Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica
No curso de Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, você irá aprender, em uma multiplataforma de conteúdo, os fundamentos da Neuropsicopedagogia, Transtornos Psiquiátricos na Criança e no Adolescente e Aprendizagem, Avaliação e Intervenção Psicomotora e Neurociência. Esta especialização tem como objetivo o conhecimento na identificação, diagnóstico, reabilitação e prevenção frente às dificuldades e distúrbios das aprendizagens do indivíduo, e elaborar pareceres de encaminhamento auxiliando na identificação diagnóstica, mediante ao quadro de sintomas.
MÓDULO | DISCIPLINA | CH |
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TOTAL | 720h |
Sobre a Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica
A neuropsicopedagogia é o estudo de como o cérebro aprende e como esse conhecimento pode ser aplicado em contextos educacionais. É um campo relativamente novo que está em constante evolução à medida que aprendemos mais sobre o cérebro. A neuropsicopedagogia institucional e clínica leva em consideração as diferentes maneiras pelas quais as pessoas aprendem e como melhor apoiar cada aluno individualmente. Ele também analisa como diferentes estilos de aprendizagem podem ser acomodados para otimizar o aprendizado. Este campo de estudo é importante para entender a melhor forma de apoiar todos os alunos a alcançar seu potencial máximo.
Aprendizagem e Neurociência
A neurociência é o estudo do sistema nervoso, e o aprendizado é o processo de aquisição de novos conhecimentos ou habilidades. Os neurocientistas descobriram que os dois estão intimamente ligados: o sistema nervoso é essencial para que ocorra o aprendizado, e o aprendizado pode realmente mudar a estrutura e a função do cérebro.
Uma das descobertas mais importantes da neurociência é que o cérebro é plástico, o que significa que pode mudar em resposta à experiência. É por isso que aprender é tão importante: dá ao cérebro a oportunidade de mudar e se adaptar.
Para que ocorra o aprendizado, o cérebro deve ser capaz de receber e processar informações. Isso acontece por meio de um processo chamado transmissão sináptica, que é a comunicação entre os neurônios.
Aplicação da Psicopedagogia Na Escola
A psicopedagogia é o estudo de como as crianças aprendem e se desenvolvem. Ele pode ser aplicado às escolas de várias maneiras, como ajudar os professores a entender melhor seus alunos, projetar métodos de ensino mais eficazes e desenvolver programas educacionais que atendam às necessidades de todos os alunos.
A psicopedagogia pode ajudar os professores a entender melhor seus alunos, fornecendo-lhes insights sobre como as crianças aprendem e se desenvolvem. Esse conhecimento pode ser usado para criar métodos de ensino mais eficazes, adaptados às necessidades individuais de cada aluno. Além disso, a psicopedagogia pode ser usada para desenvolver programas educacionais que respondam melhor às necessidades de todos os alunos.
Ao levar em consideração as diferentes formas de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, a psicopedagogia pode ajudar a criar um plano educacional efetivo e individualizado.
Transtornos Psiquiátricos na Criança e no Adolescente
Os transtornos psiquiátricos em crianças e adolescentes são um importante problema de saúde pública. Nos Estados Unidos, estima-se que 1 em cada 5 crianças e adolescentes tenha um transtorno de saúde mental diagnosticável. No entanto, menos da metade dessas crianças e adolescentes recebe algum tipo de serviço de saúde mental.
Há uma série de razões pelas quais os transtornos psiquiátricos em crianças e adolescentes são subestimados e subtratados. Primeiro, os distúrbios de saúde mental podem ser difíceis de diagnosticar, especialmente em crianças pequenas. Em segundo lugar, existe um estigma associado à doença mental, que pode impedir as famílias de procurar ajuda. Finalmente, muitas vezes há escassez de provedores de saúde mental, especialmente nas áreas rurais.