Curso Biogeografia e Meio Ambiente
Módulo 1 – Metodologia do Ensino de Geografia – 60h
O Nascimento da Geografia, História, Ciência e Constituição da Disciplina Escolar; Ensino de Geografia; Desenvolvimento de Uma Prática de Ensino; Reconhecimento do Processo Cognitivo; Conteúdos Fundamentais da Geografia; Planejamento das Atividades; Relação entre as Escalas; A Importância da Cartografia na Geografia; Alfabetização Cartográfica; Instrumentos de Investigação do Espaço Geográfico; Trabalho com Mapas; Estudo do Meio e Interdisciplinaridade.
Módulo 2 – O Clima: A Atmosfera e a Vida Terrestre – 60h
A Atmosfera Terrestre; Meteorologia e Climatologia; Conceitos Fundamentais: Clima, Estados Atmosféricos, Fatores do Clima e Atributos; Escalas do Clima; Energia Solar e Transferência de Calor; As Florestas e o Clima; A Influência Oceânica e das Águas no Clima; Massas de Ar e As Frentes; As Principais Massas de Ar Atuantes na América do Sul; Domínios Climáticos do Brasil; Mudança Climática Global e Desequilíbrio Ambiental; Anomalias Climáticas.
Módulo 3 – Tópicos de Biogeografia e Meio Ambiente – 60h
Conhecendo a Geologia; Minerais e Rochas: Gênese e características; Processos geodinâmicos internos; Teoria da tectônica de placas; Conhecendo a geomorfologia; Geomorfologia e planejamento; Conhecendo a Biogeografia; Dinâmicas Biológicas e Geomorfologia; Compreendendo os Recursos Hídricos; Água Subterrânea e Aquíferos; A atualidade da questão ambiental.
Módulo 4 – Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade – 60 h
A Relação Homem-Natureza: Histórico e Abordagem de Progresso Sustentável; Desenvolvimento Sustentável; Viver de Forma Sustentável; Passos para se Construir uma Sociedade Sustentável; Respeitar e Cuidar da Comunidade dos Seres Vivos; Melhorar a Qualidade da Vida Humana; Conservar a Vitalidade e a Diversidade do Planeta Terra; Permanecer nos Limites da Capacidade Suporte do Planeta Terra; Modificar Atitudes e Práticas Pessoais; Permitir que as Pessoas Cuidem do seu Próprio Meio Ambiente; Gerar uma Estrutura Nacional para a Integração de Desenvolvimento e Conservação; Constituir uma Aliança Global; Aplicações dos Princípios Descritos – Ações para uma Vida Sustentável.5
Módulo 5 – Climatologia – 60 h
Clima, Fauna e Formações Vegetais; Biomas e Tipos de Vegetação.
- A Faculdade Única de Ipatinga está credenciada junto ao MEC por meio da Portaria nº 1.004, do dia 17/08/2017
Um pouco sobre a Biogeografia
Biogeografia é o estudo da distribuição geográfica de plantas, animais e outras formas de vida. Preocupa-se não apenas com os padrões de habitação, mas também com os fatores responsáveis pelas variações na distribuição.
A rigor, a biogeografia é um ramo da biologia, mas os geógrafos físicos deram contribuições importantes, principalmente no estudo da flora. Os avanços modernos na classificação da vegetação e na preparação de mapas da vegetação começaram no século 20 com o trabalho dos botânicos americanos Forrest Shreve, Homer L. Shantz, Hugh M. Raup e outros.
Os estudos biogeográficos dividem a superfície da Terra – principalmente os continentes e ilhas – em regiões que exibem diferenças na composição média da flora e da fauna. Pensa-se que os padrões atuais de distribuição de formas vegetais e animais, conforme refletidos em tais regiões biogeográficas, são o resultado de muitas causas históricas e atuais. Essas causas incluem as condições climáticas e geográficas atuais, a história geológica das massas de terra e seus climas e a evolução do táxon (por exemplo, gênero ou espécie) envolvido. Os investigadores descobriram que a taxa de dispersão, adaptabilidade às condições ambientais prevalecentes e a idade dos taxa em estudo também têm um impacto significativo no padrão e extensão da distribuição. (Fonte: britannica.com)