Google ADS: aprendendo a anunciar do 0

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Em um reposicionamento de marca, o Google ADS substituiu o Google AdWords, voltado para anúncios e lances focados em palavras-chave.

Apesar da mudança do nome, a ferramenta continua sendo uma plataforma eficiente para empresas e empreendedores que querem expandir o marketing digital e investir em campanhas pagas de forma assertiva.

Há outras mudanças no processo, que facilitam a vida de profissionais que trabalham com marketing digital, assim como pessoas que possuem um mínimo de noção com internet e tecnologia, para que possam divulgar a empresa da melhor forma possível. 

O que é de fato o Google ADS?

O Google Ads é um programa de publicidade online, no qual os anunciantes podem divulgar marcas, empresas, produtos e serviços no ambiente digital.

Com a possibilidade de segmentação de anúncios online, o alcance ocorre de acordo com a demonstração de interesse por parte dos usuários, seja visitando páginas específicas, ou dentro da pesquisa na plataforma de busca.

Dessa forma, apesar do reposicionamento de marca, o Google Ads tem como objetivo criar anúncios dentro das plataformas, assim como em páginas de empresas parceiras – que podem até distribuir cabeamento estruturado de redes em potencial, como ofertas exclusivas.

De forma abrangente, deve-se empregar estratégias de marketing digital que incluam lances em palavras-chave específicas e, assim, uma marca pode ser encontrada, conforme os produtos e serviços disponíveis. 

Eles aparecem em um espaço dedicado aos anúncios, garantindo que sejam exibidos para os leads, ou seja, os clientes em potencial, nos resultados de pesquisa, no momento exato em que esses usuários demonstram interesse no produto ou serviço anunciado e conforme potencial de desenvolvimento na jornada – conforme a ação adotada. 

Dessa forma, os anúncios pagos possuem objetivos diversos, sendo os principais:

  • Atrair visitantes para site e-commerce;
  • Aumentar o reconhecimento da marca;
  • Gerar novos clientes e conversão de vendas;
  • Ampliar a publicidade da marca ou empresa.

Todo o processo de criação e divulgação tem o gerenciamento online, no qual podem ser feitos textos para os anúncios, orçamentos, entre outros tipos de configurações. 

Com isso, cada anunciante de aluguel de ambulâncias pode proceder de forma individual, ou seja, sem estar vinculado a um investimento mínimo predefinido, especificando as estratégias conforme as próprias necessidades. 

No mais, para anunciar a partir do zero e obter sucesso online, vale seguir as etapas apresentadas a seguir. 

  1. Determine a demanda do cliente

O primeiro passo é entender a jornada de compra e a demanda do cliente. Esse cuidado se deve porque essa necessidade e perfil que se tornam a base da qual a campanha de Google Ads é criada. 

Se os clientes não pesquisam um produto ou serviço no Google, é improvável que o site de publicidade de busca funcione para uma empresa. 

Isso ajuda a verificar se o volume de pesquisas está disponível, antes mesmo de gerar algum tipo de empolgação com a criação da primeira campanha de projeto de energia fotovoltaica na plataforma de Google Ads.

A ferramenta de sugestão de palavras-chave, para a prática de SEO (Search Engine Optimization), é uma opção eficiente para determinar o volume de pesquisa. 

Basta digitar frases possíveis que os usuários podem procurar e o Google irá informar qual o potencial recorrendo a palavras semelhantes e sinônimos e o nível de busca mensal.

A plataforma de Google Ads também informa com que frequência as frases são pesquisadas, o quão competitivas são as palavras-chave de SEO e o qual o valor de cada palavra-chave no modelo de lance para poder determinar o orçamento necessário na campanha.

Todos esses dados ajudam a encontrar as palavras-chave mais qualificadas, bem como aquelas para serem aplicadas na primeira campanha.

  1. Estabeleça o custo do anúncio

Após calcular quanto custa cada palavra-chave antes de finalizar uma lista definitiva, é possível excluir aquelas que não são lucrativas para determinado tipo de negócio, inclusive ao visualizar os retornos. 

Para determinar isso, o custo máximo por clique deve ser calculado e, assim, para verificar a possibilidade de anunciar, basta comparar o CPC (Custo Por Clique) máximo com o estimado da palavra-chave na ferramenta digital disponível no Google Ads.

O CPC máximo determina a taxa, o lucro por cliente e a meta de margem de publicidade, por exemplo, em uma campanha para uma empresa que faça o laudo de spda para pequenos e grandes clientes.

Cabe a cada empresa, dentro das características próprias, estabelecer ou estimar um sistema de rastreamento para calcular o valor com mais precisão.

  1. Verifique palavras-chave aplicadas na concorrência

Com a lista de palavras-chave com intenções de compra, o próximo passo é usar estratégias inteligentes e evitar competição mais direta – para reduzir risco de confusão – com marcas concorrentes.

Afinal, é possível encontrar empresas concorrentes em todo setor, como fabricante de painéis elétricos, e muitos testam e otimizam as campanhas no Google Ads, pois o marketing digital faz parte da divulgação em qualquer mercado competitivo. 

Mesmo que seja aconselhável pesquisar por dados da concorrência, é imprescindível encontrar uma maneira de se diferenciar e isso também se aplica na identificação das palavras-chave que o diferenciam e aquelas que valem a pena “competir” no anúncio.

