Como o Whatsapp Business pode trazer resultados positivos para seu negócio

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Como empreendedor, você já deve ter percebido a importância que se tem ao implementar o Whatsapp Business em seu negócio, sendo um dos mensageiros eletrônicos mais utilizados em todo o território nacional. 

Com uma base de usuários abrangente, uma empresa que não disponibiliza o Whatsapp Business em seu negócio está perdendo muitas vendas, e diminuindo a possibilidade de contato com os leads, os potenciais clientes, que sempre buscam por informações de forma facilitada. 

A implementação do Whatsapp Business em seu negócio, você acaba ganhando uma ferramenta eficiente, voltada para atender clientes e fornecedores, com a facilidade de manter um número comercial, que pode ser utilizado apenas no horário que melhor lhe convém. 

Qual é o objetivo do aplicativo WhatsApp Business?

Lançado em janeiro de 2018, o aplicativo Whatsapp Business tem como objetivo facilitar a comunicação entre clientes e empresas, pequenas, médias e grandes.

O download é gratuito, e está disponível para usuários de diferentes plataformas de celular, que podem pensar onde encontrar “conserto de tv próximo a mim” e encontrar um número de Whatsapp Business a solução.

Semelhante ao Whatsapp Messenger, a implementação do Whatsapp Business em seu negócio foi desenvolvido para oferecer recursos a mais, com o objetivo de ajudar empreendedores a se organizar e reduzir o tempo gasto respondendo às mesmas perguntas de clientes diferentes.

O aplicativo dedicado aos negócios tem um perfil voltado exatamente para esse setor. Como outras plataformas de rede social, a presença do Whatsapp Business em seu negócio propõe a exibição das informações mais importantes, entre as quais:

  • Cardápio;
  • Descrição empresarial;
  • E-mail;
  • Horário de funcionamento;
  • Localização;
  • Site. 

Outro recurso presente no Whatsapp Business em seu negócio se refere a respostas rápidas, que permitem que se salve informações que são encaminhadas frequentemente para os usuários. 

Dessa forma, você pode responder de forma mais rápida a perguntas recorrentes, com esforço mínimo e eficiência máxima. Isso economiza tempo para se concentrar nos negócios, e não cria uma expectativa sobre os clientes. 

Outros recursos do aplicativo incluem marcadores, para ajudar a organizar seus contatos ou bate-papos, e mensagens automatizadas. 

Essas mensagens são preenchidas de forma antecipada, sendo enviadas quando você não consegue responder. Assim, os clientes acabam por saber quando é mais provável eles receberem uma resposta de fato. 

Além disso, há outras características do Whatsapp em seu negócio que valem a pena colocar em detalhes. 

Formalização de identidade de marca

A partir da criação de uma conta no Whatsapp Business em seu negócio, junto com uma foto do perfil, ou o logo da empresa, é possível usar a mesma de outras plataformas sociais, o que torna a formalização da identidade da marca.

Esse primeiro passo facilita que os clientes possam lembrar e reconhecer você, e sua empresa de consultoria empresarial, se for o caso, quando ela se faz necessária. 

Importante reforçar o emprego de detalhes sobre a empresa, como nome comercial, endereço, categoria, descrição, e-mail e link para o site. Isso cria uma identidade consistente da marca em si. 

Nenhum empreendedor deseja ser ignorado, ou receber a marca de spam e tomar um bloqueio dos usuários, só porque esses destinatários não reconhecem a marca.

Conexão facilitada entre cliente e empresa

O WhatsApp Messenger é um aplicativo de mensagem devidamente estabelecido entre usuários de celulares smartphones, sendo uma plataforma usada por pessoas para se conectar com amigos e familiares, assim como colegas de trabalho e conhecidos em geral.

Como mensageiro eletrônico que caiu nas graças da maioria da população online, como proprietário de uma empresa de portaria, você deve pensar em comercializar produtos e serviços para clientes formalizados.

Uma vez que o Whatsapp Business em seu negócio está em pleno funcionamento, é possível melhorar a taxa de engajamento dos clientes. 

Com uma estratégia de marketing direcionada para esse aplicativo, ela possibilita o auxílio a clientes antes, durante e após uma compra, de maneira proativa e intuitiva. 

Envio uma mensagem com inteligência

O objetivo é manter seus consumidores atraídos em sua marca, transformando-os de leads, ou seja, clientes potenciais, em consumidores fiéis.

Isso pode ser alcançado a partir do fornecimento de conteúdo promocional, educacional e divertido, como cupons de desconto, alertas de novidades, vendas com desconto, bastidores, questionários e conversas para receber insights e demandas.

Por isso, é importante que as mensagens sejam planejadas de forma estratégica, a fim de evitar que sejam persistentes a ponto de extrapolar a paciente dos destinatários.

De acordo com cada empresa de suporte em ti, existe um limite de mensagens ao longo de uma semana, e essa frequência deve ser medida por meio dos questionários mencionados anteriormente. 

