Energia Renovável: Países com melhor índice

0
1043

Energia renovável e energias sustentáveis são termos muito utilizados nos dias atuais. Mas o que exatamente querem dizer? Será que os países estão levando a sério estas

energia renovável

Energia Renovável

formas de energia?

EUA Energy Information Administration (EIA) estima que, em 2008, 10% do consumo mundial de energia era de fontes de energia renováveis. Para 2035 estima-se que a utilização de energias renováveis no mundo será de aproximadamente 14%.

Quais são as fontes de energia renováveis?

Não são energias renováveis e tendem a desaparecer devido à sua larga utilização:petróleo, carvão e gás natural.

Por outro lado, os vários tipos de energias renováveis, ou sustentáveis, como a eólica e energia solar, estão constantemente sendo renovadas e nunca acabarão.

O sol é a principal fonte de energia renovável. A energia solar pode ser aproveitada através da utilização de painéis solares diretamente para o aquecimento e iluminação, bem como para a geração de eletricidade, mas também o calor do sol impulsiona os ventos, cuja energia é capturada com turbinas eólicas.

Nem todos os recursos energéticos renováveis vêm do sol: há também a energia provinda do hidrogênio, a energia geotérmica e a energia dos oceanos.

Mas, por quê energia renovável?

Porque são fontes limpas de energia, o que significa que têm um impacto ambiental muito menor do que as tecnologias convencionais de energia. As energias renováveis não vão acabar e seus custos giram em torno de materiais e mão de obra para as instalações em vez de importações de energia caras.

Quais países tem melhores índices na utilização de energia renovável?

1. Estados Unidos: 24,7% do total mundial
Os EUA tem aumentado o uso de fontes alternativas de energia devido o incentivo do governo federal e governos estaduais, bem como impostos locais e outros incentivos. Isso apesar do fato de que as tentativas de aderir aos acordos internacionais ou introduzir a longo prazo reduções das emissões em grande escala terem enfrentado oposição no Congresso e no setor privado.

2. Alemanha: 11,7% do total mundial
A Alemanha tomou uma decisão histórica, quando o país decidiu eliminar gradualmente a energia nuclear em favor de fontes alternativas até 2022. Ironicamente, é o único país do bloco econômico G-20 que projeta um declínio no investimento em energia limpa, em parte porque já fez bastante como um dos primeiros líderes em energia renovável.

3. Espanha, 7,8% do total mundial
A energia eólica se tornou a maior fonte de geração de eletricidade da Espanha, embora o país ainda importa a maior parte de sua energia. Produtores espanhóis também estão construindo turbinas e instalando parques eólicos.

4. China: 7,6% do total mundial
A China ergue 36 turbinas eólicas por dia e está construindo uma rede elétrica nova e robusta para enviar energia a milhares de quilômetros em todo o país. A partir dos desertos do oeste para as cidades do leste. Até 2020, a China objetiva fornecer 15% da energia do país provinda de fontes alternativas.

5. Brasil: 5% do total mundial
O Brasil tem impulsionado grandes investimentos no setor de energia eólica por meio de leilões públicos de contratos e também está trabalhando para atrair investimento estrangeiro em energia solar. O país também fez uma promessa para ter energia solar em todos os 12 locais que sediarão a Copa do Mundo de 2014.

Por: Amarildo Ferrari


Fonte: Care2

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here