Pré diagnóstico da realidade sócio ambiental

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TÍTULO DO PROJETO

Pré diagnóstico da realidade sócio ambiental do município de Mata- RS, através de uma metodologia qualitativa de pesquisa.


Autora: Renata Baco Hartmann


TEMA

Pré diagnóstico da realidade sócio ambiental

RESUMO
Para a realização do pré diagnóstico da realidade sócio ambiental do município de Mata- RS, deverá ser utilizada uma metodologia qualitativa de pesquisa para obtenção de dados. Esse método tem como eixo principal a participação efetiva da comunidade em todas as etapas de desenvolvimento do projeto, que visa à ampliação da consciência da comunidade em relação a sua própria realidade. Essa tomada de consciência só acontece se existe: primeiro reflexão e entendimento sobre as causas e conseqüências dos problemas sócios ambientais; em segundo lugar, se existe o compromisso de produção de conhecimento e de ação por parte da comunidade alvo da pesquisa, ou seja, compromisso com a continuidade.

INTRODUÇÃO
Mata possui inúmeras riquezas, dentre as quais sitam-se: sua razoável cobertura vegetal, formada por matas de galeria e florestas; seus principais cursos d’água são o rio Toropi e os Arroios Sertão e Poraima; o município se localiza próximo ao falhamento Jaguari-Mata, zona transfronteiriça do Aquífero Guarani responsável pela recarga, circulação e descarga do mesmo, possibilitando sua contaminação; Mata conta com a presença da mundialmente conhecida “madeira de virou pedra”, fenômeno químico chamado de substituição, onde a água de percolação rica em sílica no estado coloidal, substituiu a molécula orgânica uma a uma, datando de mais de 200 milhões de anos. Este fator atrai turistas e cientistas do Brasil e do mundo. Todas essas riquezas tornam o cenário ideal para o desenvolvimento de projetos ambientais, devido, principalmente, a população não compreender sua responsabilidade em relação à melhoria da qualidade de vida e conservação ambiental, sendo habitual: desperdício de água (lavagem de carros e calçadas…); queimadas em florestas para abertura de novas roças e para limpeza dos campos; desmatamentos (principalmente em Áreas de Preservação Permanente); lixo nas ruas, terrenos baldios e cursos d’água; descarte inadequado de embalagens de agrotóxicos; entre outras. Cabe ressaltar que o município não possui secretaria de meio ambiente, ou qualquer outro órgão correlato e nem participa das iniciativas vinculadas ao tema, demonstrando o total descaso do poder público.

OBJETIVO GERAL
Estimular a reflexão sobre os problemas sócio-ambientais (causas, conseqüências e soluções), para a mudança de hábitos que visem a melhoria da qualidade de vida e conservação ambiental.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- pré diagnosticar os principais problemas sócioambientais do município;
2- avaliar metodologia em educação ambiental;
3- fomentar o processo de sensibilização e tomada de consciência;
4- chamar o poder público para a discussão e resolução de problemas.

JUSTIFICATIVA
Pode-se perceber a existência de um passivo ambiental que afeta o município de Mata- RS, devido, principalmente, aos impactos decorrentes de ações predatórias. Daí a necessidade de se adotar um plano para análise microrregional, que considere os aspectos biogeográficos. Devem ser avaliados, entre outros: conservação de ambientes naturais; fauna e flora; invasões biológicas; alterações quali/quantitativas dos recursos hídricos; degradação dos solos; contaminações por químicos; alterações nos meios de vida da população; perda da paisagem e patrimônio cultural; geração de resíduos. Busca-se a correta identificação dos problemas sócio ambientais da micro bacia, para assim atingir-se o objetivo principal, que é a adoção de medidas que visem a melhoria na qualidade de vida e a conservação ambiental. A partir do momento que se realiza um levantamento de problemas sócio ambientais partindo da ótica da população, é facilitado encontrar uma estratégia de ação que permita a participação da comunidade na resolução desses problemas. E neste caso, permitirá que projetos técnicos alcancem os objetivos a que se propõem, por exemplo, se for realizado um plantio de árvores para recomposição de mata ciliar, a comunidade irá auxiliar na conservação da mesma, pois compreenderão, em primeiro lugar, as causas e conseqüências do desmatamento.
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CARACTERÍSTICA DO PROJETO

PÚBLICO ALVO: O trabalho deverá ser desenvolvido junto aos alunos da escola de ensino médio D. Joaquina, município de Mata-RS. São 170 alunos, entre 15 e 25 anos, moradores da cidade e do meio rural. Estudam no período da tarde e da noite. Estes últimos trabalham durante o dia todo. Os alunos da tarde são, na grande
maioria no interior, trabalhando na lavoura de manhã, sendo boa parte fumicultores. Formam, assim, um público heterogêneo.


