Projeto Pedagógico-Educacional

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Título/Nome do Projeto/Experiência
Projeto Pedagógico-Educacional

Local
São Paulo – SP

Coordenadores/Responsáveis
Ediberto Tadeu Pedroso

Endereço para contato
R. Eça de Queiroz 446 Vila Mariana cep 04011-032 São Paulo SP

Telefone
11 5083 9333

E-mail

Página web
www.edibertopedroso.com.br

Histórico (como começou)
Era início do ano letivo. Fui designado para uma classe composta de alunos regulares e de alguns dependentes. Dentre os dependentes, uns eram alunos repetentes outros transferidos. Particularmente, os alunos dependentes são os que criam maiores dificuldades ao professor, principalmente em se tratando de disciplina de formação básica, portanto excessivamente teórica. Reunindo toda a coragem do mundo, nesse ano tinha tomado a decisão de, na medida do possível, introduzir provérbios na práxis educacional. Era uma experiência pioneira, e que para tanto já vinha me preparando ao selecionar e mentalizar alguns provérbios relacionados aos prováveis comportamentos dos educandos. Não tardou surgir o momento. Mediante uma pergunta capciosa feita por um aluno repetente, não respondi de imediato. Fiz uma brevíssima reflexão, selecionei o provérbio que julguei oportuno naquele momento e o coloquei na lousa. O comportamento do aluno e da classe foi de silêncio e de reflexão. A partir deste momento, percebi que tinha encontrado o caminho para lidar com algumas situações antes consideradas por mim constrangedoras e desrespeitosas para com a figura do professor. Foi uma experiência extremamente agradável, ao sentir no ambiente da classe um certo ar confuso entre espanto, perplexidade e admiração. No final da aula, os alunos vieram demonstrar satisfação com a forma como eu conduzia a aula e os tratava, em sala de aula. A partir desta minha primeira experiência, não tive mais dúvida. Como marca registrada, em minha nova práxis andragógica, o uso de provérbios tornou-se freqüente.

Objetivos
Apresentar uma nova práxis educacional para a formação ética, moral e social dos educandos, compatível com o artigo 1º da LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Público-alvo
Educadores e educandos (da educação básica, média e superior)

Ações realizadas e previstas
AÇÕES REALIZADAS
a) Incentivar o aluno a utilizar seu potencial latente, estimulando-o a produzir coisas que até então julgava impossível.
b) Mostrar-lhe como descobrir e explorar seus talentos.
c) Incentivar o aluno a usar corretamente seu poder de criatividade, mostrando-lhe ainda que o sucesso para ser conseguido depende de inspiração (criação) e muita transpiração (planejamento).
AÇÕES PREVISTAS
a) Conquistar a motivação e o interesse do aluno pelo curso e pela instituição que o acolhe, ao mostrar-lhe o quão é importante uma sólida formação em conhecimento e em comportamento, indispensáveis para atingir seus objetivos pessoais e profissionais.
b) Formar alunos e cidadãos notáveis em conhecimento e comportamento, preparando-os assim para exercer devidamente os deveres e direitos civis.
c) Mostrar ao educando de que “ele é a causa e a solução de seus próprios problemas”.

