Dicas de como posicionar o seu site no Google e atrair clientes

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Posicionar site no Google é, certamente, uma das primeiras preocupações de quem trabalha com marketing digital.

Afinal de contas, quanto mais próximo do topo o link de um site estiver, maiores são as chances de ele ser acessado por muitas pessoas.

Mas conseguir boas posições não é tão simples assim. É preciso prestar atenção a vários aspectos que compõem o conteúdo que se deseja divulgar.

É claro que existem os links patrocinados, cuja visibilidade é bem mais garantida – mas que depende de investimentos contínuos.

O texto a seguir foca nas melhores práticas para se destacar entre os resultados de busca do Google e atrair mais pessoas, veja!

11 dicas para ter um bom posicionamento no Google

Ninguém sabe ao certo quantos e quais critérios o Google considera na hora de ranquear os resultados sobre manutenção de nobreaks.

Mesmo assim, é consenso que as técnicas de SEO, a qualidade do conteúdo, uma boa navegabilidade e o tempo de carregamento de um site contam muito.

Na sequência, vamos listar 11 dicas valiosas para garantir que os seus posts sempre aparecem nos primeiros lugares.

  1. Capriche no conteúdo

Não dá para esquecer que a empresa de limpeza deve usar a internet para complementar e/ou aprimorar o atendimento ao cliente.

Se esse não for um dos objetivos centrais da estratégia, não há motivos para investir em marketing digital.

E, nesse caso, poucos métodos são mais eficazes do que se dedicar à produção de conteúdo original, qualificado e de impacto.

Os usuários recorrem ao Google para tirar dúvidas, acessar informações novas ou simplesmente para saber mais sobre um assunto.

Quando uma empresa alimenta a base de clientes com material caprichado sobre temas que os interessam, o ranqueamento com certeza vai crescer.

Não se esqueça de contar com uma equipe de redação com um ótimo domínio das normas da língua portuguesa.

  1. Faça pesquisa de palavras-chave

Nada melhor para alcançar as pessoas certas na hora certa do que utilizar as palavras-chave mais pesquisadas por elas.

Se a assistência técnica informática quer atrair o clique de leads interessados em resolver problemas com o modem wi-fi, devem utilizar esses termos em lugares como:

  • Título;
  • Meta descrição;
  • Corpo do texto;
  • URL.

É importante que as palavras sejam empregadas de forma orgânica e natural. Ou seja, elas precisam fazer parte de um texto de legibilidade agradável.

Então, nada de usar uma infinidade de termos com boas taxas de pesquisa sem levar em consideração a legibilidade do material.

  1. Fique atento ao tempo de carregamento

Você provavelmente já sabe que uma só pesquisa no Google direciona os usuários para centenas de milhares de resultados.

Isso quer dizer que, se o primeiro link clicado por eles não atender às expectativas, basta voltar à página de resultados de busca e escolher outro.

O tempo que uma página leva para carregar completamente é uma métrica fundamental para reter a atenção das pessoas.

O blog sobre cabeamento estruturado, por exemplo, pode ser o mais completo disponível na web – se ele demorar muito para carregar, os visitantes em potencial vão abandoná-lo.

Esse fator pode ser controlado planejando bem o web design e a escolha do servidor. No quesito design, uma página com muitos recursos visuais significa mais dados para processar.

Se o servidor do endereço eletrônico não tiver a capacidade de carregar todos os elementos em tempo hábil, ou é tempo de simplificar o design, ou é o momento para trocar para um servidor de qualidade superior.

  1. Aposte no link building

Outro aspecto fundamental para fazer sucesso na internet é não parar na publicação de posts qualificados. Eles precisam estar contextualizados no meio em que se inserem.

O link building (“construção de links”, em bom português) é a prática que consiste na menção de links internos e externos ao longo de conteúdo textual.

Quando o pet shop especializado no cuidado de gatos cita um artigo sobre areia de gato biodegradável no meio de um conteúdo sobre produtos sustentáveis para pets, ele está fazendo link building.

Quem lê o material vai ter acesso a outros textos que complementam a mensagem daquele primeiro post.

Também é indicado usar links externos. Para isso, sua empresa deve travar parcerias com empresas de nichos semelhantes.

Os chamados guest posts (quando um profissional publica em blog alheio como convidado) são ótimos formatos para alcançar novas pessoas por meio de link building.

