Empreendedorismo Verde, o que é?

0
1102

Podemos fazer a seguinte pergunta, empreendedorismo verde, o que é? Não há uma definição única de negócio verde, mas geralmente é um negócio cujo modelo de negócio principal aborda uma questão ambiental ou social – isto é, melhora a eficiência energética ou de recursos, reduz emissões de gases de efeito estufa, diminui o desperdício ou poluição, protege ou restaura ecossistemas, promove locais cultura, ou apoia comunidades.

Um negócio é a atividade de compra e venda de bens e serviços para obter lucro (ou seja, ter uma renda ou receita superior aos custos). Todos os negócios devem ser financeiramente viáveis. Sem esta pré-condição básica eles não podem se sustentar, pagar sua equipe e continuar a produzir produtos ou oferecer serviços para o mercado.
Algumas empresas SOMENTE se preocupam com isso. Ou se preocupam apenas com o bem-estar de seus funcionários ou com seus impactos ambientais onde afeta sua produção, reputação e vendas e, portanto, seus lucros.

Então, onde se encaixa a sustentabilidade?

O desenvolvimento sustentável (e o desenvolvimento de negócios sustentáveis) foi definido de várias maneiras. Frequentemente, a definição citada é: “desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de gerações futuras para atender às suas próprias necessidades”.

Um negócio sustentável se esforça para equilibrar os benefícios econômicos (financeiros), sociais (pessoas) e ambientais (biodiversidade, ecossistemas) como parte de seu objetivo principal de negócios.

Para um negócio ser sustentável, não deve explorar recursos ou pessoas para melhorar as margens de lucro. Um negócio sustentável sabe que não pode esgotar os recursos naturais, as rápido dos que eles podem ser gerados. Da mesma forma, vendo a si mesmo como parte da comunidade mais ampla, ele garante que seus funcionários sejam pagos de forma justa e tenham boa qualidade de vida.

Uma empresa verde normalmente levará em consideração pontos a seguir:

• Incorporar princípios de sustentabilidade em suas decisões de negócios e monitorá-los ativamente.
• Pagar aos funcionários um salário justo pelo trabalho que realizam e garantir que sejam capazes de manter uma boa e equilibrada vida profissional.
• Distribuir benefícios de forma equitativa em toda a cadeia de valor.
• Maximizar os benefícios sociais da empresa (por exemplo, empregando grupos marginalizados). Alguns negócios estabelecem fundações para ajudar nisso – mas, um negócio sustentável não limita suas atividades sociais apenas para doações de caridade – busca todas as oportunidades para aumentar os benefícios sociais do negócios em suas operações do dia-a-dia.
• Fornecer produtos e serviços ecológicos e/ou locais que substituam a demanda por produtos não verdes ou produtos e serviços importados.
• Ajudar sua comunidade a se tornar mais sustentável (por exemplo, reduzindo o uso de energia ou água, ou reduzindo resíduos ou poluição).
• Fazer esforços para reduzir o uso de recursos (energia, água, materiais) e reabastecer, melhorar ou substituir um recurso ambiental que é usado pela empresa (por exemplo, replantando árvores, aumentando a fertilidade do solo, usando energia renovável).
• Assumir um compromisso duradouro com os princípios ambientais em suas operações comerciais. Estes irão frequentemente ser detalhados em uma Política de Sustentabilidade ou Ambiental disponível ao público e atualizada regularmente.

Tecnologias para um empreendedorismo verde

Poderíamos facilmente dizer que o Empreendedorismo Verde está mais fácil do que nunca. Considerando não apenas o problema ambiental, mas também as crises atuais, percebemos que as pessoas estão mais inclinadas para os empreendimentos sociais e verdes. No final das contas, um jovem empreendedor precisa ser capaz de responder à pergunta: “como minha empresa ajuda a resolver os problemas ambientais e sociais?”. E existem muitas maneiras de fazer isso. Tudo o que você precisa fazer é permitir que a criatividade e a inovação sejam combinadas. A coisa boa sobre o empreendedorismo verde moderno é o fato de que, com a tecnologia de hoje, a gama de ideias potenciais cresceu. As pessoas agora podem usar tecnologias novas e inovadoras para criar novos modelos que irão economizar energia, resolver problemas existentes e, claro, prever problemas futuros que podem ocorrer.

Educação é importante

Mais uma vez, vemos que a educação é importante e pode ser uma ótima forma de valorizar práticas e atividades. Os empreendedores que desejam se tornar empreendedores verdes precisarão aprender sobre todos os problemas e tecnologias atuais que podem ajudar a resolvê-los. Eles precisarão identificar a natureza de seus negócios e apresentar atividades focadas em sua especialidade. Mais importante ainda, o Empreendedorismo Verde precisará ter um impacto de longo prazo. Criar uma solução para um problema que simplesmente não será aplicável nos próximos anos não é uma opção quando se trata de desenvolvimento sustentável e talvez de aprimoramento e alteração das práticas atuais. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here