A partir do reconhecimento de que é necessário compreender as questões ambientais para além de sua dimensão biológica e da exigência de fomentar a conscientização ambiental fundamentada no conhecimento do meio ambiente através das inúmeras ciências, este relatório tem por finalidade analisar o enfoque da Educação Ambiental (EA) de forma transversal, ressaltando o papel da escola na educação formal, desde a construção do seu projeto político-pedagógico (PPP), enfatizando a importância deste instrumento na difusão e efetivação da EA em todo o currículo escolar. O presente trabalho compreendeu três etapas importantes: o levantamento bibliográfico, a coleta de dados técnicos e específicos e a análise e interpretação dos dados perpassando a construção do PPP, suas aplicações e seu alcance dentro do que se propõe nos objetivos da EA, com intuito de contribuir para uma maior compreensão das relações entre a educação e o meio ambiente como tema transversal. Ressalta-se que os envolvidos na pesquisa tanto de modo cooperativo como participante, são não apenas o objeto de estudo, mas elementos ativos do processo de pesquisa ação, evidenciando que a informação e a vivência participativa são recursos indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem voltado para o desenvolvimento da consciência e educação ambiental.
Autora: Márcia Nágem Krag