A) OBJETIVOS:
- Compreender a Terra como espaço-lar de toda a Vida, de todas as espécies
- Compreender a importância de se cuidar da Vida em todas as suas expressões
B) FAIXA ETÁRIA: Da Educação Infantil ao 9°Ano (com as devidas adaptações
C) MATERIAIS:
- Uma bola, objetos, figuras
D) PRATICANDO:
- Colocar na sala, com uma corda no teto, uma bola bem grande para representar a Terra. A cada dia, colocar um item colado na bola. Exemplo: uma árvore ou várias; depois, flores, água, desertos, terra, plantações, casa, pessoas, animais etc.
- A cada elemento acrescentado, refletir sobre a sua relação com aqueles que haviam sido colocados anteriormente
- Dramatizar: Fazer uma “Declaração de Amor à Terra”, a partir da música “Assim sem você”
Disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=RkxCFjzWtuk
- Brincar de faz-de-conta: O que você faria se fosse… (um passarinho, uma flor, um jacaré etc e visse sua casa sendo destruída)
- Aos poucos, assim como foi sendo colocado cada objeto ou figura no “Planeta”, as crianças retiram: começando pelas árvores, animais etc; deixando por último o deserto, a terra seca, sem vida. A partir dessa retirada, refletor sobre como o homem, quando não cuida da “Casa-Terra”, destrói a vida de todos.
- “A casa”, de Vinícius de Moraes, disponível no site http://www.youtube.com/watch?v=ipjly96rzxA, embora remeta à ditadura militar no Brasil, também pode ser trabalhada como ponto de reflexão sobre o que o homem está fazendo com a “Casa-Terra”
E) ARTICULANDO:
Artes: Dramatização, desenhos, fotos
Dramatizar a música de Beto Guedes, “O sal da Terra”, disponível no site:
http://www.youtube.com/watch?v=YmDct14yAhs&feature=related
Ciências:
- Cadeia alimentar
- Relação entre os seres vivos
- Necessidades dos seres vivos: alimentação, nutrientes, proteção (o que os torna vulneráveis e o que os fortalece)
Geografia:
- Movimentos da Terra
- A superfície da Terra, morada dos seres vivos e a força de gravidade
- Mudanças climáticas
- Desenvolvimento industrial e crescimento populacional e os problemas socioambientais
História:
- O homem como ser que transforma a natureza
- O homem como ser capaz de pensar e proteger/cuidar a/da natureza (como, historicamente, tem assumido esse papel)
- Os movimentos ambientalistas no mundo e no Brasil