Como evitar que o email marketing seja avaliado como spam?

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Em mercado extremamente competitivo como a internet, a utilização de diversas ferramentas para obter atração e retenção de clientes tem sido fundamental para a permanência e o crescimento dos negócios das organizações. E, ao longo dos anos, o email logo se tornou uma ferramenta de comunicação essencial, dinâmica e eficiente no dia a dia das empresas.

Peça fundamental nas ações de marketing e divulgação de produtos e serviços, o email marketing atua como um valioso canal de comunicação direta com o seu público-alvo, mas isso, é claro, só é possível quando a mensagem é lida por quem a recebe. Por isso, é sempre muito frustrante quando você cria toda uma estratégia de email marketing e percebe que as suas mensagens não estão sendo vistas pelas pessoas que você deseja atingir com a sua comunicação.

Hoje, muitos negócios podem começar através do seu envio de emails (seja para construir sua base de clientes, atrair seus consumidores para alguma oferta de um produto/serviço ou fidelizar os clientes que você já possui). E para não correr o risco do seu email marketing ir direto para o lixo eletrônico do seu destinatário, como SPAM, listamos para você, mais abaixo, como evitar esse problema tão comum no ambiente digital.

O que é SPAM?

SPAM é a sigla para o termo “Sending and Posting Advertisement in Mass” (que em uma tradução livre, significa “enviar e postar publicidade em massa”). Na prática, o SPAM, também conhecido como lixo eletrônico, consiste no envio automático de mensagens em massa pelo remetente (em grande parte sem o consentimento do destinatário). Geralmente enviadas por email (também já são uma realidade nas redes sociais), essas mensagens são, em sua maioria, comerciais e podem envolver ações de fraude, como tentativas de adquirir ilicitamente dados pessoais de uma pessoa (como senhas, dados financeiros, números de cartões de crédito etc.).

O que fazer para que o seu email marketing não seja considerado SPAM?

Veja, abaixo, algumas dicas sobre como evitar que o seu email marketing acabe caindo na caixa de SPAM do seu destinatário:

  1. Peça permissão para o envio de emails marketing

Não insira contatos em sua lista sem que os usuários tenham autorizado (isso pode fazer com que suas comunicações caiam no lixo eletrônico e prejudiquem a reputação da sua marca). Certifique-se de que tem a permissão de todos os destinatários para o envio de suas mensagens. A maioria das ferramentas de email marketing oferecem formulários para que os usuários autorizem a assinatura de suas newsletters, por exemplo (você também pode oferecer materiais ricos em conteúdo, como e-books e infográficos em troca de contato). Nunca compre uma lista de emails, pois essa é uma prática que vai contra o que prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

  1. Inclua um link para cancelar o envio de emails

Inclua a opção de descadastramento em todas as suas comunicações, caso o usuário não deseje mais receber suas mensagens (essa é uma condição recomendada para qualquer campanha de email marketing). Se essa opção não for cumprida, o destinatário pode acabar denunciando seu remetente como SPAM, trazendo prejuízos para as mensagens que você quiser enviar para outras pessoas que utilizam o mesmo serviço de webmail.

  1. Envie conteúdos que sejam relevantes

O envio de mensagens com temas diferentes e que incentivem o usuário a abrir o email marketing são essenciais para evitar a caixa de SPAM. Caso você tenha um blog, envie atualizações de artigos periodicamente ou crie newsletters com link para os seus conteúdos. Isso contribui para levar visitantes ao seu site e aumenta a visibilidade da sua marca na internet. Se você tem um e-commerce, é possível vender diretamente pelo email (trabalhe com ofertas e descontos que direcionam seus clientes para a página de vendas de cada produto). Um estudo da Klavyio mostrou que essa estratégia pode ser responsável por 27% da receita geral das lojas virtuais. Aproveite o email marketing para promover os seus produtos!

  1. Esteja atento à frequência de envio

A frequência de envio pode ser determinante para o sucesso da sua estratégia de email marketing. Dessa forma, encontre um equilíbrio nos disparos de suas mensagens (newsletters, conteúdos promocionais etc.). Pense nos melhores dias de envio. Segundo uma pesquisa realizada pela Campaign Monitor, as terças-feiras são os dias com maior taxa de abertura, mas também com mais usuários descadastrados. Isso varia bastante de acordo com o seu público e a sua área de atuação (o importante é fazer testes para entender a melhor estratégia a ser usada).

  1. Não utilize muitas imagens

As imagens são elementos importantes no design do seu email marketing (elas ajudam a criar a identidade da sua marca). No entanto, evite criar emails apenas com imagens, já que essa técnica pode ser considerada como SPAM pelos algoritmos dos filtros, além de reduzir a entrega dos seus emails (o ideal é que haja uma proporção equilibrada entre elementos textuais e visuais).

Agora, que você já sabe como evitar que o seu email marketing não seja considerado SPAM, escolha a melhor estratégia para aumentar o reconhecimento da sua marca, alavancar o seu negócio e crescer o seu número de clientes!

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