Óleo Essencial de Lavanda e seus Benefícios à Saúde e Bem-Estar

0
1225

O óleo essencial de lavanda é um dos óleos essenciais mais versáteis em termos de saúde e bem-estar. Ele pode ser usado para ajudar a aliviar uma ampla gama de condições, incluindo insônia, ansiedade, dores de cabeça, dores musculares e cólicas, depressão e problemas menstruais. O óleo de lavanda também é conhecido por ter um efeito calmante sobre o sistema nervoso.
Há muitos benefícios para o óleo de lavanda que você pode colher do uso deste óleo essencial. Vamos conhecer alguns:

Alivia a ansiedade, estresse e depressão

O óleo essencial de lavanda tem um forte efeito calmante, o que o torna ideal para aliviar os sentimentos de ansiedade. Isto porque o óleo de lavanda contém compostos chamados linalol e acetato de linalil que são conhecidos por terem efeitos anti-ansiedade. Estes compostos também podem ajudar a reduzir a sensação de estresse e promover o relaxamento, tornando o óleo essencial de lavanda uma grande escolha se você estiver se sentindo estressado. O óleo essencial de lavanda também pode ajudar a melhorar o humor e aliviar os sintomas da depressão, aumentando os níveis de serotonina no cérebro. Ao inibir as enzimas que quebram a serotonina, o óleo essencial de lavanda pode ajudar a aumentar a quantidade de serotonina disponível em seu corpo, o que pode potencialmente levar à melhora do humor e reduzir o estresse e a ansiedade.
Embora o óleo de lavanda possa ter vários benefícios, ele não deve ser usado como substituto de medicamentos se você estiver se sentindo mal. Converse sempre com seu médico antes de usar qualquer novo suplemento ou remédio. Em questões emocionais, também é importante buscar uma terapia.

Ajuda a amenizar a dor de cabeça e enxaqueca

dor de cabeça e enxaqueca

O óleo essencial de lavanda (Lavendula angustifolia) tem sido usado para tratar dor de cabeça e enxaqueca desde os tempos antigos. A planta tem propriedades antivirais e antibacterianas, tornando-a uma excelente alternativa natural. O óleo de lavanda é comumente usado em aromaterapia como antisséptico e analgésico, assim como sedativo, antidepressivo e adstringente.

Algumas gotas misturadas em um difusor de óleos essenciais podem ajudar a aliviar a irritação e trazer alívio da dor.

Você também pode utilizar o óleo essencial de forma tópica, nas têmporas, pulsos, nuca, testa e sola dos pés. Se tiver pele sensível, misture com óleo carreador, especialmente óleo de coco. O óleo de lavanda também pode ser ingerido, porém antes de ingerir, verifique se a empresa fabricante recomenda sua ingestão ou procure um profissional especializado em óleos essenciais ou aromaterapeuta.

Ajuda a aliviar cólicas menstruais

É de conhecimento geral que o óleo de lavanda é ótimo para relaxamento e controle do humor, mas você sabia que também é um tratamento eficaz para cólicas menstruais? O óleo de lavanda contém compostos chamados terpenos que têm fortes propriedades anti-inflamatórias. Estes compostos são considerados responsáveis pela capacidade da lavanda de reduzir as dores menstruais. Ao reduzir a dor associada às cólicas, o óleo essencial de lavanda também pode ser capaz de reduzir a intensidade de futuras cólicas.
Embora todas as pesquisas sobre o óleo de lavanda até agora tenham se concentrado em suas propriedades anti-inflamatórias, mais estudos são necessários antes que possamos saber o quão robusto este efeito é. Como sempre, porém, é importante conversar com seu médico se você estiver preocupado com quaisquer efeitos adversos do uso do óleo essencial de lavanda.

Alivia a irritação da pele, como queimaduras e picadas de insetos

O óleo essencial de lavanda é um dos melhores óleos essenciais para suavizar irritações da pele. Ele possui propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas que ajudam a proteger a pele contra infecções. O óleo de lavanda também tem propriedades anti-inflamatórias que podem acalmar a pele irritada. Ele tem propriedades antissépticas suaves e funciona como um adstringente natural. Pode ser usado em diversos tipos de irritações de pele como queimaduras, picadas de insetos e queimaduras solares. O óleo de lavanda também pode ajudar a reduzir a vermelhidão e inflamação da pele.
Ele pode ser usado topicamente em cortes, feridas, arranhões, erupções cutâneas, eczema e psoríase. 

Conheça mais sobre os óleos essenciais e seus protocolos de uso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here