Pós-Graduação em Pedagogia Digital e Inovações Tecnológicas
Pedagogia digital não é, exatamente, sobre o uso de tecnologias digitais para o ensino e sim sobre abordar essas ferramentas de uma perspectiva pedagógica crítica. Portanto, o presente curso trata-se muito de usar as ferramentas digitais com cuidado, assim como decidir quando não usar ferramentas digitais e prestar atenção ao impacto das ferramentas digitais na aprendizagem.
Objetivo
Público Alvo
O curso de pós-graduação em Pedagogia Digital e Inovações Tecnológicas é destinado aos portadores de diplomas da Ciências da Educação e afins, como Normal Superior, Pedagogia, Licenciaturas diversas, bem como aos profissionais atuantes na educação como professores, diretores, supervisores, coordenadores, entre outros. O curso é estendido aos profissionais das demais áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do curso.
MÓDULO | DISCIPLINA | CH |
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1 |
Docência no Ensino SuperiorO ensino superior no Brasil. A Universidade na sociedade. Legislação da Educação Superior. A prática docente no contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As teorias pedagógicas. A didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de ensino e prática docente. Avaliação educacional. Ambiente virtual de aprendizagem e tecnologias para o ensino. Interações em sala de aula EAD e Presencial: o papel dos professores e dos alunos. |
60h |
2 |
Metodologia do Trabalho CientíficoConceitos de ciência, método científico, hipóteses, variáveis, probabilidade, validade, fidedignidade, amostragem; delineamentos de pesquisa; metodologia qualitativa e quantitativa; aplicação de questionário em pesquisas; caracterização da linguagem científica e do sistema de produção científico; elaboração de pesquisa acadêmico-científica; ética na pesquisa; técnicas de apresentação. Resumo científico, artigo científico, ficha catalográfica, pré projeto de pesquisa, resenha, relatórios de pesquisa, fichamento. |
60h |
3 |
Empreendedorismo PessoalO emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
60h |
4 |
Meios Digitais e o Profissional do FuturoO que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
60h |
5 |
Marketing PessoalMarketing Inteligente. Portifólios de produtos. Marketing pessoal profissional. Promoção pessoal, da imagem e comunicação. Personal Branding. |
60h |
6 |
Ética e CidadaniaÉtica e Moral: Conceitos e Evolução Histórica; O que é Ética e Moral?; Evolução Histórica dos Conceitos; A Relação entre Ética e Moral; Ética e Moral nas Relações Sociais; Ética, Moral e ; Desafios do Exercício da Cidadania no Brasil; A Consolidação da Democracia após 1988; Os Desafios para o Exercício Pleno da Cidadania; Direito; Ética na Política; Ética das Convicções e Ética da Responsabilidade; Ética, Moral e Política: A Construção da Cidadania; O Conceito de Cidadania e sua Evolução Histórica; Cidadania e Direitos Fundamentais; A Cidadania no Mundo Globalizado; Cidadania no Brasil; A Afirmação da Ideia de Cidadania no Brasil; A Cidadania no Império; A Cidadania na República; A Cidadania na Redemocratização; A Cidadania e as Desigualdades Sociais; Ética nas Relações de Trabalho: O Código de Ética Profissional; Ética, Mercado e Instituições; A Responsabilidade Social das Organizações; Ética nas Burocracias Públicas e Privadas; O Código de Ética Profissional; Os Conselhos Profissionais de Ética; Ética e Cidadania nas Relações de Trabalho. |
60h |
7 |
Práticas Pedagógicas e Aplicação da TecnologiaImpacto da tecnologia no âmbito pedagógico. Desafio do professor frente à novas tecnologias. Ferramentas computacionais utilizada como aliadas nas práticas pedagógicas. Agenda eletrônica. Sistemas de controle, organização de dados e planejamento. Gráficos e resultados. |
60h |
8 |
Softwares EducacionaisContextualização do uso de Softwares na Educação. Inclusão Digital. Uso de recursos computacionais e recursos da Internet. Software Livre. Classificação de Software Educacional. Etapas e Desenvolvimento de um Software Educacional |
60h |
9 |
Interação da Tecnologia e Mídias Digitais no Ambiente EducacionalRecursos e Ferramentas na Internet. Multimídia Digital. Interação das tecnologias e mídias digitais entre alunos e professores. Aplicação de tecnologias em sala de aula e na modalidade EAD. Fatores relacionados ao uso das tecnologias e mídias digitais nas aulas. |
60h |
10 |
EducomunicaçãoFundamentos e conceituação da educomunicação. O cenário atual na relação entre Educação, informação e entretenimento. Elementos da educomunicação e novas metodologias em sala de aula. Linguagem e aplicação de diferentes mídias em sala de aula. Características de produções educomunicativas em diversas mídias: conteúdos, formatos e tecnologias. A interface educação/comunicação e seus reflexos nas práticas educativas e na formação de professores. Desafios da edocomunicação no mundo contemporâneo. Responsabilidade social e ações na área da educomunicação. Políticas Públicas educacionais e multimídia. As inter-relações da mídia: jornal, rádio, televisão e web na educomunicação. |
60h |
11 |
Tecnologias no Cotidiano EscolarIntrodução à Informática Educativa. Diferentes Usos do Computador na Educação. Diferentes Tipos de Softwares Usados na Educação. Projetos Educacionais Interdisciplinares. Processo de Avaliação dos Ambientes Educacionais Informatizados. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. |
60h |
12 |
Teoria e Prática nos Ambientes Virtuais de AprendizagemTecnologias da informação e da comunicação, aprendizado eletrônico e ambientes virtuais de aprendizagem. Evolução dos sistemas para educação a distância. Recursos e atividades para materiais autoinstrucionais em AVA. Aprendizagem Colaborativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Acessibilidade em EaD mediada pela web. Prática polidocente em ambientes virtuais de aprendizagem. Mudanças diante do cenário de pandemia. |
60h |
TOTAL | 720h |