Atividades sobre o Meio Ambiente – Mural Didático de Educação Ambiental

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A) OBJETIVOS DA ATIVIDADE:

  • Contribuir com a formação dos sujeitos ecológicos.
  • Possibilitar o debate sobre as questões ambientais que nos desafiam na contemporaneidade.
    Atividades sobre o Meio Ambiente

    Atividades sobre o Meio Ambiente

  • Propiciar o desenvolvimento de ações que evidenciem relações  positivas com a vida.

B) Faixa etária: Da Educação Infantil ao 9° Ano (com as devidas adaptações)

C) Materiais:

O “mural didático” é um recurso visual muito conhecido entre os educadores e outros profissionais.

Em geral, sua forma é retangular ou quadrada – mas nada impede que receba outras formas (por exemplo: oval/redonda/esfera – imitando o formato da Terra)

Pode ser de madeira, isopor, cortiça, papelão ou isopor (puro ou encapado com feltro ou papel camurça)

Em geral, é colocado na parede (dependendo do material do mural, ele pode ser parafusado na parede ou apenas afixado com fitas adesivas)

D) PRATICANDO:

  • Organize um grupo de pessoas (os alunos ou pessoas de outros espaços) dispostas a “fazer educação ambiental”;
  • Divida tarefas: a cada semana uma pessoa (ou grupo) é responsável por pesquisar um assunto referente às questões ambientais (o assunto pode ser definido previamente: os problemas referentes ao uso irracional da água, do solo, desmatamentos, extinção de animais, plantas etc); Dessas temáticas, uma – ou mais, dependendo das possibilidades de cada grupo – pode ser escolhida para ser aprofundada em forma de projeto, articulando-se às disciplinas curriculares.
  • Coletado o material (xerocado, digitado, recortado de revistas, jornais, etc) o mesmo deve ser colocado no mural didático com alfinetes, fitas ou percevejos;
  • Quando a atividade for realizada com alunos (em escolas ou em Centros de Integração) é fundamental que haja um momento para leitura e discussão/debate sobre as matérias/notícias/dados/informações. Do mesmo modo, o debate, a reflexão coletiva não pode deixar de ser feita quando o trabalho for realizado com grupos de terceira idade, associação de bairros ou empresas etc.
  • É importante, também, que a partir das discussões, propostas de atividades, de práticas sejam elaboradas (ex: problemas com a fonte abastecedora do município: visita à empresa responsável pelo tratamento; fotos de locais onde a água está sendo poluída; carta às autoridades competentes cobrando responsabilidades, outdoor educativo dirigido à comunidade etc).
  • É fundamental que o grupo responsável pelo “Mural Didático de Educação Ambiental” o alimente com novas notícias pelo menos a cada quinze dias.
  • Quando a atividade for feita em empresas é fundamental que haja uma pessoa responsável pela organização das equipes de trabalho.
  • Quando o “Mural de Educação Ambiental” for disponibilizado em espaços públicos (parques, entradas de lojas, shoppings etc) (e sobre um tripé, por exemplo), o organizador poderá deixar uma caixinha de sugestões para que os leitores das matérias opinem. Com as opiniões coletadas, o organizador poderá organizar um panfleto virtual ou impresso ou, ainda, elaborar uma matéria e enviar para um jornal.

E) ARTICULANDO:

Artes:

  • fotos, colagens com materiais diversos (relacionados com as matérias da semana), pintura (a tinta pode ser feita com materiais ecológicos/naturais: terra, colorau (urucum), etc);
  • exposição da atividade realizada durante uma reunião com pais e professores;

Matemática: Exemplo: se o mural for sobre a água:

  • quanto se consome de água mensalmente na família, o que pode ser feito para reduzir o consumo desnecessário (desperdício) de água (acompanhar pelo talão de água);
  • quanto se consome de água na escola (empresa etc) e propor o uso racional da mesma – caso não haja –;
  • distância para obtenção da água (muita gente precisa caminhar muito para obter um copo de água). Esse não é, obviamente, um mero problema matemático, é um problema socioambiental de graves proporções;
  • percentual de pessoas/ países com acesso/sem acesso à água / esgoto tratados;
  • custos do tratamento da água

Geografia:

  • distribuição da água doce/salgada pelo Planeta, no país, Estado, cidade (é importante construir mapas, maquetes);
  • relação entre água e produção de grãos;
  • relação entre distribuição da água, seus usos políticos, produção e consumo de alimentos, fome (geografia política, física, humana);

Ciências: (naturais/sociais/da saúde)

  • relação entre água, saúde e doenças
  • água: seus usos e abusos (poluição, tratamento, distribuição)
  • águas termais e seu uso medicinal

Ensino Religioso:

  • as religiões e o uso da água em seus rituais/ritos

História:

  • a água e seu uso no processo produtivo no decorrer da história dos povos/sociedades
  • os rios da cidade (seu histórico, histórico de poluição e despoluição);
  • facilidades e dificuldades históricas dos povos e da comunidade para a obtenção de água;
  • lutas das comunidades pela obtenção de água tratada (história política)
  • legislação sobre a água (órgãos nacionais, estaduais e municipais)
  • des/conhecimento da população sobre a legislação referente à água (rearticular com matemática: gráficos, percentagens etc)

Sugestões de sites para consultas:

Categoria:  Atividades sobre o Meio Ambiente

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