O Resíduo industrial na indústria da transformação é a grande conseqüência das mudanças ocorridas devido à industrialização acelerada e da falta de conscientização por parte das empresas de pequeno, médio e grande porte. Estaremos abordando os problemas ambientais encontrados em diversos canteiros de obras espalhados por alguns estados do Brasil e consecutivamente a cultura, infra-estrutura e riquezas naturais da região, objetivando a mudança comportamental dos indivíduos envolvidos no processo da Transformação.
Objetivo
1) O objetivo desde projeto é conscientizar aos indivíduos diretamente e indiretamente ligados à industrial da transformação (empresas contratantes e fornecedores), quanto à mudança comportamental relacionado aos resíduos gerados. Água contaminada lançada á efluentes ou lençol freático, resíduo de óleo ou derivados lançados à natureza sem preocupação, produtos químicos sendo armazenado de forma incorreta podendo causar sérios danos ambientais e mais alguns inúmeros itens a serem levantados.
Com a busca de novas certificações como ISO 14000 e novas exigências de mercado, as empresas implementam de forma superficial, programas como o de “Gerenciamento de Resíduos” dentro dos canteiros de obras, a fim de, minimizar os impactos ambientais gerados por esses resíduos.
O projeto busca realizar de forma concreta a implantação do “Programas de Gerenciamento de Resíduos”, bem como a estrutura necessária para implantação de programas como: 3R (redução, reutilização e reciclagem), coleta seletiva, empresas especializadas para recebimento de produtos classificados etc, minimizando o passivo ambiental e aumentando a conscientização quanto à preservação do meio ambiente.
2) Observar as riquezas geradas pelas indústrias de transformação será de grande valia para o projeto. Materiais de substancial valor financeiro (papel, plástico, sucata metálica, madeira), poderão ser destinados à comunidade ou entidades especializadas em coleta seletiva, pois reduzir o armazenamento destes resíduos minimizaria riscos de contaminação, acidentes e geraria algum tipo de benefício financeiro para a comunidade.
Público Alvo
O projeto é destinado a todos os colaboradores envolvidos no processo da Indústria da Transformação, bem como aqueles que estão direta e/ou indiretamente ligado aos processos industriais e seus resíduos gerados.
O projeto terá sua divulgação por meio de:
a)Palestras de integração quando do início das atividades na obra, visando a padronização das informações;
b)DDSSM (Diálogo Diário de Segurança, Saúde e Meio Ambiente), padronizando as atividades bem como os procedimentos ambientais a serem adotados;
c)Treinamentos periódicos estabelecendo datas específicas por meio de cronogramas;
Serão utilizados recursos audiovisuais, folders, campanhas e banners para divulgação do projeto.
Os recursos necessários para a implementação do projeto:
a)Instrutores capacitados e qualificados para ministração dos treinamentos;
b)Salas de treinamento com recurso audiovisual (Computador, retroprojetor, caixas de som, flip chart);
c)Disponibilização de material didático (Livros, apostilas e cartilhas educativas);
d)Resultado das avaliações quantitativo com base nas amostragens inseridas no PDRE;
Estratégias para implantação do Projeto
A equipes de SMS, CIPA e Comitê de 5S, agirão como facilitadores no processo de divulgação do Projeto bem como na participação da elaboração de estratégias, divulgação, mensuração dos resultados necessários para atingir os objetivos estipulados no processo. Será também verificada a estrutura existente e necessária para realização do projeto.
Será elaborado pelo coordenador do Projeto em conjunto com a equipe de SMS o cronograma de ações (anexo I), onde serão definidos:
Aquisição de materiais,
Implementação,
Divulgação,
Avaliação dos treinamentos;
Resultados obtidos
Capacitação das equipes de apoio;
Treinamentos dos colaboradores envolvidos no processo;
* A cada etapa da implementação será realizada avaliação da eficácia do processo.
