Como as Redes Sociais podem auxiliar o seu negócio?

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Cada vez mais os empreendedores precisam aderir e reconhecer a importância das redes sociais em seu negócio, ainda mais quando deseja atrair clientes, direcionar mais tráfego para seu site e gerar mais vendas.

Esse movimento é necessário porque as redes ganham mais relevância no dia dos consumidores, tanto para se relacionarem com as marcas como para interagir com outros e sanar dúvidas diversas sobre diferentes temas.

Inclusive, com pessoas gastando, em média, 1 hora e 20 minutos por dia nas redes sociais, esse é um público (e canal) que não pode ser ignorado. 

São milhões de usuários utilizando as mais diferentes redes sociais, cada uma com uma proposta diferente, entre as quais se destacam:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Tik Tok;
  • Twitter;
  • Youtube

O número crescente de usuários faz com que as redes sociais em seu negócio sejam necessárias, desde que se tenha uma campanha planejada, funcionando nas plataformas existentes, e as que estão por surgir, conforme os objetivos e alinhamento com o negócio.

Sem muito segredo, uma campanha bem-sucedida de uma empresa que produz areia de gato biodegradável permite ganhar seguidores, aumentar o alcance, construir confiança e manter uma gestão bem definida. 

Redes sociais em seu negócio e estratégia

Desde o surgimento das redes sociais para o público em geral, ainda nos anos 2000, muitas empresas perceberam um espaço para se comunicar com os leads e os clientes formalizados. 

Para quem está iniciando um empreendimento, o primeiro passo é definir metas e decidir os objetivos, ou seja, o que se espera alcançar com a inscrição em uma plataforma social. 

Por exemplo, o intuito pode ir desde vender mais cesta básica alimentar, ou serviços, assim como aumentar o reconhecimento da marca. 

Esses aspectos fazem parte de objetivos distintos que podem compor o planejamento, demandando ações diferentes, inclusive, é preciso ter metas específicas para cada um desses resultados maiores, facilitando o desenvolvimento do negócio nas redes.

Neste canal é ainda mais importante que você aprenda o máximo possível sobre seu público-alvo. 

Com uma pesquisa dedicada consegue-se descobrir onde estão seus clientes e os tipos de conteúdo que eles consomem. 

Sendo assim, descubra com o que seu público se importa para se conectar melhor com eles.

Escolhendo a plataforma certa para os negócios

Com tantas possibilidades de redes sociais em seu negócio, escolher a que melhor se adequa aos seus objetivos é fundamental. 

Se seu público frequenta o Facebook, esse canal deve ser sua prioridade. Tendo 2,9 bilhões de usuários ativos mensais em 2022, essa plataforma pode ser uma aposta segura para muitos proprietários de pequenas empresas.

Se você faz e compartilha vídeos sobre contabilidade fiscal e tributária, uma presença no YouTube é obrigatória. Já se seu conteúdo for altamente visual, o Instagram pode ser a melhor escolha para você. 

O principal é concentrar-se apenas nas plataformas que seu público usa para aumentar suas chances de sucesso, o que também otimizará a criação de campanhas. 

Na verdade, dados demográficos podem impactar sua escolha de rede social, e ajudam a obter mais informações sobre qual plataforma é mais adequada para o seu negócio e onde encontrar seu público.

Depois de tomar uma decisão, pense no conteúdo que você compartilha. A qualidade é fundamental aqui, não a quantidade.

As métricas que importam nas redes sociais

Existem algumas métricas que você deve considerar ao rastrear o engajamento de rede social. A seguir estão as medidas mais predominantes que as marcas podem recorrer.

  1. Curtidas

Uma das métricas mais simples que você pode ver são as curtidas. 

Praticamente todas as plataformas de rede social permitem que os usuários curtam ou positivem uma postagem específica, seja sobre intercâmbio agências realizado com os alunos pela empresa, ou mesmo um resumo de guia sobre uso de cabeamento estruturado oferecido por uma especializada.

Plataformas como Twitter, Facebook, Youtube, entre outras, contam com esse recurso e tornam imediatamente evidente se o que você está postando funciona para seus seguidores.

  1. Compartilhamentos

Para ampliar a visão obtida com as curtidas e entender materiais mais relevantes, você também pode medir quantos compartilhamentos uma postagem específica recebe. 

Um compartilhamento geralmente significa que alguém gosta ou confia tanto em sua postagem que está disposto a compartilhá-la com amigos, o que é bastante vantajoso para alcançar novos potenciais clientes.

  1. Taxa de crescimento

É importante ficar atento à taxa de seguidores que você está obtendo na página de uma editora que produz Envelope personalizados.

Se você vir uma queda repentina de seguidores, ou uma taxa mais lenta do que o normal, isso pode significar que você precisa pesquisar um pouco e fazer algumas alterações. 

Seja uma mudança no conteúdo que você compartilha, ou mesmo quando você o compartilha.

  1. Proporção de seguidores

Às vezes, uma taxa mista de seguidores pode impedir as pessoas de gostarem de você. 

