Horta Vertical, algumas ideias

0
6957

As hortas verticais são espaços verdes que não são feitas horizontalmente na superfície do jardim ou terraço, mas nas partes “verticais” das varandas e janelas. É chamada de horta vertical porque consiste em uma sequência de vasos e jardineiras que são colocados em pontos elevados da varanda ou parede e se mantém suspenso. No interior dos recipientes podem ser cultivadas flores, legumes e verduras.

Você pode cultivar seus vegetais favoritos em uma horta em casa, de modo vertical, se viver em uma área urbana onde o espaço é limitado. Cestos suspensos, prateleiras e treliças, além de um pouco de criatividade, podem ser usados para fazer um. Seu jardim pode ter uma estrutura vertical prática ou uma aparência mais arquitetônica. Em última análise, é sua decisão. Não tenha medo de experimentar coisas novas e se inspirar! Se você tem uma pequena horta, incentive seus vegetais a crescerem verticalmente para fazer melhor uso de seu quintal.

Uma horta vertical pode ser considerada uma espécie de jardim suspenso em miniatura: não tocam na superfície horizontal, mas apenas os verticais. O resultado estético de uma horta vertical é notável, com a vantagem de ter sempre à mão vegetais e verduras orgânicas que atendam o desejo de verde e natureza daqueles que vivem nas pequenas casas e apartamentos.

Você pode cultivar uma horta vertical em qualquer lugar, mesmo com espaço horizontal limitado, com um pouco de planejamento e visão. Na hora de montar, uma estufa vertical, também conhecida como “parede verde”, pode assumir várias formas, desde projetos simples de quintal até tecnologia de hidroponia de ponta. O crescimento vertical não está mais limitado a plantar plantas ou cultivar plantas de vinha em uma treliça chata. Você pode usar uma variedade de sistemas de jardinagem vertical. Por exemplo, as trepadeiras podem ser treinadas para crescer de várias maneiras interessantes.

Algumas Ideias de Horta Vertical

Com Bambu

Neste projeto para a horta vertical, a ideia foi de usar bambu mais grosso e fazer orifícios na parte superior para que as plantinhas possam crescer. Uma boa ideia deste modelo feito com bambu, é que a terra fica menos exposta e assim há menos evaporação da água, fazendo com que a terra fique mais úmida para o crescimento das plantas.

horta vertical
Fonte: Horta Vertical Suspensa: 60 projetos e passo a passo! https://casaeconstrucao.org/?p=25333

Com Garrafa Pet

Nesta proposta para o projeto da horta vertical a ideia foi usar as garrafas penduradas na vertical e cortadas ao meio. A ideia além de funcionar como horta, ainda é uma ótima ideia para dar um toque verde a uma parede; então dá para aproveitar a proposta para cuidar da alimentação e ainda usar com decoração do muro.

horta vertical garrafa pet 3
Fonte: Horta Vertical Suspensa: 60 projetos e passo a passo! https://casaeconstrucao.org/?p=25333

Com Pallet

Se você tem sempre aquela desculpinha, de que só não tem uma horta vertical por falta de espaço; como este projeto não dá mais para usar a famosa desculpa. Aqui o  pallet foi pendurado na parede, e os vasinhos com as plantas foram apenas apoiados nas madeirinhas; tornando o projeto viável até mesmo para uma sacada ou varanda pequena.

horta vertical pallet 3
Horta Vertical Suspensa: 60 projetos e passo a passo! https://casaeconstrucao.org/?p=25333

Que tipo de manutenção é necessária?

Mesmo que manter uma horta vertical seja mais simples do que manter uma horta tradicional, ela ainda não é totalmente isento de manutenção. Mas não se preocupe; há muitas coisas que você pode fazer para tornar a manutenção de hortas verticais mais administrável. Vou te ensinar como cuidar da sua horta vertical, para que você não tenha que desperdiçar seu trabalho duro.

