A Associação de Patrulheiros Ambientais Guardiões da Caatinga, com sede situada no município de Uauá Bahia, Rua da Independência centro, vem através deste, apresentar o plano de meta – 2008, 2009 e 2010 – para o melhoramento do meio ambiente nos municípios de Canudos, Uauá e Curaçá localizados na região norte da Bahia (semi-árido) Brasil.
No contexto da convivência com o semi-árido o homem do campo vem desempenhando um papel primordial na geração de renda e emprego nos pequenos municípios do nordeste. A maioria desses homens e mulheres usa dos recursos naturais da caatinga para seu sustento e de suas famílias. A iniciativa dos Guardiões da Caatinga de plantar 1 milhão de árvores nativas até dezembro de 2010 vem ajudar esses produtores e produtoras e o bioma caatinga a suportar a retirada dos seus recursos de forma extrativista, consolidando assim uma relação passiva entre o homem e a natureza. Plantar árvores também é uma forma rápida, prática e barata de ajudar no desaquecimento do planeta terra. Através do manejo sustentável da caatinga, entidades como a COOPERCUC, ADRA, ASSOCIAÇÕES AGROPASTORIS, PARÓQUIA entre outras já desenvolvem ações pioneiras de convivência com o semi-árido respeitando o equilíbrio natural existente. O objetivo dessa empreitada não é somente de recuperar áreas degradadas, mas também de envolver produtores, estudantes, comerciantes, religiosos, funcionários públicos e todos que tenham interesse de melhorar o ambiente dos seus respectivos municípios. A idéia é que cada cidadão plante uma árvore. As outras que serão necessárias para alcançar a estimativa de 1 milhão, serão produzidas e plantadas por estudantes e produtores rurais. Além das mudas que nós mesmos produziremos, contamos ainda com doações de entidades do terceiro setor e governamentais – EMBRAPA, AGROVALE, IRPAA, REDE DE SEMENTES DO NORDESTE, GEF CAATINGA.
As mudas serão produzidas na época de estiagem e plantadas no período chuvoso. Os produtores que irão receber doações de mudas já estão sendo cadastrados. Estimamos que para 2008 sejam plantadas até 150.000 mudas. Em 2009 esperamos mais apoio e recursos humanos e financeiros, por isso os plantios dobrariam para 300.000 mil. E em 2010 com a ajuda de todos poderíamos chegar a dezembro com o número de 550.000 mil mudas plantadas.
Dos recursos para produção, manutenção e plantação das mudas – esse é o de menos. Atualmente estamos nos acostumando a escutar, ler e assistir nos meios de comunicação em massa, assuntos ligados ao meio ambiente. Nos discursos dos pretendentes e governantes públicos, o tema tem melhor posição e às vezes até é prioridade. Além dessas fontes contamos com doações de empresários e entidades ambientalistas. Estaremos promovendo a venda de produtos (postais, agendas, fotografias…) com arrecadação em prol desse desafio. Queremos muito contar com a ajuda do poder público.
Tudo isso pode funcionar ou não. Basta que cada cidadão tenha a consciência que nossos recursos naturais são limitados e precisam ser renovados. Por esse motivo a participação popular é imprescindível para o sucesso do nosso projeto.
O homem dos novos tempos revolucionou o mundo com suas idéias modernas e inovadoras, tanto que chegou ao ponto de sentir saudades dos velhos tempos e suas necessidades.
Robson Rodrigues de Souza
Coordenador do projeto “coração da Caatinga”