Essa diferenciação aumenta a taxa de cliques da campanha no Google Ads.

  1. Empregue proposta de venda exclusiva e potente

Uma empresa deve se apresentar como a escolha mais apropriada entre os concorrentes, se destacando com uma proposta de venda exclusiva e de valor.

A partir desses pontos, torna-se possível oferecer aos clientes um motivo real para que sua marca seja a escolha definitiva, em detrimento da concorrência. 

Existem 3 razões convincentes para criar uma proposta de venda exclusiva para campanhas do Google Ads.

  • Atrair leads qualificados

A proposta de venda exclusiva deve atrair clientes em potencial com mais qualidade, o que significa que as palavras-chave incentivam os cliques nos anúncios e, ao mesmo tempo, ‘afastam os leads indesejados’, preparando-os para a conversão futura – se isso for vantajoso.

  • Aumento da taxa de conversão

Uma campanha de inbound marketing de uma empresa de laudo cautelar de vizinhança, assim como de qualquer segmento, deve passar por todos os pontos, especificados como:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Vender;
  • Encantar.

Isso aumenta as taxas de conversão de vendas, produzindo mais tráfego como resultado de mais cliques em anúncios. 

Além disso, transforma o aumento de tráfego qualificado em clientes pagantes. 

  • Remoção de comparação de preços

A proposta de venda exclusiva, quando se mostra atraente, remove a necessidade de comparação de preços. 

A marca é vista além da mercadoria, mas com valor de uma experiência única, se tornando um motivo excepcional para que os clientes façam negócios com o negócio.

Sendo assim, o preço se torna um ponto secundário, e a empresa pode cobrar um preço de acordo com toda a aura estabelecida em torno da marca, sem qualquer tipo de prejuízo.

  1. Forneça uma oferta irresistível

Uma empresa deve se destacar em uma campanha do Google Ads, oferecendo de forma convincente produtos e serviços aos clientes, para que sigam uma CTA (Call To Action) sem qualquer tipo de questionamento. 

Para isso, é preciso se destacar de todas as outras publicidades nos resultados de pesquisa que o lead tem acesso, além da CTA convincente e simples, para que o lead possa entrar em contato com a empresa facilmente.

O valor de um produto ou serviço deve superar o custo, para que o lucro de uma empresa de aluguel de tenda 10×10 seja certeiro, e dentro dos parâmetros determinados para o público-alvo. 

Outro ponto é convencer os leads a acreditar, e confiar, em qualquer produto ou serviço que uma empresa esteja oferecendo, ou seja, ter uma marca consolidada e reconhecível no mercado consumidor. 

O Google Ads permite a redução de risco para os clientes, levando em consideração que muitas pessoas temem ser enganadas online. 

Por isso, uma empresa deve propor a garantia de devolução do pagamento, ou ao menos estipular benefícios e seguranças ao realizar transações, sendo uma forma eficaz de reduzir o risco para o cliente. 

Isso aumenta as taxas de resposta e fornece outra maneira de se diferenciar da concorrência. 

  1. Pense em anúncios atraentes

Os anúncios no Google Ads são pagos a partir do momento que as pessoas clicam sobre o link, atendendo a duas funções críticas, sendo a primeira atrair clientes em potencial.

A segunda função é rejeitar os leads que não são qualificados e, com isso, evita-se o desperdício de orçamento de anúncio com cliques desnecessários. 

Dessa forma, gera-se melhor tráfego para um site ou e-commerce, mais vendas e menos gastos com tráfego não qualificado, o que reflete em maior receita para a empresa. 

Assim, uma campanha de Google Ads atraente para uma empresa de Instalação de pabx deve focar em áreas específicas, conforme apresentadas a seguir:

  • Título

Em se tratando de aspecto visual, o título é o primeiro ponto que um usuário pode ler. Essa é uma maneira direta de garantir que o anúncio seja significativo para a pesquisa enquanto cliente. 

O Google Ads permite o uso de 25 caracteres no título e, por isso, é preciso fazer valer cada letra, ser direto e usar abreviações sempre que possível. 

  • Linhas de descrição

As linhas de descrição, também conhecidas como meta description, servem para reiterar as vantagens dos produtos e serviços de uma empresa, especificando a proposta e indicando o potencial de venda exclusivo.

Ou seja, deve ser usado para fornecer evidências sociais e explicar a oferta em duas linhas, no máximo. 

As linhas de descrição devem contar com uma CTA apropriada, sendo que cada uma delas tem apenas 35 caracteres, que devem ser muito bem aproveitadas para que o usuário obtenha o máximo de informações e realize a ação esperada.

  • URL de visualização

Apenas incluir a URL com nome de domínio na barra de endereço é muito simples, podendo não ocasionar bons resultados e não diferenciando da concorrência. 

Aqui, vale incluir uma frase como chamariz, palavras-chave e, em alguns casos, até CTAs de sucesso em outras campanhas de Google Ads, tudo para que a publicidade se destaque entre as URLs de visualização que uma página de resultados pode apresentar. 

Conclusão

O Google Ads é uma plataforma disponível para todos os usuários que pretendem investir em marketing digital, com todo o direcionamento para atrair leads e reter clientes por meio do motor de busca e parcerias, qualificando as campanhas feitas online de forma precisa e estratégica.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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