  1. Use o Search Console

Essa plataforma é ótima para acompanhar o desempenho da loja de conserto de iphone nos resultados do Google.

Ele traz informações sobre as palavras-chaves mais interessantes para usar, as páginas indexadas, listas de links e mais.

Você pode conferir a quantidade de impressões e cliques que os seus resultados estão recebendo e, a partir disso, ver se eles estão de acordo com as políticas do Google.

O Search Console (plataforma que monitora o site) é um auxílio muito valioso na otimização de conteúdos para gerar mais tráfego e conversões de modo totalmente orgânico.

  1. Invista em segurança de navegação

Todo empreendimento está interessado na segurança dos clientes e das demais pessoas interessadas em pizza em Assis Sp.

Na internet, por vezes ficamos vulneráveis a ataques de hackers, malwares e diversas outras ameaças virtuais.

O certificado SSL é um elemento que criptografa todos os dados que os usuários venham a cadastrar em um site.

Assim, a navegação dos consumidores fica sensivelmente mais segura. Tanto que navegadores como o Google Chrome avisam o usuário quando um site não possui esse certificado.

Você deve pedir ao servidor da sua página da web para solicitar o certificado SSL. Isso também tem um grande impacto no posicionamento.

  1. Trabalhe na estrutura do texto

Os internautas gostam de consumir conteúdos que sejam organizados de modo que seja fácil encontrar as informações que eles estão procurando.

A estruturação entre títulos e subtítulos é uma das melhores decisões de formatação para garantir a melhor legibilidade.

No jargão digital, os títulos são chamados de H1 e os subtítulos, H2. Você pode ir além e usar H3, H4 e até H5, se o material sobre cesta básica alimentar pedir esse nível de aprofundamento.

São detalhes que contribuem muito para a organização e a qualidade geral do texto.

  1. Cuide da responsividade

Outro ponto que merece muito destaque é identificar os dispositivos que as pessoas utilizam para acessar o seu site.

Com a popularidade absoluta dos smartphones na atualidade, é muito possível que uma parcela expressiva do seu público esteja entrando no seu blog pelas telas menores.

Nesse caso, o design deve ser totalmente ajustável a diferentes tamanhos de tela. É o que se convencionou chamar de design responsivo.

Se as abas de uma página não são legíveis ou facilmente usáveis pelo celular ou pelo tablet, com certeza o lead vai abandonar a navegação.

Evite que a sua empresa perca consumidores em potencial e aprimore o webdesign para que ele seja totalmente responsivo.

  1. Use legendas e atributos alt text para imagens

Não podemos nos esquecer também do Google Imagens. O Google leva em consideração a pesquisa de imagens para trabalhar o ranqueamento.

De modo a garantir que as pessoas cheguem até a sua marca por meio desses recursos, utilize legendas e atributos alt text.

O alt text é uma descrição objetiva do que a imagem contém que pode ser adicionada. As legendas servem para complementar o material que está sendo consumido.

Nos dois casos, salientamos mais uma vez: utilize palavras-chaves com boa densidade de pesquisa para aumentar a visibilidade.

  1. Tenha meta descrições de qualidade

A meta descrição é aquele texto pequeno que se situa logo abaixo do título do link nos resultados de pesquisa.

Ela nada mais é do que um resumo breve do tipo de informação que o usuário vai encontrar se clicar.

Estamos, portanto, falando sobre o primeiro aperitivo que qualquer pessoa tem acesso antes de entrar no seu site efetivamente. Logo, não é exagero dizer o quão importante a meta descrição é.

As melhores meta descrições incluem a palavra-chave de maneira orgânica e dão um resumo curto e atrativo do que a página traz.

Não economize nas chamadas de ação. É preciso despertar o interesse logo de cara, para não perder oportunidades de negócio.

  1. Edite as URLs

O texto do link também exerce influência na reputação de um site. A melhor estratégia é editar as URLs geradas automaticamente.

Isso é ótimo para torná-las legíveis, amigáveis e verdadeiramente informativas. Um link curto pode dizer muito sobre uma empresa.

Pense em uma URL amigável, como www.moveisparacozinha.com/eletrodomesticos. É extremamente simples e efetiva, pois usa termos bastante pesquisados.

Conclusão

O ranqueamento de um site é extremamente importante para a relevância e a rentabilidade dele para as empresas.

Felizmente, há muitas técnicas relativamente simples para aprimorar as posições – muitas delas sem gastar dinheiro, como as que foram listadas aqui!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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