Saiba como gerar Leads pelas redes sociais

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A geração de leads pelas redes sociais é uma atividade realizada em plataformas que promovem a interação entre os usuários da internet.

Trata-se de ir além do reconhecimento e engajamento da marca, encontrando pessoas genuinamente interessadas em uma empresa, nos produtos e serviços para que se possa manter contato com elas por meio das redes sociais e outros canais de marketing.

A chave para o sucesso com gerar leads pelas redes sociais vem de nutrir os clientes em potencial, envolvendo-os pelo funil de vendas e transformando-os em clientes pagantes.

O que é geração de leads pelas redes sociais?

Um lead refere-se a qualquer tipo de informação que uma empresa pode usar para identificar um cliente em potencial interessado no produto ou serviço de uma empresa, podendo ser identificado por:

  • Endereço de e-mail;
  • Localização;
  • Nome;
  • Ocupação.

A geração de leads pelas redes sociais, portanto, é o processo de coletar essas necessidades usando qualquer plataforma com essa finalidade.

Essa estratégia ajuda as empresas B2B (Business To Business) e B2C (Business To Consumer) a identificar clientes em potencial que estão interessados ​​nelas, ou que buscam produtos e serviços como cursos profissionalizantes para empresas. 

Essencialmente, a geração de leads ajuda as empresas a estabelecer um recurso inestimável para clientes em potencial. 

A rede social amplifica esforços de geração de leads, ajudando a aumentar o reconhecimento da marca, direcionar o tráfego do site e melhorar o envolvimento da comunidade.

Plataformas de rede social para gerar leads

Há diversas redes sociais que podem ser exploradas pelas empresas, entre as quais:

  • Facebook; 
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Twitter;
  • Youtube.

O Facebook é a plataforma social mais usada para geração de leads e geralmente tem as menores taxas de custo por clique. 

O LinkedIn serve para a geração de leads de marketing de rede social B2B, com uma grande quantidade de usuários acessando diariamente. 

O Twitter também é uma plataforma para geração de leads pelas redes sociais, com opções para direcionamento específico de usuários, enquanto um público engajado no Instagram converte prontamente seguidores em leads.

O Youtube é uma plataforma social voltada para a exibição de vídeos, que podem ser produzidos de forma amadora ou profissional, sendo o último mais direcionado para as empresas.

Otimização do perfil corporativo

Antes de iniciar uma campanha de rede social, é preciso certificar-se de que tudo está presente no perfil para a coleta de leads. 

O perfil deve ter, no mínimo, todos os meios para que os clientes entrem em contato com a empresa que produz envelope personalizados, e assim atender ao público-alvo de maneira correta. 

O link na bio é utilizado quando ferramentas mais específicas não estão disponíveis. 

Adicionar um link à biografia significa que a empresa pode adicionar um link à página de destino principal dos seus feeds das plataformas de redes sociais que fornecem aos clientes em potencial mais informações.

Detalhes adicionais, como se inscrever no boletim informativo, loja ou site, também devem estar presentes. Às vezes, fixar informações importantes como um Tweet ou cabeçalho funciona bem.

Facilidade de contato

Detalhes de contato relevantes devem estar prontamente disponíveis no perfil de cada empresa, para que a empresa possa atender às consultas dos clientes, seja por telefone, e-mail, DM (Direct Message) ou qualquer outra plataforma.

Criação de botões de CTA

Dependendo dos objetivos e estratégias da empresa que vende etiquetas para produtos de limpeza, ter um botão de CTA (Call To Action), isto é, chamada para ação, é um recurso que se faz necessário.

Um botão para cadastramento, uma reserva, ou mesmo a aquisição de um ingresso ou para entrar em contato via telefone ou mensageiro eletrônico deve estar presente.

Para isso, é preciso ter um conteúdo que possa ser clicado, facilitando a atração dos leads para que dados possam ser coletados. 

Com a transformação digital pela qual a sociedade atravessa, toda empresa precisa se destacar. As imagens precisam ser nítidas e o conteúdo tem que ser honesto, nítido e interessante. 

A partir do momento que uma empresa pretende gerar leads pelas redes sociais, deve se certificar de que o conteúdo criativo esteja alinhado com o que está colocando à venda.

Sendo assim, é preciso se certificar de que os links são claros, as fotos são relevantes e a empresa oferece ao seu público CTAs tentadoras.

Disponibilidade de landing pages acessíveis

Todo lead aguarda encontrar produtos, serviços ou informações específicas quando clicam em um link. Dessa forma, é preciso direcionar para uma landing page, ou página de destino, relevante. 

As páginas de destino de uma empresa que oferece locação de impressoras devem ser visualmente estimulantes e convidativas, proporcionando aos usuários um caminho claro, devendo ser o mais acessível possível.

Organização de concursos e sorteios

Todo mundo adora receber brindes. Concursos de rede social e sorteios são maneiras de atrair pessoas para participar. É fácil, leva pouco tempo e tem potencial para gerar leads pelas redes sociais. 

