O ensino das habilidades socioemocionais tem se tornado cada vez mais importante nas escolas, principalmente em períodos onde a tecnologia pode barrar esses sentimentos e deixá-los ‘robotizados’.
Devemos compreender, também que, além do conhecimento acadêmico, os alunos precisam ter inteligência para enfrentar as demandas do mundo contemporâneo, que exige uma série de competências que saem do conhecimento técnico.
Algumas dessas diretrizes têm a ver com: trabalho em equipe, resolução de problemas de forma criativa, comunicação efetiva e gestão das próprias emoções. Essas habilidades são imprescindíveis quanto ao uso de copo de papel biodegradável para o meio ambiente.
Ficou curioso e deseja compreender melhor o tema para levá-lo para todas as áreas da vida, seja na escola, na faculdade, no trabalho ou nos relacionamentos pessoais? Então, siga conosco.
O que são habilidades socioemocionais?
Habilidades socioemocionais são um conjunto de competências que envolvem as emoções, o pensamento crítico, a resolução de problemas, a empatia, a comunicação, a colaboração e a capacidade de estabelecer relações saudáveis com outras pessoas.
São consideradas essenciais para o desenvolvimento, permitindo que tenham um melhor desempenho, seja dentro de uma empresa de polia de ferro, numa loja de cosméticos ou qualquer outra. Dito isso, vale a pena listar quais as principais:
Começando com o autoconhecimento, que é a capacidade de compreender e lidar com as próprias emoções, pensamentos e comportamentos, como se fosse um acoplamento flexível. Seguido pelo autogerenciamento e o controle das emoções, estabelecendo metas e trabalhando para alcançá-las.
Empatia e relacionamentos interpessoais seguem o mesmo padrão, pois tem a ver com o jeito com que cada um se coloca no lugar do outro, reconhecendo as emoções e necessidades do próximo e, ao mesmo tempo, com a manutenção dessas amizades de forma saudável e positiva.
Os quatro últimos de nossa lista, e não menos importantes, tem a ver com:
- Pensamento crítico: a capacidade de analisar informações, questionar e avaliar ideias e argumentos;
- Tomada de decisão responsável: a capacidade de tomar decisões considerando as consequências e os impactos que elas terão nas outras pessoas e na sociedade;
- Comunicação: a capacidade de expressar ideias e sentimentos de forma clara e eficaz, e de ouvir e compreender a comunicação dos outros;
- Trabalho em equipe: a capacidade de trabalhar com outras pessoas em busca de um objetivo comum, colaborando, compartilhando ideias e solucionando problemas juntos.
A importância do ensino de habilidades socioemocionais
Agora que compreendemos melhor o que são as habilidades socioemocionais, que tal atrelarmos isso ao ensino desse conceito? Dentro das salas de aula, seja no ensino fundamental, médio ou em um curso que lide com tanque de encolhimento, certamente elas desenvolveram os alunos.
Tudo porque permite que aprendam sobre características que, muitas vezes, estavam esquecidas ou negligenciadas. Valeria a pena termos uma consciência maior e colocarmos em nossas grades curriculares, pois são o cerne para uma sociedade justa e digna.
Desenvolvimento das habilidades socioemocionais
Essas são competências que envolvem a capacidade de lidar com as próprias emoções e de se relacionar com os outros de forma saudável. E incluem a capacidade de se comunicar de forma clara e efetiva, de trabalhar em equipe, de resolver conflitos de maneira saudável e de se adaptar a mudanças.
Por exemplo, imagine que seja dono de uma padaria, fique o dia todo atrás de um balcão pequeno, mas tenha a sensibilidade de dar um sorriso ou um bom dia para os clientes. Isso mudará tudo e poderá até retê-los ao longo do tempo.
Isso tudo começa em casa, com a família, mas é na escola que terão a oportunidade de praticá-las e de aprimorá-las. É importante que os professores incluam o ensino das habilidades socioemocionais em suas práticas pedagógicas.
Importância do ensino das habilidades socioemocionais
Para desenvolver as habilidades socioemocionais em sala de aula, os professores podem adotar uma série de estratégias pedagógicas. E, mesmo que não esteja na grade curricular, pense na formação a longo prazo.
A matemática, a física, a língua portuguesa, a arte, a história… tudo isso deve ser ensinado, mas o respeito e a compreensão de que cada pessoa é diferente das outras, também é algo primordial, para contemplarmos um futuro sem cidadãos preconceituosos e com a mente fechada. Por isso:
- Trabalhar em equipe é uma das melhores maneiras de desenvolver as habilidades socioemocionais. Os alunos aprendem juntos, se comunicam de forma efetiva e resolvem conflitos de maneira saudável;
- Dar liberdade para que os professores possam propor desafios e problemas para que os alunos saiam do terreno comum. O pensamento crítico e a capacidade de encontrar soluções criará um cidadão responsável;
- Desenvolver a empatia é importante, pois todos terão mais facilidade em se colocar no lugar do outro e a entender suas emoções. Os professores podem promover atividades que estimulem a empatia, como jogos de interpretação de personagens, por exemplo.
Com tudo isso dito, tanto os docentes, quanto a direção e os pais, precisam entrar no comum acordo e reavaliar não só a sociedade, mas o que querem para o futuro desses meninos e meninas.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.