Como melhorar a logística do seu E-commerce

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A logística do seu e-commerce deve estar no centro das suas prioridades. Oferecer um amplo catálogo de produtos sem estratégias consistentes para entregá-los com agilidade e segurança não basta.

Especialmente quando a plataforma principal de trabalho é a internet, a marca tem mais recursos e tempo para se debruçar sobre as possibilidades de transporte.

O e-commerce é amplamente reconhecido por concentrar todos os estágios de compra no meio digital.

Ou seja, os clientes não podem visitar uma sede física e conferir os produtos em pessoa. A principal plataforma pela qual eles se informam é o e-commerce.

A seguir, entenda o quão importante é a logística do comércio eletrônico e as maneiras para melhorá-la sempre.

O papel da logística em um e-commerce

A gestão e coordenação da logística é essencial para manter a empresa rentável, conquistando novos clientes e satisfazendo consumidores antigos.

Quem adquire chaves codificadas pela web tem como prioridade o tempo de entrega e o valor do frete.

Esses dois fatores são, possivelmente, os mais importantes na hora de escolher uma loja em detrimento de outra.

Então, se um empreendedor não possuir uma infraestrutura adequada, mesmo que faça um bom número de conversões, a entrega vai ficar devendo – e as pessoas deixarão de visitar o e-commerce.

Para começar a controlar a logística, é preciso ter estoque suficiente para suprir a demanda e realizar as entregas no prazo.

Em segundo lugar, o valor do frete deve ser o mais em conta possível – quando não for possível oferecer frete grátis.

Esse talvez seja o aspecto mais negativo de atuar em e-commerces. Mas, com uma logística bem planejada, tudo corre bem.

Veja como melhorar a logística do seu e-commerce

No tópico acima, destacamos a importância de entregar produtos de proteção radiológica com agilidade e segurança.

Agora, chegou a hora de demonstrar como gestores de lojas virtuais podem investir na área de logística e gerar resultados de expressão.

Separamos X estratégias ideais para trabalhar com a melhor logística possível e se manter crescendo no mercado.

Trabalhe com mais uma modalidade de entrega

Os consumidores veem com bons olhos as empresas que apresentam várias opções de entrega.

Além das tradicionais SEDEX e PAC, cabe contratar transportadoras terceirizadas e até mesmo ter uma frota própria para as empresas de segurança patrimonial.

Em todo caso, é essencial contar com orçamento suficiente para completar as entregas sem afetar negativamente as finanças.

Sempre defina um prazo de entrega fixo para manter o cliente bem informado.

Coordene o estoque adequadamente

Uma marca com logística de alta categoria é uma marca cujo estoque está sempre em dia.

A organização dos produtos deve seguir parâmetros bem claros, como armazenar itens semelhantes nas mesmas categorias.

É claro que hoje em dia não compensa fazer tudo isso sem o auxílio de tecnologias. É aí que entram em cena os softwares de gestão.

Essas tecnologias são plataformas totalmente digitais nas quais os membros da marca de conexão remota cadastram e dão baixa em todos os produtos.

Também é possível monitorar em tempo real o progresso da entrega – inclusive, os consumidores preferem ter códigos de rastreio para fazerem isso eles mesmos. 

Seja realista

Como já destacamos anteriormente, o prazo de entrega é uma das informações mais valiosas durante uma compra online.

Não adianta informar uma data impraticável para a empresa. Isso vai decepcionar o cliente e ele vai pensar duas vezes antes de voltar a comprar com você.

Uma estratégia relativamente simples mas muito eficaz é informar um prazo distante e fazer a entrega antes que ele se complete.

Os clientes vão ficar impressionados com a rapidez. A experiência positiva com a financiadora de carros vai ficar marcada na memória deles, com certeza.

Trabalhe a integração de canais

Todo o time de colaboradores precisa ter acesso fácil e rápido aos atendimentos feitos em todos os canais.

Entre os canais que uma empresa costuma atender a clientela, podemos destacar:

  • WhatsApp;
  • Chat no site;
  • Redes sociais;
  • Telefone.

Com softwares especializados é viável ter os dados de todas as compras em aberto no mesmo painel.

Invista em tecnologia para garantir que não haja defasagem em nenhum meio de comunicação da marca de alarmes de incêndio.

Atente-se à logística reversa

Do mesmo modo que é necessário enviar produtos, pode ser necessário receber devoluções ou fazer trocas.

