Atividades sobre Meio Ambiente: Nosso Planeta: Nossa casa, lar de todos

0
1467

A)   OBJETIVOS:

  • Compreender a Terra como espaço-lar de toda a Vida, de todas as espécies
    Atividades sobre Meio Ambiente

    Atividades sobre Meio Ambiente

  • Compreender a importância de se cuidar da Vida em todas as suas expressões

B)   FAIXA ETÁRIA: Da Educação Infantil ao 9°Ano (com as devidas adaptações

C)   MATERIAIS:

  • Uma bola, objetos, figuras

D)   PRATICANDO:

  • Colocar na sala, com uma corda no teto, uma bola bem grande para representar a Terra. A cada dia, colocar um item colado na bola. Exemplo: uma árvore ou várias; depois, flores, água, desertos, terra, plantações, casa, pessoas, animais etc.
  • A cada elemento acrescentado, refletir sobre a sua relação com aqueles que haviam sido colocados anteriormente
  • Dramatizar: Fazer uma “Declaração de Amor à Terra”, a partir da música “Assim sem você”

Disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=RkxCFjzWtuk

  • Brincar de faz-de-conta: O que você faria se fosse… (um passarinho, uma flor, um jacaré etc e visse sua casa sendo destruída)
  • Aos poucos, assim como foi sendo colocado cada objeto ou figura no “Planeta”, as crianças retiram: começando pelas árvores, animais etc; deixando por último o deserto, a terra seca, sem vida. A partir dessa retirada, refletor sobre como o homem, quando não cuida da “Casa-Terra”, destrói a vida de todos.
  • “A casa”, de Vinícius de Moraes, disponível no site http://www.youtube.com/watch?v=ipjly96rzxA, embora remeta à ditadura militar no Brasil, também pode ser trabalhada como ponto de reflexão sobre o que o homem está fazendo com a “Casa-Terra”

E) ARTICULANDO:

Artes: Dramatização, desenhos, fotos

Dramatizar a música de Beto Guedes, “O sal da Terra”, disponível no site:

http://www.youtube.com/watch?v=YmDct14yAhs&feature=related

Ciências:

  • Cadeia alimentar
  • Relação entre os seres vivos
  • Necessidades dos seres vivos: alimentação, nutrientes, proteção (o que os torna vulneráveis e o que os fortalece)

Geografia:

  • Movimentos da Terra
  • A superfície da Terra, morada dos seres vivos e a força de gravidade
  • Mudanças climáticas
  • Desenvolvimento industrial e crescimento populacional e os problemas socioambientais

História:

  • O homem como ser que transforma a natureza
  • O homem como ser capaz de pensar e proteger/cuidar a/da natureza (como, historicamente, tem assumido esse papel)
  • Os movimentos ambientalistas no mundo e no Brasil

[grwebform url=”http://app.getresponse.com/view_webform.js?wid=3381303&u=SK7G” css=”on”/]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here