Mas, exatamente, que tipo de manutenção é necessária? Bem, as atividades envolvidas no cuidado de hortas verticais não são tão diferentes. Regar, fertilizar, podar e colher são tarefas que devem ser concluídas. No entanto, numa horta vertical, existem vários atalhos simples que tornam essas tarefas mais fáceis. Você também precisará ficar de olho em ervas daninhas, roedores e doenças. No entanto, muitos desses problemas comuns podem ser melhor gerenciados.

Se a sua horta vertical for plantado no solo, em um pátio ou pendurado na parede, os mesmos princípios de rega se aplicam. Existe um jeito certo e um jeito errado de regar as plantas, acredite ou não. Aqui estão algumas sugestões de rega …

  • Regue na base em vez de no topo – Regar as plantas na base em vez de no topo ajuda a manter o fungo e o mofo à distância. Além disso, como você está apenas regando as plantas e não as ervas daninhas, também ajuda a minimizar as ervas daninhas.
  • Regas infrequentes e profundas – em vez de regar a sua horta vertical todos os dias, é melhor regá-la com menos frequência e com regas mais profundas. A rega profunda ajuda as raízes a crescerem profundamente.
  • Forneça drenagem suficiente – para evitar o excesso de água, certifique-se de que todos os seus plantadores verticais e tipos de vasos suspensos tenham orifícios de drenagem. O solo logo ficará encharcado se não houver drenagem suficiente e as plantas se afogarão.
  • Aplique adubo orgânico na sua horta – Aplicar adubo tem várias vantagens, uma das quais é a preservação da água. O adubo serve como um isolante, evitando que a umidade evapore em climas quentes. O adubo pode ser aplicada ao solo de qualquer horta vertical, incluindo aqueles em recipientes.
  • Use sistemas de irrigação em sua horta – Adicionar irrigação vai economizar muito tempo e esforço quando se trata de regar. Você pode usar mangueiras de imersão ou irrigação por gotejamento para regar a horta. Conecte seu sistema de irrigação a um temporizador de mangueira sem fio depois de montado para tornar a rega mais fácil.

Algumas dicas finais para sua Horta Vertical

As hortas verticais ocupam menos espaço, são mais fáceis de colher e mais fáceis de manter. No entanto, têm suas próprias limitações:

  • Você precisa de um espaço de parede ensolarado;
  • Se forem construídos muito altos, eles podem ser difíceis de manter. Não os faça mais altos do que você pode alcançar;
  • O sistema de suporte deve ser forte o suficiente para lidar com o peso de tudo
  • A parede de suporte deve poder suportar muita umidade. Você pode usar um pano de polietileno para criar uma barreira de vapor na parte de trás do seu jardim vertical se isso for uma preocupação.

O cultivo vertical de plantas tem muitas vantagens. O benefício mais importante é que você pode cultivar mais tipos de plantas em menos espaço. Isso é particularmente útil quando se trata de cultivo de vegetais! Outra vantagem de crescer verticalmente é que você pode usar locais onde não seria capaz de fazê-lo de outra forma. hortas verticais são muito mais simples de manter do que hortas convencionais, mas não são totalmente independentes. Muitas pessoas estão integrando a agricultura vertical em suas casas, apartamentos e quintais. Muitas pessoas estão usando essa técnica para cobrir cercas e pátios feios plantando flores verticalmente. Outros estão cultivando temperos frescos em suportes verticais para maximizar o espaço disponível, como no balcão da cozinha.

Ervas frescas da sua horta vertical tendem a purificar o ar e, ao esmagar algumas folhas em suas mãos, liberam seu perfume no ar. Elas são adoráveis. Plantas vivas adicionam charme ao ambiente, um dos melhores motivos para incluí-las em sua casa. Na sua sala de estar, a vegetação fresca proporciona uma sensação de serenidade e calma.

Invista na sua saúde e na saúde de sua família. Faça você mesmo, em sua casa ou apartamento sua própria horta vertical.

Abaixo veja um vídeo que mostra um passo a passo para você fazer uma horta vertical.

Sobre alimentos hidropônicos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here