Determinação dos indicadores ambientais a serem incluídos no relatório de gestão ambiental de um laboratório de análise de água

671

Resumo
Este artigo visa determinar os indicadores ambientais no relatório de Gestão Ambiental do laboratório de análises de água, analisando conceitos e tendências na comunicação dos indicadores ambientais utilizados e seu desenvolvimento prático à nível regional, caracterizando a empresa em estudo e o impacto de suas atividades sobre o meio ambiente, estabelecendo a sequência metodológica e técnicas que facilitam a identificação de indicadores ambientais.

Palavras-chave: Indicadores; Meio Ambiente; Relatório

Introdução
Degradação ambiental é hoje um dos temas mais importantes e difíceis de resolver. Há algumas décadas começou-se a discutir a necessidade de desenvolvimento sustentável, ou seja, o desenvolvimento realizado pensando nas gerações futuras. 
Um pressuposto fundamental para se alcançar o desenvolvimento sustentável é elevar a taxa de renovação do meio ambiente através de novas técnicas de utilização dos recursos naturais atrelados a preservação do meio, permitindo assim, recursos disponíveis para as próximas gerações.

Atualmente a preocupação com a preservação do meio ambiente ver servindo de referência para muitas ciências. A maioria dos estudos busca possíveis soluções para este caso, o que se pode fazer para evitar danos ambientais que o nosso planeta vem sofrendo. Hoje, o termo, VERDE, serve para se referir ao meio ambiente. Aplicam-se firmemente agora aos produtos e idéias que têm alguma conexão com ele, a divulgação de produtos verdes, publicidade verde, economia, informação e contabilidade ambiental.indicadores ambientais

Quanto a este último, citado anteriormente, contabilidade ambiental é a ciência que é responsável por fornecer informações sobre todas as transformações do ponto de vista econômico que ocorrem no estado, cidade ou município, empresa, entre outros, a fim de fornecer uma base de dados, para tomadas de decisões, que visam contribuir com a conservação do meio ambiente (Horngren, T. Ch 1997).

Desenvolvimento
A união de ecologia e contabilidade sobre questões ambientais foi capturado pelo mercado. Então agora assistimos a forte influência exercida pela ecologia na economia empresarial. 
Onde o lugar da contabilidade é destinado a medir eventos econômicos que afetem a entidade de forma relevante, precisa, confiável, oportuna, abrangente, objetiva e completa.

Esta visão aplicada numa empresa consiste em identificar, analisar e utilizar informações sobre fluxos d energia, água, materiais e resíduos, e informações monetárias relacionadas com custos associados (Baidez Gonzalez, A; Rojas Em terceiro Lugar, JA Tejada Ponce, A. 1999). 

Outros autores, por vários estudos, têm vindo a identificar a divulgação de informação financeira clara e precisa, enquanto as políticas ambientais têm sido publicadas sem mais detalhes. Quero estabelecer esta relação a fim de investigar se as empresas se as empresas que divulgam suas políticas ambientais têm sido tratadas em paralelo na coleta de dados relacionados com fluxos econômicos, para torná-los conhecidos através de seus relatórios. Portanto, é necessário ter informações precisas sobre custos ambientais a fim de produzir indicadores ambientais confiáveis. Proteger o meio ambiente é visto como oportunidade para o sucesso nos negócios e será de fundamental importância para a inclusão em gestão de negócios.

Não devemos perder de vista o propósito geral de negócios, que é o nível de concorrência que deseja alcançar. Hoje a proteção do meio ambiente, foi transformada em um fator, de competitividade, contudo, para as organizações acompanharem o seu desenvolvimento com a questão ambiental, precisam incorporar no seu planejamento estratégico e operacional, um programa adequado de Gestão Ambiental, combinando objetivos ambientais com outros objetivos da organização.

Esses programas proporcionam atividades de gestão ambiental. Para ser realizada, a sequência entre elas é que será responsável pela implementação. Normalmente devem abranger as questões ambientais mais importantes na busca de uma melhoria contínua, ampliando seu escopo de projeto com a passagem do tempo.

Por isso os indicadores devem ser adaptáveis às mudanças que podem ocorrer tanto em seu ambiente imediato como no futuro. Os critérios e métodos de avaliação de impacto ambiental podem ser definidos como aqueles que permitem avaliar o impacto ambiental de um projeto, ações, aparência e/ou processo no ambiente.

Nesse sentido esses critérios e métodos têm uma função semelhante à valorização do meio ambiente, uma vez que os critérios utilizados servem para avaliar a importância dos impactos. Os critérios de avaliação de impacto que têm sido propostas são variadas e sua seleção depende em grande parte do avaliador.

Por outro lado considera-se oportuno observar que o “impacto” refere-se à alteração qualitativa ou quantitativa do meio ambiente. A auditoria ambiental tem se revelado uma ferramenta útil para verificar e ajudar a melhorar o desempenho ambiental de qualquer entidade e para fornecer segurança para o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis.

Conclusão
De grande importância é o cuidado com a proteção do meio ambiente no mundo dos negócios, bem como estudar e analisar os regulamentos atuais e do impacto da atividade empresarial a este respeito.

É vital incluir no relatório de gestão de qualquer empresa os indicadores ambientais que permitem a gerentes, a tomada de decisões, determinar ações e estratégias para regular a influência da atividade empresarial no meio ambiente.

Autor:João Paulo Alves Pereira Lopes

Bibliografia

DÍAZ DE LOS SANTOS, YANETKY. 2005. Propuesta de un Sistema de Contabilidad Ambiental para las Empresas Industriales. Un caso de estudio. Tesis de Maestría de Administración de Negocios.

MOURA, LUIZ ANTONIO ABDALLA DE. 2004. Qualidade e Gestão Ambiental. 4ª Ed. São Paulo

BÁIDEZ GONZÁLEZ, A; ROJAS TERCERO, J.A; TEJADA PONCE, A; 1999. Contabilidad medio ambiental: los estados financieros como portadores de información medioambiental.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe seu comentário!
Por favor, coloque seu nome aqui