Marketing Verde: tudo o que você precisa saber

0
456

Você já ouviu falar em marketing verde? Também conhecido como ecomarketing ou marketing ambiental, consiste em uma estratégia de marketing direcionada para modos produtivos mais sustentáveis e uma postura empresarial que não afete o meio ambiente. 

Assim, visa implementar e até divulgar medidas e campanhas que são apoiadas, bem como ações realizadas na empresa para reduzir a pegada.

É um marketing que tem um apelo ambiental, ou seja, que tenta mostrar aos clientes e consumidores que a empresa possui consciência ligada à preservação e manutenção do meio ambiente e práticas mais adequadas.

Nos últimos anos, com o aumento do aquecimento global e do impacto ambiental de várias formas, as empresas precisam rever suas atitudes, levando em conta o impacto que isso pode causar ao meio ambiente. 

Consequentemente, cada vez mais se mostram “amigas” do meio ambiente, bem como estimulam (e são cobrados) por boas atitudes junto a comunidade e meio ambiente.

Dessa forma, separamos um artigo com tudo que você precisa saber sobre marketing verde para o seu escritorio de contabilidade em sp , ou qualquer outro segmento, e a importância de se adequar a esse método – de forma genuína – para qualificar seu negócio.

O marketing verde e os seus princípios

Se você deseja implementar o marketing ambiental em sua empresa, precisa entender sobre os princípios que envolvem esse conceito e prática.

De modo geral, o intuito é tornar a empresa mais ecológica e, de certa forma, ser reconhecida com isso.

Assim, os produtos produzidos por sua empresa precisam ser ecologicamente corretos, ou seja, feitos a partir de lógicas produtivas que não afetem o meio ambiente. 

Além disso, precisa ser economicamente viável para a empresa, levando em conta uma adaptação do negócio aos ambientes de interação e comunidades, bem como ao orçamento e potencial de crescimento possíveis. 

Um pilar importante é que o negócio também precisa ser socialmente justo e culturalmente aceito. 

Isso significa dizer que a responsabilidade ambiental de uma contabilidade gerencial e financeira, por exemplo, não está somente ligada à natureza, mas também à economia e ao aspecto cultural e social. 

Outro aspecto crucial para implementar o marketing e atividades verdes de forma efetiva é conhecer os 3 princípios dessa prática, que são resumidos em 3 Rs: redução, reutilização e reciclagem. 

A redução implica em reduzir o consumo de materiais que afetam o meio ambiente.

A reutilização diz respeito ao reuso de produtos e materiais para evitar o excesso da produção e de lixo. 

Por fim, a reciclagem atribui nova funcionalidade a um material que seria descartado.

Assim, os princípios ambientais de uma empresa precisam estar aliados:

  • À segurança do produto;
  • À sustentabilidade do material;
  • À satisfação do cliente;
  • À aceitação social das pessoas. 

Esses pontos são essenciais para que as empresas de avaliação patrimonial, ou de qualquer outro segmento, economizem dinheiro e energia em vários processos produtivos. 

Além disso, seu negócio colabora para que o meio ambiente seja ainda mais preservado e duradouro, assumindo responsabilidade de cunho ambiental. 

Marketing verde x Greenwashing: são iguais?

Não adianta vender uma imagem dizendo sobre a preservação do meio ambiente, se seu negócio não tiver atitudes coerentes com essa ação. 

Isso pode ser fatal para a imagem da sua empresa e altamente prejudicial ao meio ambiente.

Contudo, infelizmente, muitas empresas praticam o greenwashing, que não se trata da mesma ação do marketing verde.

Isso porque o termo representa passar uma imagem de responsabilidade ambiental e ter atitudes não sustentáveis. 

Assim, também pode ser traduzido como “lavagem verde”.

Na prática o conceito representa uma empresa que passa informações se passando por ecológicas e sustentável para enganar os clientes, sendo que a postura é o oposto, angariando novos clientes pela confiança e causas com as quais não se relacionam diretamente. 

Enganar o seu cliente não é o caminho para o sucesso. Cada vez mais, as pessoas prezam por uma comunicação transparente. Por isso, é inegociável que sua empresa busque ter coerência com o discurso e as ações realizadas.

Isso sem mencionar que o greenwashing pode ocasionar punições e perda de credibilidade no mercado. 

O marketing verde na prática: saiba como aplicar 

Já vimos que sua empresa de assessoria trabalhista, ou qualquer outro negócio, precisa realizar marketing verde, até pelo fato de que as demandas ambientais são grandes e a responsabilidade de preservar é de todos. 

O marketing verde pode ser incorporado aos poucos, ou seja, sua empresa pode fazer mudanças graduais. 

Essas mudanças podem se refletir:

  • Nas produções da empresa;
  • Na postura dos colaboradores;
  • Na inserção de novos hábitos;
  • Na participação em campanhas ligadas ao meio ambiente. 

Mas, afinal, como você pode começar a aplicar o marketing verde em sua empresa, seja ela de serviços de contabilidade preços ou uma fábrica de roupas, pode começar a ser mais responsável ecologicamente? 

Não importa se seu negócio é de pequeno, médio ou grande porte, a sua empresa deve definir alguns objetivos ligados à redução do impacto ambiental e preservação do meio ambiente. Com isso, algumas atitudes precisam mudar.