A empresa tem que estar logisticamente preparada para lidar com esses entraves. Desde uma política de trocas bem regulada até os procedimentos a serem feitos quando itens devolvidos chegam à sede.

Assim que o item chega ao local, os encarregados devem checá-lo com muita cautela a fim de verificar se ele pode voltar ao estoque ou deve ser descartado.

Se estiver tudo de acordo com os padrões de qualidade, ele pode retornar ao armazém sem grandes dificuldades.

Não é preciso dizer que o atendimento deve ter atenção redobrada. Tudo para garantir a maior satisfação possível para os clientes.

Acompanhe o trajeto do produto

Assim que um item recém-vendido deixa o estoque da empresa, é dever dela monitorar toda a jornada até o destinatário.

Disponibilize códigos de rastreio para que o cliente também possa se informar sobre o local em que a compra tão desejada se encontra.

É papel da empresa garantir que os alarmes monitorado, por exemplo, cheguem em perfeito estado até o endereço previsto.

Seja flexível quanto ao frete

O visitante pode estar totalmente certo de que quer fazer uma compra no seu e-commerce. Mas, ao conferir o valor do frete, pode desistir na hora.

Esse é um problema recorrente em transações digitais e pode ser resolvido com práticas relativamente simples.

A fim de tornar a plataforma de portaria remota mais atraente, ofereça frete grátis em datas ou condições especiais.

Exemplos clássicos são frete grátis em compras que ultrapassem valor X, promoções por tempo limitado, para membros do programa de fidelidade ou moradores de uma determinada área geográfica.

Faça parcerias frutíferas com transportadoras

Não pense que ter um bom relacionamento com apenas uma transportadora é o suficiente. Você precisa estar preparado para qualquer circunstância negativa, como greves ou falta de frota.

Por isso, recomendamos que você tenha parcerias com mais de uma empresa transportadora terceirizada.

Travar uma parceria quer dizer conseguir condições especiais de pagamento. Você pode negociar preços mais baixos, por exemplo.

Quanto maior a quantidade de fretes que você contrata com a mesma empresa, a tendência é que ela cobre menos.

Eis aí uma vantagem crucial para estabelecer contatos diretos e benéficos com empresas terceirizadas.

Receba feedbacks

Ninguém consegue identificar o que precisa melhorar e o que pode manter dentro de um negócio se não ouvir o que os clientes têm a dizer.

Sempre os incentive a dar uma nota para o atendimento e o produto recebido, bem como a expressar a opinião por texto.

Fique sempre por dentro do que os usuários das redes sociais falam sobre o seu negócio.

Por vezes, uma olhada na seção de comentários pode dar um bom panorama do que você pode fazer diferente.

Receber feedbacks e melhorar a partir deles é um dos pilares dos melhores empreendedores. Não subestime a opinião de quem você atende.

Invista em embalagens seguras e personalizadas

Já ficou claro que a entrega é uma parte indissociável da experiência de fazer compras online.

Então, nada melhor do que surpreender o consumidor com embalagens personalizadas e resistentes.

Uma empresa pode mandar uma pequena carta junto ao produto, agradecendo pela compra e oferecendo um cupom de desconto, por exemplo.

Aliás, disponibilizar cupons de desconto em situações de troca ou devolução é uma ótima estratégia para reter aquele cliente que pode não ter ficado satisfeito com uma compra.

Não hesite em apresentar benefícios na hora de fidelizar. Ações pontuais ficam marcadas na memória das pessoas e trazem um diferencial verdadeiro para a sua empresa.

Dedique-se à separação de mercadorias

A partir do momento que um novo pedido chega, o time de funcionários deve ser capaz de separar os itens, emitir a nota fiscal, embalar e postar o produto em tempo hábil.

É importante prestar atenção em quanto tempo a empresa leva para completar essas etapas.

Trata-se de um diagnóstico fundamental para aferir a qualidade do serviço prestado e identificar o que pode ser melhorado e qual é a melhor forma de fazer isso.

No ritmo alucinante da internet, todo tempo que puder ser economizado conta muito.

Conclusão

Veja como a logística opera um papel central e indispensável em todo e qualquer e-commerce ao redor do planeta.

Otimizar os processos relacionados à entrega, troca ou devolução de produtos é o cerne desse tipo de empreendimento.

Portanto, não economize tempo, recursos e capital humano para melhorar todos os processos explicados aqui.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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