Metodologia empregada
MAIÊUTICA
(FERRAMENTA DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA E MODUS OPERANDI)
Motes versus Provérbios: uma Reflexão sobre a Arte de Viver (no prelo) é uma obra destinada a educadores e educandos.
AOS EDUCADORES
De fácil manuseio e utilização, a obra é ferramenta básica de orientação pedagógica. Através dela o educador consegue sensibilizar os educandos, ao fazê-los sentir a melhoria da qualidade do ensino oferecido, a idoneidade da instituição que o acolhe e a importância do conhecimento e discernimento, indispensáveis para uma boa formação educacional, considerando que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção”, e que “a principal obrigação do mestre é ensinar o bem e refutar o mal, uma vez que nesta tarefa, o mestre deve tratar de conquistar o hostil, motivar o indiferente e informar o ignorante”.
Com esta ferramenta em mãos, os educadores conseguem criar impacto junto aos educandos ao afirmar e provar que eles não sabem estudar e nem pensar, a não ser nos padrões normais “racionais” improdutivos. E mais, vai mostrar que as ações dos educandos não são coerentes com suas afirmações.
AOS EDUCANDOS
De fácil manuseio, consulta e compreensão, a obra é ferramenta indispensável aos educandos, mesmo em seu dia-a-dia.
Esta nova forma eficaz de questionar o pensamento humano, tendo como apoio o livro, vai despertar nos educandos o interesse pelo dinamismo que a abordagem propicia em um ambiente saudável de diversidade de opiniões. Um dos pontos fortes da obra é pôr frente a frente motes versus provérbios.
Portanto, este livro reúne as condições necessárias para fomentar o debate do comportamento ético em sala de aula, visando humanizar o aluno a usar humanamente os recursos e os conhecimentos obtidos, para não permitir que a tecnologia venha tornar-se maior que nossa humanidade. Esta obra, de consulta permanente, possibilita aos educadores sensibilizar os educandos e mostrar-lhes que “O mundo não é como o vemos, mas como ele mesmo é; e que não vemos o mundo como ele é, mas como nós somos”.

Número de pessoas envolvidas/atingidas
Classe com 50 alunos

Resultados obtidos
RECONHECIMENTO DA INSTITUIÇÃO
Pesquisa interna comprovou, nas minhas aulas, um índice de aprove
itamento de 95%, sendo a minha competência reconhecida pela direção da casa, na qual permaneci por mais de uma década.
RECONHECIMENTO DOS MEUS ALUNOS
A “gratidão” dos meus alunos veio sob a forma de e-mail.

Outros aspectos
AVALIAÇÕES DO PROJETO PELAS SECRETARIAS DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Esta é a avaliação da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo: O livro Motes versus Provérbios: uma Reflexão sobre a Arte de Viver de autoria de Ediberto Tadeu Pedroso, versa sobre a agregação de valores éticos, morais e sociais à formação dos educandos, explicitada no artigo 1º da LDBEN, que esclarece que “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”, contribuindo para a formação de cidadãos. O material é de fácil manuseio e utilização para o educador, que, consegue, assim, sensibilizar os educandos, através da qualidade do ensino, que lhes será oferecida, possibilitando-lhes uma melhor compreensão dos valores culturais tão ausentes em nossa sociedade nos dias atuais. Esta Secretaria entende que o livro em pauta pode auxiliar na formação ética, moral e social em nossas escolas.
A Secretaria da Educação do Ceará assim se pronunciou: Com meus cumprimentos, faço referência ao expediente de V.Sa. através do qual envia cópia condensada de sua obra Motes versus Provérbios: uma Reflexão sobre a Arte de Viver acompanhada da sinopse explicativa de aplicação, para destacar, com base em parecer da Célula da Escola viva da Coordenadoria de Desenvolvimento Técnico Pedagógico da Secretaria da Educação Básica, a relevância e utilidade do material em pauta. Como produção literária ímpar no gênero, a obra consiste em útil ferramenta para os processos de ensino e aprendizagem em sala de aula, tendo em vista as possibilidades didáticas de aplicação desta ferramenta no trabalho com projetos pedagógicos tais como: leitura e escrita, arte, valores éticos, morais, sociais e outros. Para descobrir e explorar o talento, a criatividade e criticidade do alunado, a partir do livro, urge que os professores detenham a orientação pedagógica necessária para maior e melhor proveito dos recursos oferecidos.”
A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina teceu as seguintes considerações sobre a obra: “Considerando a análise do conteúdo da obra Motes versus Provérbios: uma Reflexão sobre a Arte de Viver, entendemos que o assunto contribui significativamente para o acréscimo cultural e parabenizamos pela brilhante idéia na construção desta obra.”
A Secretaria de Estado da Educação da Bahia assim se manifestou: “Em atenção à carta enviada à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a respeito do seu livro Motes versus Provérbios: uma Reflexão sobre a Arte de Viver, gostaríamos que entrasse em contato com a Coordenação do Ensino Médio desta secretaria, em função do interesse que temos pela sua obra.”

Nome da pessoa que forneceu as informações
Ediberto Tadeu Pedroso

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