Para quem é apaixonado pelo mundo gastronômico, pode ser uma boa ideia investir na venda de bolos caseiros. Esse é um ramo que faz sucesso, uma vez que muita gente adora doces, e sobremesas costumam estar no cardápio durante o ano todo.
Porém, como tirar essa ideia do papel? Mesmo tendo equipamentos como geladeira, freezer e forno elétrico de embutir em casa, essa empreitada vai além do simples preparo dos bolos. Se você tem dúvidas de como dar os primeiros passos nesse empreendimento, este texto apresenta algumas dicas valiosas para te ajudar.
Como montar o plano de negócios?
Para que seu empreendimento tenha mais chances de sucesso, o primeiro passo é elaborar um plano sólido para ele. Esse planejamento básico para qualquer negócio é o momento em que você traça seus objetivos e quais realizações busca conquistar com sua empresa.
O primeiro passo é procurar conhecer o seu público-alvo. Muita gente gosta de comer bolo, mas nem todo mundo que gosta de bolo será, necessariamente, o seu público. É preciso fazer uma pesquisa que ajude a identificar quais são as pessoas mais interessadas em adquirir os seus bolos, conhecendo características como gênero, faixa etária, renda média mensal e localização. Tudo isso servirá para guiar a estruturação da sua empresa e para você se adaptar ao que o público precisa.
Mesmo que você prepare um bolo delicioso, saiba que sabor não é tudo. Um fator indispensável é saber calcular o preço que será cobrado. E como fazer isso? Comece calculando quais são os seus gastos fixos, como luz, água, gás, Internet, material de limpeza e aluguel — caso você alugue um espaço para fazer os bolos. Depois, inclua as variáveis, como materiais e ingredientes para preparar os bolos. A partir desse levantamento, será mais fácil calcular quanto deve ser o valor do bolo para que você tenha uma margem de lucro das suas vendas.
Como fazer a divulgação do seu produto?
Bom preço, bolo gostoso… Mas e se só seus vizinhos comprarem o seu bolo? Ou apenas os familiares? Não tem como o negócio sobreviver. Além do boca a boca, é necessário também refletir um pouco sobre como divulgar o seu produto de uma maneira que deixe mais pessoas interessadas em experimentá-lo.
Nesse sentido, as redes sociais são indispensáveis. Faça a criação de um perfil voltado para a marca nas principais redes para apresentar os seus bolos para a Internet. Busque inspirações de outros negócios deste nicho para descobrir que tipo de conteúdo traz mais engajamento e tem aprovação do público. E mesmo que não seja sua área, estude um pouquinho de marketing digital para saber explorar melhor as ferramentas disponíveis.
Por exemplo, o Instagram. No feed de postagem, você pode adicionar vídeos e fotos dos seus produtos, focando os diferenciais e os detalhes. Nos stories, em que o conteúdo é passageiro, você pode mostrar os bastidores do preparo dos produtos, como o preparo do bolo em si, e interagir com o público de forma mais leve. Já os Reels é uma ferramenta boa para viralizar e alcançar mais pessoas, então é válido fazer alguma brincadeira ou pegar algum meme do momento para fazer um vídeo divertido e que tenha ligação com o seu negócio.
A sua presença digital também deve contar com um site próprio. E não subestime o blog. As postagens publicadas são capazes de trazer um grande tráfego de pessoas para o seu site; então, é interessante alimentá-lo regularmente, com publicações que envolvam o seu negócio. Receitas, dicas do que fazer na cozinha, conselhos sobre o preparo de outras guloseimas… Tudo isso é válido!
Como impulsionar suas vendas?
E o que mais você pode fazer para vender? São diversas as estratégias. Uma delas é ter à disposição equipamentos de qualidade, incluindo eletrodomésticos e utensílios que se destaquem pela durabilidade e boa usabilidade no preparo das receitas.
O mesmo vale para os ingredientes que você utiliza. Não vale a pena economizar e comprar o que é mais barato para aumentar sua margem de lucro. Procure por opções que tenham um bom custo-benefício, já que ingredientes de qualidade vão satisfazer ainda mais os seus clientes.
E não se esqueça de caprichar nas embalagens. Elas são a primeira coisa que as pessoas notam ao ver um produto. Uma embalagem bem feita pode chamar a atenção dos consumidores. Porém, além da beleza estética, assegure-se de escolher uma embalagem que se destaque pela segurança quando o bolo for transportado, a fim de evitar problemas na hora da entrega.