AVALIAÇÃO DO PROCESSO
Verificação dos resultados e cumprimentos de metas
O projeto será avaliado a cada etapa de implantação, com base no cronograma de ações (anexo 1), onde, será avaliado desde o momento de sua elaboração até o resultado final. Após a implantação do Programa, será realizada mensalmente avaliação através de Check List Mensal (Anexo II). As avaliações serão realizadas com base nos critérios legais (legislação e normatização), política de entendimento ambiental, relatório fotográfico de inspeção, questionários, amostragem de materiais, bem como procedimentos internos da empresa, objetivando o levantamento de não conformidades e desenvolvendo ações corretivas para solução dos problemas encontrados em cada fase de implantação do projeto.
Serão avaliados também (anexo III):
Resíduos gerados;
Resíduos reciclados;
Colaboradores orientados;
Eficácia dos treinamentos e palestras ministradas;
Avaliação dos monitores e multiplicadores;
Necessidade da aquisição de novos mecanismos de divulgação e comunicação;
Necessidade de treinamento para colaboradores e multiplicadores;
Informação a todos envolvidos no processo;
Análise dos resultados inesperados
Verificaremos também os resultados inesperados, onde serão avaliados e contribuirão gradualmente para crescimento e amadurecimento na implantação de cada fase do projeto, bem como a criação de mecanismos de controle a fim de minimizar tais resultados negativos.
Disseminação de resultados
Fase onde será quantificado o resultado parcial do Projeto, indicando erros e acertos no processo, mostrando com maior clareza os erros/acertos cometidos e ferramentas para melhor comunicação entre partes. A divulgação dos resultados será feita por meio de quadros de aviso, e-mail e através de reuniões mensais.
PLANEJAMENTO GERAL DAS AÇÕES
Descrição detalhada das etapas do Projeto: (visão geral das atividades que serão realizadas no projeto, seus objetivos, suas etapas, divisão de tarefas).
Objetivo
O que será feito?
Como?
Implantação do Programa 5S;
Fornecimento de estrutura necessária e Palestras de divulgação;
Implantação do PDRE (Programas de Gerenciamento de Resíduos);
Fornecimento de estrutura necessária e Palestras de divulgação;
Implantação do programa 3R (redução, reutilização e reciclagem);
Fornecimento de estrutura necessária e Palestras de divulgação;
Conscientização dos colaboradores
Palestras de integração quando do início das atividades na obra, visando a padronização das informações;
DDSSM (Diálogo Diário de Segurança, Saúde e Meio Ambiente), padronizando as atividades bem como os procedimentos ambientais a serem adotados;
Treinamentos periódicos estabelecendo datas específicas por meio de cronogramas;
Etapas
Elaboração de panfletos, cartilhas auto explicativa, cartazes e faixas;
Palestras de integração quando do início das atividades na obra, visando a padronização das informações;
Treinamento periódico descrito no cronograma de eventos, em local específico (sala de treinamento), ou nas frentes de trabalho verificando no local da atividade os problemas ambientais encontrados;
DDSSM (Diálogo Diário de Segurança, Saúde e Meio Ambiente), padronizando as atividades bem como os procedimentos ambientais a serem adotados;
Divisão de tarefas
Serão definidos os responsáveis por cada etapa no processo no cronograma de ações;
Avaliação do grau de percepção
Será avaliado o grau de percepção dos facilitadores quanto aos problemas ambientais locais, bem como os pontos de melhora do fator pessoal dos colaboradores;
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL
Falta de conscientização por parte dos colaboradores envolvidos no processo;
Falta de recurso, estrutura necessária para a implantação do programa;
Falta de colaboradores qualificados e orientados;
Falta de interesse por parte de lideres de equipe e responsáveis;
Implantação superficial dos programas de gerenciamento ambiental;
Definição de critério para seleção do problema a ser trabalhado
O critério utilizado foi às ocorrências verificadas “In loco”, quando dos acompanhamentos dos trabalhos e inspeções realizadas. Os trabalhos serão realizados na seguinte seqüência:
Criação de equipe de multiplicadores;
Treinamento e orientação dos multiplicadores;
Aquisição de estrutura física necessária;
Confecção do material de divulgação;
Ministração de treinamentos e divulgação a todos os colaboradores;
Avaliação dos treinamentos (multiplicadores e colaboradores);
Avaliação da eficácia do processo;
Categoria: Meio Ambiente Industrial