Os concursos também ajudam aumentar o número de seguidores, gerar reconhecimento da marca, impulsionar o engajamento e aumentar a lista de e-mail.

O clássico “curtir e/ou comentar para ganhar” é uma maneira testada e comprovada de aumentar o engajamento e pode ser realizada em qualquer plataforma.

Marcar um amigo em uma página corporativa que faz manutenção em notebook, concursos de legendas de fotos e campanhas de votação é fácil de configurar e funciona para gerar engajamento.

Conteúdo fechado, como whitepapers, webinars apenas para convidados e acesso a grupos privados também são incentivos atraentes e que estimulam a curiosidade.

Produção de vídeos ao vivo

Por falar em estimular o engajamento e a curiosidade, o vídeo ao vivo é uma maneira interessante quando aplicado dentro das redes sociais.

A transmissão ao vivo envia uma notificação aos seguidores, que podem sintonizar instantaneamente a transmissão, e não precisam fazer parte de uma produção com investimento monetário pesado. 

Alguns dos vídeos ao vivo mais populares são simples, utilizando apenas um suporte para a câmera, junto a um celular smartphone, com áudio apropriado e partir para a transmissão para falar sobre PABX em nuvem e as novidades no setor.

Anúncios de rede social

Sempre vale a pena experimentar a publicidade nas redes sociais.

Uma estratégia de publicidade de rede social paga é altamente eficaz para gerar leads pelas redes sociais. 

A empresa pode usar opções de segmentação altamente específicas de anúncios sociais pagos, e assim mostrar ao público ofertas personalizadas para capturar interesses específicos. 

Apesar da necessidade de investimento, funciona como complementação de uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca, mesclando o engajamento pago e o orgânico ao longo do tempo.

Evento virtual ou conferência de rede social

Conferências e eventos virtuais são uma maneira de atrair um público altamente relevante, ao mesmo tempo em que se estabelece a experiência em determinada área de atuação.

A equipe de marketing da empresa que vende peças para CNC pode organizar uma conferência virtual sobre tópicos que intrigam o público-alvo, desde que estejam relacionados com a área de especialização da marca.

O evento virtual pode ser utilizado para discutir tópicos de tendências do setor, fornecer dicas e convidar palestrantes influentes.

É possível gerar muitas oportunidades de visualização e conteúdo postando nas redes sociais, ao mesmo tempo em que o evento ocorre, ou redirecionando o conteúdo para iscas digitais posteriores.

A possibilidade do AMA 

Outra maneira de gerar leads pelas redes sociais é respondendo perguntas e sendo identificado como um solucionador de problemas. 

As AMAs (Ask Me Anything), ou seja, “pergunte qualquer coisa”, se tornaram uma ferramenta valiosa para obter mais visualizações e gerar engajamento.

Como empresa, é preciso estar aberta a perguntas sobre o setor e deixar as questões e comentários chegarem.

A empresa pode considerar criar uma hashtag (#) personalizada para que as pessoas possam usá-la para fazer perguntas. 

Com os AMAs, a empresa obtém leads qualificados de marketing e, em seguida, obtendo uma oportunidade de respondê-los diretamente no funil de vendas com base nas necessidades do cliente.

Direcionamento e personalização de ofertas

Um mínimo de personalização pode percorrer um longo caminho quando se trata de geração de leads pelas redes sociais. 

Ao personalizar os esforços de marketing nas redes sociais gera melhor retorno, isso quando comparado com outras metas publicitárias.

Segmentar o público-alvo interessado em treinamento NR 32, por exemplo, pode ser o ponto de partida, e assim fica mais fácil aproveitar ferramentas disponíveis nas redes sociais para alcançar o usuário interessado.

A execução de campanhas separadas para diferentes públicos é importante, para que assim seja mais fácil personalizar a mensagem de acordo como, por exemplo, pode dividir campanhas por sexo, ocupação ou idade.

Mensuração de dados e análises

A configuração de metas com o Google Analytics é gratuita e permite o rastreamento de leads em um site. 

O monitoramento de dados permite que a empresa veja qual plataforma de rede social é a melhor fonte para os negócios. 

Sendo assim, caso seja percebido que postagens no LinkedIn, por exemplo, estão superando as do Facebook ou Twitter, pode valer a pena reavaliar a estratégia nas redes sociais que não estão tendo um desempenho tão bom.

Conclusão

Por fim, é preciso monitorar as conversas de rede social que acontecem, com tentativas de transformá-las em conversões. 

É preciso observar o que os usuários estão dizendo sobre as competições, o que pode ajudar a identificar oportunidades para gerar leads pelas redes sociais de alta qualidade.

Considerando que quase 4 bilhões de pessoas, em todo o mundo, estão ativas nas redes sociais, é um mercado que deve ser explorado com as estratégias e metas adequadas em busca cada vez maior para gerar leads.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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