Saiba como o marketing de conteúdo pode ajudar nas vendas

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Você já ouviu falar em marketing de conteúdo? Saiba tudo sobre essa estratégia de marketing, o que é, como fazê-la e entenda como ela pode ajudar a sua empresa a aumentar o número de vendas.

O marketing de conteúdo é cada vez mais utilizado, por pequenas, médias e grandes empresas. Saiba por que os empreendedores adotam cada vez mais esse tipo de estratégia mercadológica.

O que é marketing de conteúdo?

De forma geral, podemos dizer que marketing de conteúdo é todo aquele feito com foco em produzir materiais de qualidade e relevância para o público-alvo do seu negócio.

Pense, por exemplo, no ramo de serviços contabilidade. Imagine que você possui uma empresa nesse meio do mercado e deseja crescer cada vez mais, destacando a sua marca.

Estratégias de marketing de conteúdo serão focadas em levar informações relevantes para os possíveis clientes desse tipo de negócio, de forma eficiente. É necessário entender o que os consumidores dessa área buscam nas empresas e adaptar suas estratégias a isso.

Por exemplo, você poderia produzir um blog com postagens relevantes sobre assuntos relacionados, como contabilidade fiscal e tributária, por exemplo. Essa é apenas uma maneira de produzir um marketing de conteúdo.

É importante ter em mente que o objetivo principal do marketing de conteúdo não é tentar vender os produtos e serviços a todo custo. Na verdade, o foco é beneficiar os consumidores, esclarecendo dúvidas, resolvendo problemas e ensinando algo de valor. A venda será apenas um resultado final de todo esse processo.  

Para mensurar a importância do marketing de conteúdo, segundo pesquisa de 2018 da “Content Trends”, 73% das empresas brasileiras utilizavam estratégias desse formato. Ademais, mais de 61% das empresas que ainda não faziam marketing de conteúdo, diziam que iriam começar. .  

Considerando que a pesquisa tem mais de 4 anos, os números provavelmente aumentaram ao longo do tempo.

Benefícios do marketing de conteúdo

Para entender melhor o porquê esse tipo de marketing é utilizado, é válido que possamos verificar os principais benefícios obtidos nas suas estratégias. Acompanhe.

Aumento do tráfego

O primeiro, dentre os benefícios mais comuns que podemos verificar é o aumento do tráfego nas páginas das empresas que utilizam o marketing de conteúdo.

Isso porque produzir marketing de conteúdo faz com que, de forma geral, seu site tenha um melhor desempenho nas ferramentas de pesquisa. Não à toa, muitas estratégias desse tipo de marketing aplicam técnicas de SEO, a otimização dos mecanismos de busca.

Se um possível cliente pesquisa na internet por “serviços de contabilidade preços, por exemplo, os primeiros resultados mostrados serão, provavelmente, de empresas que fazem marketing de conteúdo relevante sobre esse assunto.

Segundo a mesma pesquisa citada há pouco, a “Content Trends 2018”, empresas que utilizam marketing de conteúdo aumentam o número médio de visitantes em seus sites cerca de 2,2 vezes, ou seja, mais do que o dobro!

Público-alvo segmentado

Além de aumentar o tráfego do seu site, saiba que ele será de qualidade. Isso é, os potenciais clientes que chegarão até a sua página serão apenas os que estão de fato interessados no seu conteúdo.

Logo, podemos dizer que você estará atingindo apenas o público-alvo desejado, na maior parte do tempo, ou seja, segmentado.

Brand awareness

A expressão “brand awareness” pode ser traduzida para “conhecimento da marca” e é outro resultado obtido com a utilização do marketing de conteúdo. Em resumo, ela diz respeito a um maior número de pessoas que terão o conhecimento de que sua empresa existe, e de como ela pode ser útil.

Pensando ainda no exemplo que utilizamos até aqui, um potencial cliente que precise de serviços de contabilidade gerencial e financeira, por exemplo, provavelmente saberia que sua empresa é uma boa opção para o serviço, caso você utilize o marketing de conteúdo.

Engajamento da marca

Além do aumento no conhecimento da sua marca, você aumentaria o engajamento dela com os seus clientes e potenciais novos compradores ou assinantes. O engajamento é responsável por construir um relacionamento próximo entre empresas e clientes.

Ao produzir conteúdos de qualidade, as interações e o interesse do público pela sua marca aumentam naturalmente. Dessa forma, surge o sentimento de confiança. Um cliente, ao perceber que é entendido e tem suas necessidades atendidas, confia na empresa.

Dessa forma, é possível que os seus clientes, engajados, recomendem seus produtos e serviços a outros e até defendam sua empresa de certa forma.

