É INCONCEBÍVEL: Por mais ignorante que o ser humano seja, eu acredito que não há como ignorar que o Planeta Terra veio do acaso, ou simplesmente não teve um Ser Supremo, que projetasse um planeta tão complexo, como o nosso. Eu não quero nesse artigo, logicamente defender meus conceitos sobre a existência de Deus, que cujo nome é Jeová, mas quero que pense comigo algumas evidências incontestáveis de sua interferência no futuro do planeta.
IMPACTOS IRREVERSÍVEIS? Meu caro leitor desse artigo será que a Terra está chegando a um ponto em que os danos serão irreversíveis? Alguns estudiosos do assunto acham difícil prever os efeitos das mudanças climáticas. Como exemplo, a camada de gelo da Antártida ocidental. Alguns acreditam que, se o aquecimento global persistir, chegará a um patamar em que o derretimento dessa camada será irreversível. Sabe por quê? Veja que por natureza, o gelo reflete os raios do sol e quando a camada de gelo derrete, acaba expondo o oceano que está debaixo dela. O oceano por ser escuro, absorve o calor. E quanto mais o oceano fica exposto, mais calor é absorvido, o que acelera o derretimento do gelo, gerando assim um ciclo vicioso. O resultado? O aumento do nível do mar, o que representa desastres na vida do ser humano nos litorais. E por aí vai também os poluentes lançados na atmosfera e que contribui para a piora desse quadro. Hoje países mais poluidores estão preocupados em diminuir o CO2 baseados em diversos acordos internacionais.
UM PLANETA MAL GERIDO? O que mostra o quadro atual de nosso planeta? Imagine que os oceanos e a superfície terrestre estão ficando mais quentes e quem é o responsável? Pense agora, nos solos, que quase 50% deles foram modificados com graves impactos à biodiversidade e ao clima, como descarte de agrotóxicos? Pense também nos aqüíferos e lençóis freáticos, também contaminados por indústrias com efluentes poluidores? E quem é o responsável? Pense, agora, nos oceanos, e veja que quase 85% das suas reservas de peixes do mundo já foram praticamente exploradoras e estando quase em seu limite? Há anos atrás, tínhamos um arsenal de florestas que era motivo de inveja a outros países, mas e hoje? Praticamente nossas florestas não existem em função da extração mineral, hidrelétricas e especulação imobiliária, não é verdade? Haja vista a crise hídrica vivida nos últimos anos, e não vivemos no planeta água? Com tanta água no planeta, porque esse caos? Concorda comigo que todos esses problemas supracitados não são devido à má gestão ou falta de interface entre os atores envolvidos neste processo? Tem-se capital humano intelectual dos melhores níveis e verbas suficientes para esse caos, o que falta então? E o país em que vivemos não é cultural os desvios de verbas e escândalos dos mais assombrosos? Crise de valores e falta de atitude no desempenho dos interesses ambientais, não é verdade? Fala-se muito em ser sustentável, mas o que vemos não são mais propagandas de marketing do que verdadeiras atitudes em prol da população e do meio ambiente, não é verdade? Não vamos generalizar, logicamente, mas pouco se vê de prático em investimentos sustentáveis, não é mesmo? Do jeito que vai a degradação ambiental, aonde vamos parar? Deus, nosso criador permitirá esse quadro devastador com o planeta?
MEDIDAS PALIATIVAS: Várias medidas estão sendo criadas para contornar com a “emergência planetária” que vivemos. A principal delas, mais conhecida como “o desenvolvimento sustentável”, que foca promover o crescimento socioeconômico respeitando os limites ecológicos do planeta. E os resultados? Lamento informar aqui, assim como acontece com a crise econômica mundial, a dívida do homem com o planeta aumenta de forma descontrolada. Veja que os humanos gastam os recursos do planeta mais rápido do que a Terra consegue repor tais recursos. Com tanta ganância em extrair recursos naturais em nome do progresso, as empresas visam o lucro e a produção e que se danem o solo, o ar e água, não é o que vemos hoje em dia? E a água, porque tanta crise se tem água abundante no planeta e mesmo assim ela é tão mal distribuída e poluída como observamos no mundo? Desmatamento em ritmo crescente é outro impacto que se percebe com a atividade mineral, e com a ganância empresarial em só sugar e sugar, qual será o resultado? Nada de soluções efetivas e só percebemos medidas paliativas para “tampar o sol com a peneira”, não é verdade? Afinal, quem poderá nos salvar?
INTERFERÊNCIA DO CRIADOR E SEU PROPÓSITO: Não diz a bíblia, em Gênesis que Deus criou os céus e a terra? Lá diz que a Terra era sem forma e vazia, com escuridão sobre a superfície, e também da existência da água, segundo Gênesis 1: 2- 10, descrevendo esse processo criativo. Em Isaías, 45: 8 o profeta Isaías descreve a Deus, como o “formador da terra e Aquele que a fez, e que não a criou simplesmente para nada, mas que a formou para ser habitada”. E que seu propósito era que o homem vivesse nela para sempre, num paraíso. Infelizmente, o homem usou mal o presente de Deus a ponto de quase arruiná-lo. MAS O PROPÓSITO DE DEUS NÃO MUDOU. Você, que tem fé nesse livro histórico, veja o que diz em Números 23: 19 e Revelação 21: 1. Deus vai restaurar os recursos naturais da TERRA. Na bíblia, em Salmos 65: 9-13 você pode ler o que Deus promete para o futuro. Certa vez, o líder espiritual da Índia, Mohandas Gandhi disse: “A Terra provê o suficiente para as necessidades de todos os homens, mas não para a sua própria ganância”. Por isso, a bíblia promete que Deus, o criador do planeta, estabelecerá um Reino, ou um governo justo, onde seus súditos respeitarão a DEUS, seu próximo e terão carinho pelo meio ambiente. Serão pessoas preparadas para viver num paraíso, aqui na terra, sob o Reino de Deus. Por isso, somos consolados por saber que o futuro de nosso planeta está seguro nas mãos de nosso amoroso Criador, Jeová Deus. “Veja que promessa maravilhosa contida nos Salmos 37: 29 – ‘Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para sempre”! Que eu e você estejamos entre esses “justos” que chamarão a Terra de seu lar eterno, doce lar eterno, onde pessoas treinadas terão respeito e valor aos recursos ambientais.
REFLETINDO: Você acha que Deus, nosso Criador, permitirá que o homem destrua o planeta sem tomar nenhuma atitude? Você crê que a bíblia é verídica e cumprirá essas promessas num futuro próximo? Educação ambiental hoje pregada nas escolas será suficiente para preparar as pessoas a respeitar a natureza agora e no futuro? Se os governos atuais provaram que não conseguem resolver os problemas sociais e ambientais, quem você acha que será nosso salvador do planeta? Pois bem, essas respostas são respondidas pela bíblia, por exemplo, em Daniel 2: 44 – Salmos 37: 9. 11 e 29 e Jeremias 10: 23 – Isaías 45: 18 – Jeremias 10: 12 – Eclesiastes 12: 13. Para mais informações, acesse www.jw.org e faça parte deste futuro sustentável. Abraços e grato por interagirmos juntos nessa leitura!
Autor:Marcos da Paixão Ferreira Lemos – marcospaixaolemos@yahoo.com.br