Mesmo que seja importante seguir outras páginas e empresas, você precisa diminuir seu papel se sua taxa de “seguindo” caso exceda em muito o número de seguidores, ou não se alinhem ao que você deseja em relação a sua marca.

Isso porque, além de demonstrar o alinhamento da empresa, quando há muitos perfis sendo seguidos (ou há uma ação de seguir para conquistar novos seguidores) você pode parecer spam afastando os usuários.

  1. Cliques

Você pode obter um bom engajamento por meio de cliques em fotos de trabalho de um paisagista de jardim. Esta é uma medida sobre o número de vezes que um link que você compartilhou foi clicado. 

Se você tiver uma boa quantidade de cliques, pode ser um sinal de que o conteúdo que você compartilha se alinha bem com seu público.

5 razões para usar as redes sociais em seu negócio

Conforme você usa as redes sociais em seu negócio, é possível perceber os benefícios que isso acaba causando.

Por isso, vale a pena identificar as principais razões pelas quais as redes sociais em seu negócio se fazem necessárias para o crescimento da marca. 

  1. Custo-benefício 

Não é emocionante quando você encontra algo que facilita sua vida e não precisa gastar muito dinheiro para fazer isso? 

A função das redes sociais em seu negócio tem esse objetivo. É uma maneira de ter seu empreendimento visto sem pagar muito em publicidade. 

Desde a criação de sua conta até a publicação de sua primeira postagem, tudo é gratuito para todas as principais plataformas de rede social do mundo e isso se mantém até que você decida veicular anúncios pagos para promover sua empresa ou produto. 

  1. Envolva-se com seus clientes 

As redes sociais são uma das melhores pontes que facilitam sua comunicação para se conectar com seu cliente. 

É a melhor oportunidade de mostrar a produtora de televisão e como é imprescindível para determinados consumidores. 

As maneiras de interagir com seus clientes de forma eficaz, além de gerar “burburinho” em torno de sua empresa, permite apresentar novos produtos, buscar feedback dos clientes e pedir opiniões sobre serviços e produtos.

  1. Conhecimento da marca

Você sabia que 90% dos consumidores confiam mais nas marcas quando as veem ativas nas redes sociais? Provavelmente há uma razão pela qual as redes sociais cativaram o mercado: é o que as pessoas querem. 

A maioria das marcas está se beneficiando disso e tentando usá-lo a favor ao promover os mais variados produtos e serviços.

Seja você um novo negócio, ou alguém que já está no mercado há anos, as redes sociais podem ajudá-lo a melhorar o reconhecimento da marca. 

Isso é parte integrante do sucesso nos negócios em tempos digitais.

Você pode fazer isso compartilhando artigos relevantes, atualizações e interagindo com outras marcas para participar de um debate público sobre o que torna sua marca insubstituível. 

Contanto que você permaneça ativo nas redes sociais, poste nas plataformas e faça upload de conteúdo de qualidade, você será notado pelo que publica. Portanto, mantenha-se atualizado com os tópicos mais populares – mas que façam sentido para seu negócio.

  1. Aumente o tráfego 

A verdade é que as redes sociais em seu negócio podem ajudá-lo a obter mais tráfego para seu site. 

Cabe ressaltar, contudo, que isso não vai acontecer da noite para o dia. É preciso investir tempo na ação, o que vai exigir muito trabalho árduo. Mas, com a constância,você pode obter mais tráfego nas redes sociais.

Inclusive, para incentivá-lo, você sabia que a estratégia certa de marketing de rede social pode aumentar o tráfego do seu site em quase 90%? 

Assim, é preciso investir nas principais plataformas de rede social, como Instagram, Facebook e Twitter, canais que podem direcionar muito tráfego para o seu site quando você as usa da maneira certa. 

Para aumentar o tráfego usando as redes sociais em seu negócio, você pode recorrer a diferentes processos. 

Aumente o tamanho do seu público convidando mais pessoas a segui-lo, seja consistente em suas postagens e experimente conteúdo interessante. 

Sempre busque qualidade em vez de quantidade em cada postagem que você compartilhar.

  1. Gerar leads 

Quer saber como você pode gerar leads para seu restaurante argentino Moema através das redes sociais?

A melhor estratégia para isso é usar a vaidade do seu público-alvo contra eles. Isso pode ser feito de várias maneiras. 

Por exemplo, considere criar um questionário com compartilhamento social integrado e, após o preenchimento do teste, o usuário pode compartilhar o resultado em suas páginas do Twitter e do Facebook. 

Obviamente, o usuário fica tão orgulhoso quanto à pontuação alta que compartilha com os amigos, e você irá espalhar sua mensagem não apenas para seus seguidores, mas também para um círculo mais amplo de usuários. 

Conclusão

Com uma abrangência de aplicabilidade das redes sociais em seu negócio, é preciso ter um planejamento adequado e um gerenciamento eficaz para otimizar os resultados obtidos.

Assim, é possível atender aos usuários, reforçar a marca e garantir a ocupação do espaço online nestas plataformas, que se tornaram mais presentes no dia a dia das pessoas. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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