Conceitos e Princípios da Gestão da Qualidade

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2015

Considera-se que a gestão da qualidade é uma necessidade para toda a empresa. Com ela se pode desenvolver produtos e prestar serviços vendáveis, e assim, assegurar postos de trabalho de forma sustentável.

A produção industrial só terá sucesso na medida em que, ao lado da seleção dos processos de fabricação mais adequados e da qualidade assegurada com medição e inspeção, a gestão da qualidade estiver introduzida, dominada e aceita em toda a empresa. Junto do publico externo isso se evidencia pela certificação das empresas. Internamente, as medidas de gestão da qualidade levam a produtividade mais alta, um clima de trabalho mais adequado, a riscos de acidentes menores e à melhor segurança para a vida e a saúde no trabalho.

Para a empresa orientada para a defesa do ambiente e seus trabalhadores, isso significa suas responsabilidades na defesa do ambiente, reconhecer as “áreas problemas”, documentar a situação presente e agir no sentido de melhorá-la. Para isso, não basta considerar os processos produtivos, mas sim toda a cadeia de processos da empresa

Em toda parte pode-se reconhecer e reduzir aspectos ambientais, tais como:deve ser objeto de análise e melhoria.

  • nos métodos,
  • nas matérias primas,
  • nos materiais usados,
  • nos produtos e,
  • no descarte dos produtos.

Por fim, na configuração de qualquer trabalho, não se pode esquecer que ele deve, preferencialmente, ser adaptado ao ser humano. Devem-se respeitar as condições do trabalho, assim como as condições físicas oferecidas para cada colaborador.

Silva (1996) explica que a qualidade existe desde que o mundo é mundo. É possível observar que ao longo da história, o homem sempre procurou o que mais se adequasse as suas necessidades, fossem estas de ordem material, intelectual, social ou espiritual.

Considera-se que a gestão da qualidade é uma necessidade para toda a empresa. Com ela se pode desenvolver produtos e prestar serviços vendáveis, e assim, assegurar postos de trabalho de forma sustentável.

A produção industrial só terá sucesso na medida em que, ao lado da seleção dos processos de fabricação mais adequados e da qualidade assegurada com medição e

Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade

inspeção, a gestão da qualidade estiver introduzida, dominada e aceita em toda a empresa. Junto do publico externo isso se evidencia pela certificação das empresas. Internamente, as medidas de gestão da qualidade levam a produtividade mais alta, um clima de trabalho mais adequado, a riscos de acidentes menores e à melhor segurança para a vida e a saúde no trabalho.

Para a empresa orientada para a defesa do ambiente e seus trabalhadores, isso significa suas responsabilidades na defesa do ambiente, reconhecer as “áreas problemas”, documentar a situação presente e agir no sentido de melhorá-la. Para isso, não basta considerar os processos produtivos, mas sim toda a cadeia de processos da empresa deve ser objeto de analise e melhoria.

Em toda parte pode-se reconhecer e reduzir aspectos ambientais, tais como:

  • nos métodos,
  • nas matérias primas,
  • nos materiais usados,
  • nos produtos e,
  • no descarte dos produtos.

Por fim, na configuração de qualquer trabalho, não se pode esquecer que ele deve, preferencialmente, ser adaptado ao ser humano. Devem-se respeitar as condições do trabalho, assim como as condições físicas oferecidas para cada colaborador.

Silva (1996) explica que a qualidade existe desde que o mundo é mundo. É possível observar que ao longo da história, o homem sempre procurou o que mais se adequasse as suas necessidades, fossem estas de ordem material, intelectual, social ou espiritual.

Compreende-se que os requisitos da qualidade são especificados pelos clientes ou pela sociedade, em forma de expectativas e desejos. Dessa forma, a qualidade consiste no atendimento de exigências e expectativas de clientes.

O cliente espera, por exemplo, função ótima, alta segurança e confiabilidade, boa assessoria e acompanhamento, e deseja uma boa aparência do produto. Junto disso, estão também um preço máximo e um prazo de entrega aceitáveis. Para os fornecedores, os requisitos da gestão da qualidade geram custos que nem sempre são compatibilizáveis com as expectativas de preço dos clientes.

Qualidade, portanto, consiste na adequação ao uso. Na conformidade às exigências. É o produto projetado e fabricado para executar apropriadamente a função designada (RIBEIRO, 1994)

Se um produto ou serviço é projetado e executado para atingir um uso especifico, e para que se tenha certeza que as especificações foram atendidas, torna-se necessário que se estabeleçam verificações ou que se tenham garantias de que o produto final está conforme o estabelecido.

A natureza de um produto é então determinada pela totalidade dos característicos de qualidade.

Enfoques do conceito de qualidade

Vários estudiosos têm apresentado definições para a palavra Qualidade. Cada um tem buscado identificá-la no seu ramo de atuação. Algumas das principais conceituações são:

TeóricoConceito
JuranQualidade é adequação ao uso
FeigenbaumQualidade é uma maneira de se gerenciar os negócios da empresa. Aprimoramento da Qualidade só pode ser alcançado em uma empresa com a participação de todos.
CrosbyQualidade consiste na conformidade com especificações e não elegância.
DemingQualidade é sentir orgulho pelo trabalho bem feito. Aprimoramento da qualidade eleva a produtividade.
Cerqueira NetoQualidade é medida pelo custo de fazer coisas erradas.

Resumindo, todos os conceitos de qualidade podem ser agrupados em cinco modos distintos de enfoque, que seriam:

  • Enfoque transcendental: Qualidade é sinônimo de “excelência nata”. Ela é absoluta e universalmente reconhecida. Enfoque ligado às artes de maneira geral;
  • Enfoque baseado no produto: a qualidade é definida como variável precisa e mensurável, e as diferenças na Qualidade refletem-se nas características de um produto.
  • Enfoque baseado no usuário: qualidade está nos olhos de quem observa, ou seja, o cliente. Ela está associada a uma visão subjetiva baseada nas preferências pessoais. Supõe-se que os produtos e/ou serviços que mais e melhor preencham as expectativas e as necessidades do consumidor são aqueles de alta Qualidade.
  • Enfoque baseado na fabricação: Qualidade é “conformidade com especificações”, seja para um produto ou um serviço. Uma vez que as especificações tenham sido estabelecidas, qualquer desvio significa perda de Qualidade.
  • Enfoque baseado no valor agregado: um produto ou um serviço de Qualidade é aquele que apresenta desempenho esperado a um preço aceitável (para o cliente) e/ou conformidade às especificações a um custo aceitável (para o fornecedor).

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