alunos apresentou-se como uns dos mais significativos indícios de sucesso do trabalho. Ao se considerar os resultados dos jogos e as repostas dos alunos altamente positivos, pensamos em aplicar os jogos cooperativos na Gincana do PDE da escola que ocorreu em momento posterior (setembro/00) tendo grande aceitação dos alunos. |
Outros aspectos Como encaminhamento, e sabedores que a competição nunca deixará de existir, pretendemos alimentar a utopia de que o espírito cooperativo possa se tornar uma tendência comum a todas as ações da escola e, que isso possa contribuir não só para um ambiente de trabalho e estudo mais produtivo, motivador, harmonioso e Cooperativo, como também, para as ações que esses alunos possam ter para a sua vida extra-escolar. |
Nome da pessoa que forneceu as informações Prof. Sérgio Luiz Chaves dos Santos |