Entenda como funciona energia solar e quais as vantagens

0
415

Você sabe como funciona energia solar? Energia obtida por meio da luz do sol, essa é uma fonte limpa e renovável.

No entanto, antes de buscar por profissionais para instalação e casa de construção, é necessário entender mais sobre o seu funcionamento. Isto é, basicamente, ela funciona com o uso de painéis solares, que captam a luz do sol para gerar energia.

Contudo, isso pode ser feito de diferentes formas, já que a conversão acontece por painéis solares fotovoltaicos ou espelhos e coletores solares em usinas heliotérmicas.

Mas para te ajudar a entender melhor, neste artigo explicaremos como funciona energia solar, quais suas vantagens e desvantagens. Confira!

Como funciona energia solar

Antes de mais nada, vamos entender como funciona energia solar. Em resumo, esse é o tipo de energia gerada por meio da conversão da luz do sol em energia elétrica ou térmica.

Assim, para que esse processo aconteça, é necessário o uso de painéis solares ou coletores solares.

Primeiramente, os painéis solares fotovoltaicos são compostos por células solares feitas de silício. Dessa forma, essas células absorvem a luz solar e a transformam em energia elétrica.

Com isso, as células são conectadas em série e formam um painel solar. Ou seja, quando a luz do sol atinge as células, elétrons são liberados e geram uma corrente elétrica. Essa corrente é enviada para um inversor, que a converte em corrente alternada, que pode ser utilizada na rede elétrica ou armazenada em baterias.

Outro meio de conversão de energia solar em energia elétrica é através das usinas heliotérmicas. Em suma, elas utilizam espelhos e coletores solares para concentrar a luz do sol em um determinado ponto.

Esse aquecimento aquece um fluido utilizado para gerar vapor. Dessa maneira, o vapor movimenta uma turbina, que gera energia elétrica.

Como funciona energia solar: tipos de energia

Outro ponto importante para entender como funciona energia solar é saber quais são os tipos dessa energia. Isto é, de modo geral existem dois principais tipos de energia solar: energia solar fotovoltaica e energia solar heliotérmica. Confira mais a seguir!

Energia solar fotovoltaica

Em primeiro lugar, a energia solar fotovoltaica é a forma mais comum de geração de energia solar. Assim, ela é comumente usada em aplicações residenciais, comerciais e industriais.

De modo geral, os painéis solares fotovoltaicos são feitos de células solares, como já destacamos, que convertem a energia solar diretamente em energia elétrica.

Assim, a energia elétrica produzida pode ser usada imediatamente ou armazenada em baterias, além de alimentar a rede elétrica local.

Além disso, vale destacar que a eficiência da energia solar fotovoltaica tem melhorado constantemente. Com isso, o custo da produção de painéis solares tem diminuído, o que torna a energia solar fotovoltaica uma opção mais acessível.

Energia solar heliotérmica

Em seguida, temos também a energia solar heliotérmica, também conhecida como energia solar concentrada. Em resumo, ela usa espelhos e lentes para concentrar a luz solar em um ponto.

Assim, por meio dessa concentração de luz, um fluido é aquecido, geralmente água, para produzir vapor. Desse modo, o vapor gerado movimenta algumas turbinas, o que gera eletricidade.

Tecnologia mais complexa e de maior escala, a energia solar heliotérmica é usada em usinas de grande porte para energia para redes elétricas

Energia fotovoltaica de concentração

Além desses dois tipos principais de energia solar, existem outras tecnologias em desenvolvimento.

Um exemplo disso é a energia solar fotovoltaica de concentração (CPV). A CPV usa lentes para concentrar a luz do sol em células solares altamente eficientes.

Mais um exemplo de tecnologia em desenvolvimento é a de película fina, que usa materiais semicondutores diferentes do silício para converter a energia solar.

Apesar de representarem ambas as tecnologias ainda não são tão amplamente utilizadas. Entretanto, as duas já apresentam potencial para se tornarem mais competitivas no futuro.

Vantagens da energia solar

Vantagens da energia solar

Agora que você já sabe como funciona energia solar, podemos falar sobre quais são as vantagens desse tipo de energia. Como é possível notar, esse tipo de energia apresenta alguns benefícios.

Confira a seguir quais as principais formas de utilização da energia solar.

Renovável e limpa e economia

Primeiramente, como benefício da energia solar, podemos destacar o fato de ela ser uma fonte de energia renovável e limpa. Assim, ela não emite gases poluentes durante a geração e utilização.

Além disso, o uso de energia solar pode reduzir significativamente as contas de luz, especialmente em regiões com muitas horas de sol por dia.

Autonomia energética

Em seguida, outra vantagem que podemos destacar no uso de energia solar é a sua grande autonomia.

Isto é, os sistemas de energia solar off-grid podem fornecer energia elétrica para locais remotos ou isolados, sem que seja necessária a conexão com a rede elétrica.

Baixo custo de manutenção

Por fim, mais uma boa vantagem no uso de energia solar é seu baixo custo de manutenção, mesmo no uso residencial.

De modo geral, os sistemas de energia solar fotovoltaica requerem pouca manutenção, com uma vida útil de até 25 anos.

Desvantagens da energia solar

Apesar de contar com boas vantagens, a energia solar também apresenta algumas desvantagens. Dentre alguns pontos negativos, é possível destacar:

  • Variação de produção: um ponto negativo é que a produção de energia solar varia conforme a quantidade de luz solar disponível. Assim, essa variação pode ser um problema em dias nublados ou chuvosos.
  • Investimento inicial elevado: o custo de instalação de sistemas de energia solar é relativamente alto. Apesar de contar com baixo custo de manutenção, os preços iniciais são um obstáculo para muitas pessoas.
  • Dependência de baterias: outro problema é que sistemas de energia solar off-grid que utilizam baterias para armazenar a energia gerada podem apresentar problemas de vida útil das baterias e necessidade de manutenção.

Por fim, ainda é possível destacar como desvantagem da energia solar o impacto ambiental da produção de painéis solares. Isto é, a produção dos painéis solares fotovoltaicos pode gerar impactos ambientais negativos, tais como a emissão de gases de efeito estufa e a produção de resíduos tóxicos.

produção de painéis solares

Conclusão

Apesar de apresentar algumas desvantagens, a energia solar é uma das principais fontes de energia renovável e limpa disponíveis atualmente. Além disso, ela também apresenta um grande potencial de desenvolvimento e utilização em todo o mundo.

Da mesma forma, com a melhoria das tecnologias e a redução dos custos de instalação, é bem provável que ela se torne uma opção cada vez mais viável e acessível.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here