O cliente citado no exemplo anterior, que encontrou o que precisava na sua empresa, graças ao marketing de conteúdo, poderá recomendar os seus serviços a um amigo que precise de um trabalho de auditoria contábil, por exemplo.

Redução no custo para gerar clientes

O marketing de conteúdo é responsável por atrair clientes com mais facilidade, aumentando o tráfego do seu site e segmentando o seu público-alvo. Além disso, o engajamento criado gera recomendação de clientes anteriores para novos potenciais.

Por isso, podemos dizer que esse tipo de estratégia reduz o custo para atrair novos clientes. Aqui, temos a métrica chamada de CAC, ou Custo de Aquisição de Clientes. Um CAC menor significa um lucro maior, logo, outro excelente benefício.

Gera mais leads e vendas

Por fim, podemos dizer que boas estratégias de marketing de conteúdo tem um enorme potencial em transformar os visitantes do seu site em leads e posteriormente em vendas.

Afinal, a sua empresa produzirá o conteúdo que os potenciais clientes procuram, ou seja, eles verão que as suas necessidades podem ser atendidas pela sua marca, com seus produtos e serviços, devido ao conteúdo que você irá dispor.

Como fazer marketing de conteúdo

Agora que você já sabe o que é marketing e de conteúdo e quais os seus principais benefícios, veja algumas das melhores maneiras de fazê-lo.

O que utilizar para fazer marketing de conteúdo

Iniciamos com os recursos que podem e comumente são utilizados em estratégias de marketing de conteúdo. Alguns, dentre os principais, são:

  • Textos e artigos;
  • Vídeos e imagens;
  • Livros digitais;
  • Audiobooks;
  • Podcasts;
  • Guias;
  • Posts em redes sociais.

Esses são apenas alguns dos principais recursos que podem ser utilizados e aplicados nos diversos canais em que sua empresa pode fazer marketing de conteúdo.

Exemplificando, suponha que sua empresa deseje atingir um cliente que precisa de suporte jurídico e contábil para a empresa dele. Então, seria interessante disponibilizar no seu material publicações completas sobre assessoria trabalhista, com textos ricos, gráficos, tabelas, imagens e vídeos explicativos sobre o assunto.

Canais utilizados

Agora, vejamos alguns dos principais canais que podem ser utilizados para realizar estratégias de marketing de conteúdo. Dentre as diversas opções, as mais comumente usadas, e eficientes, são:

  • Blogs;
  • Plataformas de postagem de vídeos;
  • Plataformas de áudio;
  • Redes sociais;
  • Aplicativos;
  • E-mail;
  • Newsletter.

Sendo assim, é possível combinar alguns dos conteúdos que listamos no tópico anterior com os canais acima. Lembre que é necessário fazer a adaptação para cada meio, de acordo com o ramo da sua empresa e o seu público-alvo.

Por exemplo, clientes interessados em serviços como planejamento sucessório familiar, precisam de empresas de advocacia para atender às suas necessidades. 

Logo, uma companhia desse meio precisa adaptar tanto o conteúdo produzido quanto os canais utilizados para atingir esse público.

Nesse caso, produzir artigos interessantes, ricos em conteúdos e postar em blogs próprios, bem como divulgá-los nas redes sociais, pode ser uma excelente opção.

Dicas para fazer um marketing de conteúdo eficiente

Por fim, confira algumas dicas importantes para a realização do marketing de conteúdo com eficiência. Uma delas, a adaptação do conteúdo e dos canais de acordo com o público, acabou de ser utilizada em um exemplo.

Outras dicas que podem ser fundamentais, são:

  • Foque nos seus clientes;
  • Receba feedbacks;
  • Utilize palavras-chave em seus conteúdos;
  • Realize análises constantes das campanhas;
  • Adapte tudo o que for necessário.

Ou seja, em resumo, você deve sempre se lembrar que o foco do marketing de conteúdo é atrair, conquistar e fidelizar os clientes após a venda. Por isso, dizemos que você deve focar em atender as necessidades dos compradores e ouvir sempre os feedbacks.

O uso correto de palavras-chave serve para que o seu conteúdo seja encontrado por quem o procura. Enquanto as análises são fundamentais para ver quais partes das campanhas estão funcionando e quais precisam ser alteradas.

Por fim, a já citada adaptação, tanto do material que será utilizado, quanto dos canais e também dos meios de divulgação da sua marca. Não seria indicado divulgar os trabalhos de uma empresa que produz película automotiva aswf em uma industria, por exemplo.

Potencialize suas vendas

Em conclusão, o marketing de conteúdo pode ser uma excelente opção para potencializar suas vendas, afinal, com ele você atinge o público desejado, atrai mais potenciais clientes e efetua vendas com mais eficiência.

Ademais, sua empresa será mais reconhecida no mercado, tornando-se uma referência e recebendo indicações dos seus próprios consumidores.

 Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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