Caso o envio seja de forma excessiva, pode ocorrer em ter um destinatário que bloqueia o número, ou que cancela a inscrição da sua lista. 

Vale lembrar que a qualidade sobrepõe a quantidade

Tom casual no Whatsapp Business em seu negócio

Antes de tudo, o Whatsapp Business em seu negócio continua sendo um mensageiro eletrônico, que muitas pessoas utilizam para se comunicar com os familiares e amigos. Mas também com empresas como a sua. 

Ou seja, ela possui um certo tom informal, e deve ser levado em consideração, mesmo quando se trata de empresas de energia solar em Fortaleza, ou qualquer outro lugar.

Ao mesmo tempo, também é importante que sua empresa não perca o contato com sua identidade de marca ao tentar adicionar um toque casual às suas mensagens. 

Em vez disso, recomenda-se que você use uma linguagem casual no seu Whatsapp Business em seu negócio, com a permissão de inserir emojis, sem exagero, para parecer amigável e, enfim, manter uma perspectiva profissional. 

Mensagens curtas e agradáveis de se receber

Dentro do bom senso, todo mundo gosta de receber uma mensagem de bom dia, boa tarde ou boa noite. 

Com textos curtos, é possível manter suas mensagens diretas ao ponto sobre a importância do insulfilm janela residencial, seja em quartos ou salas de estar, sem qualquer embromação. As pessoas não têm tempo ou atenção suficiente para ler textos longos e muito superficiais.

Os consumidores podem estar verificando o WhatsApp em movimento ou olhando intermitentemente para seus telefones com outras tarefas em mãos. 

Sendo assim, é melhor manter as mensagens do WhatsApp curtas e a ponto de não levar mais de 8 a 10 segundos do tempo do seu consumidor.

Uma mensagem desejando bom trabalho, e com uma oferta acessível pode ser tudo que um consumidor precisa naquele momento. Ou que pode ser lembrado ao final da tarde ou começo da noite.

Ninguém resiste a mensagens criativas

A taxa de abertura de mensagens no Whatsapp é alta, o que reflete em taxa de cliques e conversão de clientes. 

Quando o Whatsapp Business em seu negócio é comparado com redes sociais e e-mails, os números comprovam o potencial que esse mensageiro eletrônico possui, já que coloca sua empresa na frente dos clientes pela facilidade a que se propõe.  

Mas não é só enviar mensagens no WhatsApp que você vai conseguir esses resultados. Suas mensagens precisam ser criativas, com um contexto claro que pode ser sobre o projeto de robô aspirador de pó para facilitar a limpeza residencial.

O WhatsApp tem muitos recursos, com possibilidade de envio de:

  • Adesivos;
  • Documentos;
  • Emojis, 
  • Gifs;
  • Imagens;
  • Localização.

Com a ajuda do WhatsApp Business em seu negócio,  você pode aproveitar cada um desses recursos para tornar suas mensagens mais atraentes no visual. 

Para garantir que as mensagens não percam o contexto, inclusive mensagens referentes à empresa, os produtos e serviços oferecidos, e as promoções que podem ser aproveitadas pelos destinatários. 

Envolva seus clientes

O WhatsApp Business em seu negócio é a ferramenta ideal para manter uma conversa bidirecional 

Mesmo que você possa enviar conteúdo promocional, educacional e de entretenimento, ele é amplamente usado por indivíduos para buscar suporte ao cliente antes, durante e depois de uma compra. 

Mantenha um equilíbrio de respostas automatizadas, com suporte de um atendimento humano para que possa apresentar soluções, quando forem necessárias, e a possibilidade de incentivar mais vendas.

Benefícios do WhatsApp Business em seu negócio

Quando se trata de pequenas empresas, a princípio, os recursos, assim como o tempo, podem ser limitados. 

Como as possibilidades que se apresentam a partir da instalação do Whatsapp Business em seu negócio, como respostas rápidas e automatizadas, você pode economizar tempo para si mesmo, assim como para funcionários e clientes. 

A configuração do Whatsapp Business permite que sua empresa de vending machines tenha resposta durante todos os dias da semana, em qualquer horário, sem muito esforço. 

Caso você, ou sua equipe de trabalho, esteja impossibilitado de responder imediatamente, às expectativas dos clientes passam a ser gerenciadas, desde que não sejam negligenciadas. O próprio aplicativo informa, de alguma maneira, que sua empresa entrará em contato.

Vale lembrar que o WhatsApp Business em seu negócio oferece ferramentas simples para mostrar estatísticas, incluindo quantas mensagens foram entregues e lidas. 

Isso ajuda você a se concentrar no que funciona e no que pode receber ajustes, permitindo a personalização de campanhas de marketing digital, utilizando métodos que você sabe que trazem resultados.

Conclusão

Ao considerar o uso do Whatsapp Business em seu negócio, tudo se resume a cada empresa individual. 

Se você tiver tempo e capacidade, o aplicativo pode ser a ferramenta perfeita para você, para sua empresa, para seus funcionários e, mais importante, para seus clientes.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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