Em Defesa das Florestas

0
1784
Autor: Vinícius Duarte Pires
 
É muito fácil falar da importância das florestas, pois os benefícios são de fácil observação.
Todos podem perceber que próximo a uma área de mata as temperaturas são mais amenas, os níveis de ruído são menores, tem uma umidade relativa maior que as áreas externas a essa.
“As temperaturas baixas no interior das florestas são as responsáveis pela umidade relativa do ar mais alta. Por isso, as florestas são mais úmidas mesmo que a temperatura do ponto de orvalho e a pressão do vapor d’água ambiental sejam aproximadamente iguais às da área externa.” (Associação dos Fumicultores do Brasil – http://www.sefloral.com.br/ea01071811.htm )
Porem algumas característica são mais difíceis de se perceber por qualquer pessoa. A partir deste ponto temos que mostrar a essas pessoas a necessidade de se conservar e recuperar áreas de floresta.
Temos que pensar em áreas de floresta não como se pensa os madeireiros (quanto ela pode dar de lucro) e sim demos pensar o quanto iremos perder se ela acabar.florestas
O setor agropecuário podem perceber os benefícios que a floresta pode causar às suas atividades. No caso da criação de gado manter florestas é benéfico no topo-de-moros, pois aumenta a infiltração de água e diminui a erosão nestas áreas. Já as matas ciliares são de obrigação a conservação destas, alem disso a conservação e recuperação dessas também é benéfico para o agropecuarista, porque a mantença dessas pode diminuir problemas com a perda de solo das margens e ajudará a manter o nível dos rios, córregos, lagos e demais cursos d’agua. Alem de ajudar nos itens acima as arvores fornecem sombra para o gado, nas pastagem, fato que ajuda os animais, principalmente os de origem européia, a suportarem o clima tropical.
Formas de atuação da floresta para com o ambiente:
• Favorece infiltração da água
• Tem potencial madeireiro
• Tem potencial para produção de medicamentos
• Potencial genético de espécies nativas e exóticas
• Interceptação da radiação solar
• Controle de precipitação e ventos intensos e da umidade
• Absorção de gases poluentes
• Liberação de oxigênio
• Nas áreas urbanas, ajuda no controle de doenças respiratórias e doenças de veiculação hídrica
• Aumenta a capacidade de armazenamento de água
• Faz filtragem natural das águas pluviais
• Sustentação do solo no controle de erosão, através das raízes e da serapilheira
• Bem estar através da sensação de bem-estar pela paisagem natural
Não podemos esquecer que a floresta faz parte de nossa herança cultural. Apesar dessa herança já ter sido bastante degradada, ela ainda tem salvação. Devemos começar a recuperar as áreas de floresta e interligá-las com as poucas áreas que ainda estão conservadas, para com isso conseguirmos dar a fauna que vive dela, uma chance de sobreviver.
Existem muitos artigos que mostram que a nossa fauna encontra-se ilhadas em pequenas áreas de conservação. Grande parte dessa fauna nem é catalogada ainda e poderá sumir sem que ninguém saiba da sua existência e quais os benefícios estes seres poderiam trazer para nós.
“O papel da floresta no equilíbrio dos ecossistemas sempre ocupou um lugar de destaque. No entanto, a floresta também exerce influência importante na vida urbana e rural, embora somente nas últimas décadas tenham sido dada a devida atenção sobre a influência que promovem sobre o clima, solo e a água, motivada provavelmente pela crescente industrialização e urbanização, pelo aumento da população e da complexidade urbana, e das necessidades de melhoria na qualidade de vida da população. A importância das florestas no balanço hídrico não está ligada ao aumento da água no solo, ou da precipitação, mas ao efeito regulador que as florestas exercem sobre esse balanço. Na floresta Amazônica, que ocorre em extensas áreas, é provável que 50% do vapor da água que se transforma em chuvas sejam provenientes da evapotranspiração da própria vegetação, exercendo, dessa maneira, papel importante no transporte vertical do vapor de água para a atmosfera e para a precipitação média anual.” ( http://www.sefloral.com.br/ea01052210.htm )

Acredito que a melhor forma de “abrir os olhos” para os problemas das florestas é a falta de consciência da maior parte da população, mas esta pode ser conseguida através de campanhas de educação ambiental desde as escolas até nos meios de comunicação.

As pessoas devem ver que existe maneiras de conservar o meio ambiente e que isto só pode trazer benefícios para eles e para seus filhos.

Na Europa muitas pessoas pensam assim.

“A University College London, através do Center for Social and Economic Research on Global Environment, fez uma pesquisa em 500 domicílios europeus, que responderam à seguinte pergunta: quanto vocês estariam dispostos a pagar anualmente para um fundo ambiental da Organização das Nações Unidas (ONU) para preservar 5% da Amazônia? Para outros 500, indagaram qual seria a quantia que eles desembolsariam para conservar 25% da floresta. Daí temos o dado que mostra que cada família dos países ricos estaria disposta a pagar um valor médio de US$ 30 a 50 por ano para garantir a preservação da floresta. Observando-se que há 400 milhões de hectares na Amazônia e 400 milhões de famílias nos países ricos, conclui- se que cada hectare seria remunerado em, no mínimo, US$ 30. Esse valor é maior do que o obtido com o extrativismo”. (Mota2008 – http://www.insightnet.com.br/brasilsempre/numero23/mat02.htm )

Estamos sofrendo com os problemas com o efeito estufa e para as florestas é ainda pior, pois a elevação da temperatura pode causar extinção de muitas espécies de seres vivos, também pode aumentar o numero de queimadas e estes problemas chega até os mares que estão perdendo seu corais o que levará a danos ainda maiores.

O governo também tem suas obrigações em relação à conservação das florestas. É dele a obrigação de fiscalizar agricultores e madeireiras. Muitas vezes a sociedade faz seu papel, denunciando aqueles que praticam crimes ambientais, mas suas denuncias muitas vezes nem são apuradas.
A conservação de áreas de floresta alem de ser bem vista pela sociedade, pode também ser lucrativo para as empresas que a fazem, através de propagandas que atrairão mais clientes para as empresas, através de venda de créditos de carbono, turismo ecológico e inúmeras outras formas.

A conservação das florestas é vantajoso para todos os cidadãos do mundo mas muitas vezes os donos das terras não o acha lucrativo. Portanto temos que pensar de acordo com o que vimos na citação anterior. Quanto estamos disposto a pagar pela conservação? As áreas de florestas não estão somente na mão de latifundiários, estão também nas mãos de pequenos agricultores, aldeias indígenas e na mão do governo. Mas não acho que nós, moradores dos paises que ainda possuem florestas, devemos pagar pela conservação sozinhos. Acho que os paises que já acabaram com seus ecossistemas deveriam pagar muito mais que nós. Falo em valores monetários que seriam gastos em projetos ambientais e para pagar às pessoas que preservam a natureza.

É muito fácil falar de conservar ecossistemas, mas o temos que fazer é agir, de todas a formas que podemos.

Você já plantou sua árvore? Não? Está esperando o quê?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here