ISO 14040 – Análise do Ciclo de Vida do Produto

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A ISO 14040:2006 descreve os princípios e procedimentos necessários para a Avaliação do Ciclo de Vida do produto (ACV).
A Análise do Ciclo de Vida do Produto (ACV) aborda todos os potenciais aspectos e impactos ambientais ao longo de todo um ciclo de vida do produto, compreendendo as atividades de extração e aquisição da matéria prima, bem como a produção, utilização, reciclagem e por último a disposição final.

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Ciclo de Vida do Produto ISO 14040

A Análise do Ciclo de Vida do Produto busca analisar cientificamente as questões ambientais ligadas a um produto ou processo, evitando um olhar superficial do seu impacto, a partir de um processo que inclui:

  • Compilação de um inventário sobre materiais e energias relevantes inseridas e emissões ambientais;
  • Avaliação do impacto ambiental associado com o consumo e emissões identificadas;
  • Interpretação dos resultados sobre o impacto do produto ou processo.

Impactos Ambientais a serem considerados numa análise do ciclo de vida do produto

  • Impactos sobre os recursos naturais renováveis e não renováveis
  • Potencial de aquecimento global
  • Potencial de deterioração da camada de ozônio
  • Potencial de acidificação
  • Potencial de criação foto-química de ozônio
  • Uso de energia e água
  • Toxicidade (humana, terrestre, aquática, etc)

Objetivos gerais da Análise do Ciclo de Vida do Produto

  • Obtenção de informação chave e específica associada à produção de bens.
  • Identificação dos pontos críticos nos processos produtivos.
  • Otimização do sistema a curto prazo e redução do impacto ambiental.
  • Planejamento estratégico a longo prazo.
  • Ingressar em nichos de mercado diferenciais
  • Oferecer aos consumidores uma informação clara, pertinente e utilizável.

Vantagens e Benefícios da Avaliação do Ciclo de Vida do Produto

  • Desenvolvimento e melhoria dos produtos
  • Planejamento estratégico: otimização de processos e diminuição de riscos associados à competitividade com produtos similares.
  • Marketing e publicidade: melhoria na imagem da marca
  • Acesso a mercados internacionais e cumprimento de normais ambientais atuais e futuras.
  • Ingresso a nichos de mercados diferentes: possibilidade de ampliar o mercado.
  • Seleção de indicadores de desempenho ambiental específicos para cada produto

Referência: http://www.conservacionycarbono.com/analisis-del-ciclo-de-vida-iso-14040

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