Veja os indicadores de quando você deve trocar sua máquina de lavar

0
97

A sua máquina de lavar não está funcionando como antes e lavar roupa se tornou mais trabalhoso e demorado? Veja quais sinais podem indicar que está na hora de comprar outra 

Manter os eletrodomésticos em ordem é uma tarefa que deve fazer parte da rotina dos moradores de uma casa. Cada aparelho demanda alguns tipos de cuidados para fazer a sua vida útil durar mais.

Você vai lavar a roupa da semana e tem percebido que isso tem demorado mais e que a máquina não está funcionando com a mesma eficiência de antes? As roupas permanecem encharcadas no interior do eletrodoméstico? Veja quais sinais podem indicar que está na hora de trocar esse aparelho, aproveitar os descontos de fim de ano e comprar uma máquina de lavar na Black Friday!

Performance ineficiente

Um dos sinais clássicos de que a máquina de lavar pode estar com problemas é quando a sua performance não é a mais a mesma. As roupas saem danificadas e não tão limpas após a lavagem, as peças saem mais molhadas (o que indica problemas na centrifugação).

Outro detalhe é a emissão de ruídos mais intensos ou novos pela máquina enquanto ela está funcionando, além de vibrações diferentes, pois isso pode indicar problemas mecânicos graves, como desgaste de motor, correias, entre outros exemplos. Além disso, ao higienizar o filtro, você percebe que há um cheiro ruim no interior do tambor, além de fiapos e partículas diversas dos tecidos.

Veja os indicadores de quando você deve trocar sua máquina de lavar
Veja os indicadores de quando você deve trocar sua máquina de lavar

Maior consumo de água ou eletricidade

Outro sinal bastante comum de que uma máquina pode estar com problemas é quando ela consome mais água e/ou eletricidade para lavar uma mesma quantidade de roupa.

Associado a isso, os ciclos de lavagem se tornam mais demorados e muitas vezes acompanhados por vazamentos constantes de água. A melhor maneira de conferir isso é comparar o consumo e o valor das contas de água e eletricidade dos últimos três meses. E verificar se há algum outro eletrodoméstico na casa que pode estar com problemas e, portanto, contribuindo para essa diferença na conta.

Partes sem funcionar

Outro sinal clássico de que talvez esteja na hora de trocar a máquina de lavar é quando algumas de suas partes param de funcionar, tais como seletor, sensores, temporizador e painel eletrônico. 

Outro exemplo ocorre com a tampa, que também pode apresentar problemas quando é fechada e o equipamento não inicia o ciclo programado. Após perceber vazamentos constantes, veja se o tambor está danificado ou se sua vedação está desgastada.

Funcionamento irregular

A máquina de lavar tem diferentes opções de ciclos programados, o que depende do tipo de peça e da intensidade de lavagem necessária para limpar cada uma delas. 

Máquinas com problemas apresentam o seu funcionamento comprometido como um todo: não iniciam a operação da forma correta ou não encerram o trabalho da maneira e no momento em que deveriam. 

Hora de troca

Ao perceber que sua máquina de lavar não está funcionando como antes, é comum se perguntar: está na hora de trocar? Existem alguns fatores que podem te ajudar a decidir.

Um deles é quando se identificam peças obsoletas e, ao procurar em lojas, você descobre que elas são difíceis de encontrar. Se você não consegue encontrar as peças ou se a escassez delas as faz ter um preço muito alto, talvez valha a pena comprar uma máquina nova.

Outro fator importante é se a sua máquina já passou por vários consertos e não está mais na garantia. Equipamentos que quebram regularmente acabam demandando muitos recursos financeiros a médio prazo. Vale calcular o quanto você gastou em todos os consertos e analisar se o melhor custo-benefício está em comprar uma máquina nova. Antes de decidir, vale chamar a assistência técnica para avaliar a situação e dar o orçamento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here