O impacto do levantamento sísmico na actividade pesqueira e na biodiversidade marinha

0
1525
Autor: Manuel José Fernandes – Biólogo (Angola)

No período compreendido entre 24 de Novembro de 2007 à 20 de Abril de 2008, foram realizados trabalhos de levantamento sísmico tridimensionais no bloco 23 da costa marítima da Província do Kwanza Sul, República de Angola.

As operações sísmicas foram conduzidas pela empresa Western Geco que usou para o efeito o navio de investigação M/V Geco Emerald e os dados foram colectados à bordo do mesmo navio.

As observações sobre os cetáceos e tartarugas foram realizadas no período diurno, a gestão da actividade de pesca no período diurno e nocturno a partir da ponte do comando do navio sísmico.

Nas observações utilizou-se binóculos MINOLTA® 7×50 e FUJINON® 7×50, ambos com retículos.

A informação recolhida foi anotada em panilhas padrão. A idênticação das espécies baseou-se em características morfológicas, ecológicas e comportamentais. A espécie Lagenorhynchus obscurus Gray, 1826 ou golfinho-cinzento foi o cetáceo da família dos delfinídeos mais observado na área de prospecção sísmica.biodiversidade marinha

Na gestão da actividade pesqueira utilizou-se as comunicações rádio VHF, informando as embarcações sobre a área de prospecção e o raio de segurança estabelecido de 6 milhas na popa e 3 milhas na proa. Na actividade de segurança da área de prospecção contou-se com o apoio da embarcação de seguimento St. John.

Nas observações verificou-se que a actividade pesqueira no bloco 23 não é intensa. No período nocturno, o exercício da pesca é ligeiramente mas activo, e foi praticado com maior percentagem por embarcações indústriaias de arrasto demersal, seguidas de embarcações de pesca long line.

Leia o texto na íntegra

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here