O Projeto Interdisciplinar “Plantando uma Vida Saudável”, foi lançado no ano de 2005 pelo professor Fábio Aurélio Castilho e 10 alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, objetivando de construir uma horta e um pomar na escola. Os próprios alunos ajudaram a projetar, calcular materiais e pesquisar preços para construção. A SEMED e a APP contribuíram com os materiais e a mão-de-obra, e ainda em 2005 a horta e o pomar foram construídos.
Desde então a horta vem produzindo uma quantidade significativa de verduras e legumes que complementam a merenda escolar. Neste ano de 2007, o projeto abrange a escola como um todo. Além de reiniciar o plantio das mudas de verduras na horta e acompanhar o desenvolvimento das árvores do pomar, cada turma da escola adotou um canteiro para cuidar durante o ano letivo, também estão sendo realizadas oficinas de reutilização de materiais.
Entre as atividades realizadas destacamos o mutirão feito no dia 21 de abril onde pais, alunos, professores e voluntários plantaram mudas de árvores nativas doadas pelo Epagri (Projeto Microbacias II), limparam o pomar e prepararam a horta para o plantio das hortaliças pelos alunos. Outro ponto importante vem sendo acompanhamento feito pela enfermeira e pelo dentista que atuam no posto de saúde, onde além da avaliação, tratamento e palestras sobre saúde bucal, foram fornecidas através da Secretaria da Saúde escovas para as crianças. Com os resultados da avaliação cada turma construiu um gráfico e no final do ano será feita uma nova avaliação para comparar os resultados.
Também iniciamos a ampliação e ornamentação do jardim com plantio de mudas de flores distribuídas pela Diretoria de Turismo. As atividades citadas anteriormente são desenvolvidas através de subprojetos, entre eles o subprojeto “Conhecendo, valorizando e preservando nossas árvores nativas” que vem sendo desenvolvido com os alunos da 1ª série, o estudo iniciou-se pelas Araucárias, os alunos fizeram estimativas, pesaram pinhas, trabalharam com medidas, formas geométricas, contaram, selecionaram, plantaram e degustaram pinhões. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Meio Ambiente e Saúde (1997) “Saúde é o estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença. Portanto é preciso educar para a saúde levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia a dia da escola.” Esse é o objetivo do Plantando uma Vida Saudável, tornar a escola um ambiente em que o dia a dia seja uma constante de pequenas ações, hábitos e atitudes que prezem pela saúde e que vão além das paredes da sala de aula, refletindo na escola como um todo, nos que dela participam, nas comunidades e em cada um que se propõe a essa busca por uma Vida Saudável.