METODOLOGIA
Pelo fato de diferentes pessoas atribuírem valores diferentes para as mesmas causas e conseqüências, é difícil definir uma metodologia para ser utilizada. Neste caso específico deverá ser utilizado o Diagrama de Venn, com as devidas adequações às realidades locais.
Diagrama de Venn (“Jogo dos círculos”) essa técnica, explicada mais adiante, auxilia na discussão sobre os problemas sócios ambientais que, direta ou indiretamente, estão envolvidos com o cotidiano do grupo em foco.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO (PROCESSO DE ATIVIDADES)
O trabalho com os alunos deverá ser desenvolvido em turno inverso, na sala de vídeo da escola, duas vezes por semana, durante três meses.
Nas primeiras reuniões será explicada a dinâmica dos trabalhos, aos professores e alunos. Na terceira reunião já começa o desenvolvimento do projeto com a dinâmica do Diagrama de Venn, a partir do qual será montada uma matriz dos principais problemas sócios ambientais do município e sua importância. O encontro seguinte já servirá para iniciar as discussões sobre causas e conseqüências para cada um dos problemas mencionados pelos alunos. Essas discussões devem ocupar dois a três encontros. Finda esta etapa, inicia-se a fase de discussões sobre as possíveis soluções que poderiam ser adotadas pela própria comunidade. Essa fase também deve durar de dois a três encontros. Lembrando que o técnico é um mediador, devendo deixar que os alunos discutam livremente o assunto, cuidando apenas para que haja reflexão crítica sobre os problemas e também estimulando a pesquisa extra classe.
Após as discussões sobre causas, conseqüências, soluções de cada problema, o grupo deverá escolher uma das soluções sugeridas e desenvolver um projeto no município, propiciando-se, assim, a ação efetiva do grupo.

DIAGRAMA DE VENN (JOGO DOS CÍRCULOS): Essa técnica auxilia na discussão sobre os problemas sócios ambientais que, direta ou indiretamente, estão envolvidos com o cotidiano do grupo em foco. No caso, os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Dona Joaquina. Os participantes começam discutindo quais os principais problemas sócios ambientais são enfrentados no seu cotidiano e a importância desses problemas. O grupo vai representar cada problema por um círculo recortado em cartolina. O grau de importância é representado pela distância do círculo maior, o círculo da comunidade, que leva o nome do município. Ao redor ou dentro desse círculo são colocados os “círculos” representando os problemas. A posição relativa dos círculos-problemas e distância delas com relação ao círculo da comunidade irá representar a importância dos problemas, ou seja, quanto mais perto do centro do “círculo da comunidade” aparecerem, maior é a sua atuação naquele local e vice-versa. A representação gráfica por si só não é o objetivo desta técnica: o que se procura é estimular a discussão sobre cada problema citado pelos alunos, de forma a compreender melhor o seu inter-relacionamento, suas causas e seus efeitos. A possível identificação de soluções coordenadas para os problemas é o objetivo final da técnica, visando reflexão, produção de conhecimento e mudança de hábitos.

RECURSOS NECESSÁRIOS
Sala, xérox, impressão de material: disponibilizados pela escola;
Transporte: disponibilizado pela prefeitura;
Material de consumo:
Cartolina colorida, pincéis atômicos coloridos, papel sulfite, máquina fotográfica digital;
Professores- apoio na procura de matérias, tira dúvidas.

CRONOLOGIA
Março de 2007- reuniões preliminares com a direção da escola, secretaria de educação e professores; inicio dos trabalhos (discussões causas e conseqüências);
Abril de 2007- discussões sobre as possíveis soluções; inicio do desenvolvimento do projeto do grupo;
Maio de 2007- encerramento do projeto na escola;
O projeto do grupo poderá se estender até o fim do ano letivo, dependendo do trabalho idealizado pelo grupo.

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