A ISO 14040:2006 descreve os princípios e procedimentos necessários para a Avaliação do Ciclo de Vida do produto (ACV).
A Análise do Ciclo de Vida do Produto (ACV) aborda todos os potenciais aspectos e impactos ambientais ao longo de todo um ciclo de vida do produto, compreendendo as atividades de extração e aquisição da matéria prima, bem como a produção, utilização, reciclagem e por último a disposição final.
A Análise do Ciclo de Vida do Produto busca analisar cientificamente as questões ambientais ligadas a um produto ou processo, evitando um olhar superficial do seu impacto, a partir de um processo que inclui:
- Compilação de um inventário sobre materiais e energias relevantes inseridas e emissões ambientais;
- Avaliação do impacto ambiental associado com o consumo e emissões identificadas;
- Interpretação dos resultados sobre o impacto do produto ou processo.
Impactos Ambientais a serem considerados numa análise do ciclo de vida do produto
- Impactos sobre os recursos naturais renováveis e não renováveis
- Potencial de aquecimento global
- Potencial de deterioração da camada de ozônio
- Potencial de acidificação
- Potencial de criação foto-química de ozônio
- Uso de energia e água
- Toxicidade (humana, terrestre, aquática, etc)
Objetivos gerais da Análise do Ciclo de Vida do Produto
- Obtenção de informação chave e específica associada à produção de bens.
- Identificação dos pontos críticos nos processos produtivos.
- Otimização do sistema a curto prazo e redução do impacto ambiental.
- Planejamento estratégico a longo prazo.
- Ingressar em nichos de mercado diferenciais
- Oferecer aos consumidores uma informação clara, pertinente e utilizável.
Vantagens e Benefícios da Avaliação do Ciclo de Vida do Produto
- Desenvolvimento e melhoria dos produtos
- Planejamento estratégico: otimização de processos e diminuição de riscos associados à competitividade com produtos similares.
- Marketing e publicidade: melhoria na imagem da marca
- Acesso a mercados internacionais e cumprimento de normais ambientais atuais e futuras.
- Ingresso a nichos de mercados diferentes: possibilidade de ampliar o mercado.
- Seleção de indicadores de desempenho ambiental específicos para cada produto
Referência: http://www.conservacionycarbono.com/analisis-del-ciclo-de-vida-iso-14040