Pós-Graduação em Psicologia Escolar
A Pós-Graduação em Psicologia Escolar fornecerá aos alunos conhecimento sobre a atuação dos profissionais para o entendimento dos fatores psicológicos envolvidos nos processos de educação, ensino-aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e de relações interpessoais na escola, objetivando auxiliá-los na compreensão e condução das estratégias de prevenção, promoção, tratamento e tomadas de decisão junto ao aluno, professor, família e demais integrantes da escola enquanto instituição
Objetivo
Público Alvo
MÓDULO | DISCIPLINA | CH |
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1 |
Docência no Ensino SuperiorO Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
60h |
2 |
Metodologia do Trabalho CientíficoConceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses; Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade; Amostragem; Delineamentos De Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação. Resumo Científico; Artigo Científico; Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento. |
60h |
3 |
Empreendedorismo PessoalO emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões, Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Critico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional. |
60h |
4 |
Meios Digitais e o Profissional do FuturoO que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer? |
60h |
5 |
Marketing PessoalMarketing Inteligente. Portifólios de produtos. Marketing pessoal profissional. Promoção pessoal, da imagem e comunicação. Personal Branding. |
60h |
6 |
Ética e CidadaniaÉtica e Moral: Conceitos e Evolução Histórica; O que é Ética e Moral?; Evolução Histórica dos Conceitos; A Relação entre Ética e Moral; Ética e Moral nas Relações Sociais; Ética, Moral e ; Desafios do Exercício da Cidadania no Brasil; A Consolidação da Democracia após 1988; Os Desafios para o Exercício Pleno da Cidadania; Direito; Ética na Política; Ética das Convicções e Ética da Responsabilidade; Ética, Moral e Política: A Construção da Cidadania; O Conceito de Cidadania e sua Evolução Histórica; Cidadania e Direitos Fundamentais; A Cidadania no Mundo Globalizado; Cidadania no Brasil; A Afirmação da Ideia de Cidadania no Brasil; A Cidadania no Império; A Cidadania na República; A Cidadania na Redemocratização; A Cidadania e as Desigualdades Sociais; Ética nas Relações de Trabalho: O Código de Ética Profissional; Ética, Mercado e Instituições; A Responsabilidade Social das Organizações; Ética nas Burocracias Públicas e Privadas; O Código de Ética Profissional; Os Conselhos Profissionais de Ética; Ética e Cidadania nas Relações de Trabalho. |
60h |
7 |
Psicologia Educacional e EscolarContextualização histórico–crítica da Educação e da Instituição Escolar. Estudo da constituição histórica da Psicologia Escolar/Educacional como campo de atuação e pesquisa. Problematização sobre o objeto de estudo da Psicologia Escolar. Aproximação teórico-prática da realidade escolar. Estudo das possibilidades de atuação teórico-práticas do psicólogo escolar. Fracasso escolar, perspectivas de entendimento, análise e superação. Legislação Educacional e Políticas Públicas. LEI Nº 13.935, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2019. Leis Específicas Aplicada a Atuação do Psicologo Escolar. Ações de inclusão escolar. |
60h |
8 |
Aprendizagem e NeurociênciaContextualização histórica sobre a neurociência. Conceito de Neurociência. A neurociência na Contemporaneidade. A relação entre neurociência aprendizagem. As Bases neurobiológicas da aprendizagem. Um breve estudo sobre o cérebro e sues impactos no processo de aprendizagem. Percepção, pensamento e comportamento. As emoções no ambiente escolares e educativas. |
60h |
9 |
Avaliação PsicopedagógicaA Avaliação Psicopedagógica; A Avaliação Psicopedagógica: Breve Conceituação, Finalidade e Marco Teórico; Procedimentos de Avaliação Psicopedagógica; O Contexto Escolar; O Contexto Familiar; Caracterização da Avaliação Psicopedagógica; A Brincadeira e o Desenho da Criança de 0 a 6 Anos: Uma Avaliação Psicopedagógica; A Evolução do Desenho Infantil para Lowenfeld; Proposta de Avaliação Psicopedagógica; Técnicas e Instrumentos da Avaliação Psicopedagógica; Fases e Instrumentos na Avaliação Psicopedagógica; A Observação da Aula; A Entrevista; A Avaliação Psicopedagógica e o Contexto Familiar; Como Analisar a Família; A Avaliação Psicopedagógica e o Fracasso Escolar; Noções Básicas de Diagnóstico Psicopedagógico; Aspectos Básicos do Diagnóstico Psicopedagógico; Alguns Exemplos de Sequência Diagnóstica; Anamnese; Uso do Lúdico no Diagnóstico Psicopedagógico; Avaliação do Nível Pedagógico. |
60h |
10 |
Educação e PsicanáliseContribuições da Psicanálise para a Educação: o campo da resistência/transferência. Infância, adolescência e saber. As condições para a aprendizagem. Questões contemporâneas da educação e inclusão escolar: entre o singular e o universal. Escritos e idéias de Freud sobre a educação. Dissidências e escolas psicanalíticas. Conceitos psicanalíticos e senso comum. As direções da Psicanálise aplicada à Educação: Anna Freud e Catharine Millot, Pfister e Zulliger. Enfoques teóricos psicanalíticos e suas aplicações à Educação: Jung, Adler, Psicanálise na escola – relações professor-aluno e instituição. |
60h |
11 |
Psicologia Aplicada ao Desenvolvimento e AprendizagemIntrodução à psicologia. Contextualização histórica e conceitual sobre o Desenvolvimento e Aprendizagem. As principais teorias psicológicas sobre o desenvolvimento e aprendizagem. As implicações educacionais no ato de ensinar e aprender. Fatores fundamentais do desenvolvimento nas diferentes dimensões da vida escolar, cognitiva, emocional, social e física. Conhecimento sobre os aspectos psicológicos subjacentes às práticas educativas desenvolvidas na aprendizagem da criança, adolescente e adulto. Aplicação dos conhecimentos básicos de psicologia no contexto escolar no processo de orientação, intervenção e promoção do sucesso escolar. |
60h |
12 |
Projetos Educacionais e Práticas PsicológicasA escola e as práticas educativas. Projetos Escolares Aplicado: Concebendo e planejando Projetos Psicológicos na área de Educação; Executando, controlando e avaliando Projetos;Ensino, Aprendizagem e Formação de Competências em Projetos; Elaboração e aplicação de Projetos. Recursos Humanos e Liderança. O Ciclo da Negociação e a Execução das Ações dos Projetos Psicológico. Institucionalização dos Projetos. Sustentabilidade dos Projetos.O Compromisso com a Educação Comunitária. As instituições comunitárias. Administração de projetos de organizações sem fins lucrativos. Projetos de Inclusão Escolar aplicados a Psicologia. A aprendizagem provocada pelos erros nos processos de gestão de projetos. |
60h |
TOTAL | 720h |