O Uso Racional dos Recursos Biológicos

0
2840

O uso racional dos recursos biológicos pode trazer muitos benefícios para a humanidade. O exemplo mais claro e próximo é o dos alimentos. Os animais, entre eles o homem, necessitam das plantas para sua sobrevivência. Os seres humanos têm usado como alimento, ao longo da história, cerca de 5.000 espécies de plantas, contudo, na atualidade, são menos de 20 as espécies principais utilizadas para alimentar a humanidade, sendo que destas só 3 ou 4 espécies de cereais são básicas para todos.

A conservação da biodiversidade tem uma conseqüência direta: a manutenção da reserva de genes. As plantas silvestres possuem uma grande diversidade de genes próprios, disponíveis para incrementar a reduzida base genética dos cultivos agrícolas estabelecidos. Estes genes silvestres podem ser utilizados (e de fato o são, há anos, através de cruzamentos) para melhorar cultivos: aumentando a capacidade para resistir às enfermidades e pragas, adiantando a época da colheita, aumentando a resistência às condições adversas, etc.recursos biológicos

Outra aplicação direta da biodiversidade é encontrada na medicina e nos produtos farmacêuticos. A penicilina, por exemplo, foi isolada a partir de fungos da espécie Penicillium notatum, enquanto que a mundialmente famosa “aspirina” foi preparada por acetilação do ácido salicílico, descoberto em plantas da espécie Filipendula ulmaria. Segundo a Organização Mundial da Saúde (O.M.S.), por volta de 20.000 espécies de plantas possuem propriedades medicinais conhecidas. Só nos Estados Unidos 25% dos medicamentos produzidos contêm substâncias originárias das plantas, outros 13% provêm de microorganismos e 3% de animais.

Os benefícios da diversidade são encontrados também através de controles biológicos na luta contra as pragas de insetos. Por exemplo: o caso do óleo de píretro, obtido dos crisântemos, a partir do qual são preparados os modernos piretróides, um dos grupos de inseticidas facilmente biodegradáveis mais utilizados hoje em dia.

Outro exemplo bem recente é o dos extratos de plantas meliáceas, principalmente da espécie Azadirachta indica, da qual extrai-se um composto chamado azadirachtina (substância limonóide, encontrada em certas meliáceas; Azadirachta indica Azadirachta melia, que inibe a predação das plantas por inseto) um dos mais potentes e conhecidos inibidores de alimentação e muda dos insetos, sendo empregado como biocida no controle de pragas destes animais.

Foram apresentados aqui alguns poucos exemplos dos importantes benefícios diretos proporcionados à humanidade pela preservação e manutenção da biodiversidade (outros exemplos são apresentados no capítulo dedicado aos recursos florestais), sendo que a procura de produtos bioativos a partir de plantas terrestres e organismos marinhos, constitui-se num dos campos de pesquisa com futuro promissor, desde que, é claro, consigamos conservar a biodiversidade do planeta.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here