Um exemplo é substituir o uso de produtos que afetam o meio ambiente ou que são testados em animais para o uso de materiais sustentáveis, renováveis e cruelty free. 

Além disso, é possível criar uma campanha interna de bonificação dos colaboradores que adotam um copo ou caneca para uso próprio no decorrer do dia, visando a redução do consumo de copos plásticos. 

Além disso, a empresa precisa deixar claro quais são os valores, ações, metas e objetivos ligados à área ambiental para um projeto de auditoria contábil, por exemplo, para que os colaboradores da empresa saibam disso e propaguem junto a comunidade. 

Ou seja, isso envolve a transformação e mudanças de hábitos, assim como a atitude dos colaboradores e dos donos da empresa. 

Após a mudança da cultura da empresa, é possível passar essa mensagem de apoio ambiental para os consumidores. 

Dicas de marketing verde em seu negócio 

Para te ajudar a inserir o marketing verde em seu negócio, separamos algumas dicas e orientações essenciais, sobretudo, para quem está começando a mudar de hábito. 

Acompanhe a nossa lista a seguir!

  • Invista na reciclagem dos materiais;
  • Separe o lixo adequadamente;
  • Vise a economia de água;
  • Oriente sobre o gasto de energia elétrica;
  • Busque instalar energia sustentável;
  • Participe de programas para a redução do impacto ambiental;
  • Utilize materiais biodegradáveis;
  • Reconsidere alguns processos em sua empresa. 

Em todo o processo, é muito importante ser criativo.

Isso envolve reconsiderar os processos produtivos, visando as melhorias necessárias do ponto de vista ambiental – e que refletem na otimização da produção, redução de gastos e eficiência nos processos. 

Diante disso, vamos explicar algumas dessas dicas seguindo 3 categorias principais:

Reciclagem e separação de lixo

A reciclagem é essencial porque destina materiais que iriam para o lixo para um novo fluxo, conferindo uma nova funcionalidade. 

Isso se relaciona diretamente com a separação do lixo de modo adequado em sua empresa. 

Para auxiliar no processo, existe a coleta seletiva, que permite separar o plástico, papel e vidro de materiais que não são recicláveis. 

O intuito aqui é reduzir os resíduos e aproveitar da melhor forma os recursos e matérias-primas/ itens produzidos, também conferindo menor gasto para a marca.

Economia de água e outros recursos naturais

Poupar água e outros recursos também é crucial e a equipe precisa estar engajada com esse objetivo.

Para isso, você pode criar campanhas que visem a economia de água nos banheiros da empresa, assim como incentivar as pessoas a apagarem as luzes. 

Para reduzir os impactos ainda mais, uma recomendação é investir em energia solar em seu negócio. Assim, reduz-se a demanda e agressão ocasionada pela energia elétrica e hidrelétricas, isso sem mencionar a redução nas contas a longo prazo.

A energia solar é uma fonte de energia limpa, sustentável e renovável. Ou seja, por meio dela sua empresa consegue ter uma ampla redução na conta de luz e, ainda, passar uma imagem positiva para as pessoas. 

Redução do impacto ambiental

Por fim, é crucial participar de programas que contribuem para a redução do impacto ambiental, trazem dicas e acompanham a regulação das marcas.

Assim será possível reduzir o uso de material que não seja biodegradável, se relacionar com fornecedores mais responsáveis ecologicamente e, ainda, investir em embalagens reutilizáveis ou retornáveis, por exemplo.

Isso traz uma consciência não somente para o colaborador, mas também para o consumidor do produto, reforçando que é essencial ter esse cuidado em toda a cadeia produtiva e a participação de todas as pessoas.

Benefícios do marketing verde para sua empresa

Agora que você já sabe como colocar o marketing verde na prática em sua empresa de contabilidade fiscal, vamos conferir também quais são os benefícios que essa ação pode trazer ao seu negócio. 

Na prática, ao investir em marketing verde, sua empresa mostra que tem consciência ecológica, ou seja, que é responsável ambientalmente.

Isso traz uma imagem positiva do negócio e atrai as pessoas que possuem a mesma ideologia. 

Cada vez mais, as pessoas têm buscado um tipo de empresa que lide com sua produção de modo sustentável e que se preocupe com o futuro do planeta. 

Inclusive, o marketing verde surge em um contexto em que as pessoas desejam ver o que as empresas têm feito pelo meio ambiente e cobram por ações mais responsáveis.

Por isso, ao cuidar do meio ambiente, você assume seu papel ambiental, se mostra ligado às causas sociais e reforça os valores enquanto empresa.

Para além disso, é possível se posicionar em áreas próximas, como contra produtos de origem animal ou que derivem de trabalho infantil ou escravo. Isso demonstra preocupação com o posicionamento e com outras esferas de alta importância para a sociedade como um todo.

Ainda, o marketing verde faz com que sua empresa tenha a credibilidade aumentada e traz um diferencial competitivo. 

Ou seja, no momento do cliente buscar por empresas de energia solar na bahia, por exemplo, provavelmente ele optará por sua marca ao reconhecer seus valores e causas. 

Diante do que apontamos neste texto, é essencial investir em marketing verde, pois isso se reflete em uma imagem positiva para a instituição, além do aumento no número de clientes qualificados e da possibilidade de se destacar no mercado. Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here