Cientistas brasileiros criam primeiro cimento feito de resíduos

991

Nós adoramos compartilhar as novidades sobre sustentabilidade, como essa por exemplo. Mais do que importante, sabemos que é preciso cada vez mais, investir em alternativas que agridam menos o nosso planeta e nossas vidas.

Pensando nisso, cientistas brasileiros e espanhóis se uniram e desenvolveram o primeiro cimento do mundo a ser feito inteiramente a partir de resíduos. Isso já é interessante por si só, mas e se eu te contar que esses resíduos são provenientes das cinzas do caroço da azeitona e dos restos provenientes dos altos-fornos? Pois é!

Além de ser uma alternativa muito mais sustentável ao cimento produzido hoje, o processo de fabricação é bastante simples, sendo que 80% vem das escórias dos altos-fornos e 20%, das cinzas do caroço da azeitona.

Os pesquisadores, que são da Universitat Politècnica de València (UPV) na Espanha e da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), afirmam que a preparação deste cimento não requer altas temperaturas e que além do mais, essa é uma alternativa muito mais barata do que o cimento tradicional.

Eles agora estão focados em melhorar a formulação para obter melhor desempenho e estudar sua durabilidade e opções de aplicações, mas enquanto isso a gente pode assistir esse vídeo:

Com informações de Stylo Urbano

Fonte: razoesparaacreditar.com

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe seu comentário!
Por favor, coloque seu nome aqui