Autora: Yvanna Pinheiro
TEMA
"Cuida bem de mim…Hoje sou semente,amanhã serei pomar"
2. RESUMO
Através da elaboração de um banco de sementes para a criação de um viveiro de plantas frutíferas, desenvolver uma consciência crítica-sócio-ambiental, tendo como base um trabalho de sustentabilidade emocional, onde os valores e o cuidado com a saúde otimizarão a qualidade de vida.
3. INTRODUÇÃO
A nossa vasta região do Centro-Oeste tem um enorme potencial em suas áreas de recursos naturais,compostas de uma variedade de tipos de vegetação, solo, clima e topografia bastante heterogêneos.
Ao caminharmos para o interior de nossa região, atravessamos extensas áreas de cerrado que, apesar de ser marcado constantemente por queimadas, apresenta toda a sua beleza de flores exóticas,que parecem ter desabrochado intactas logo que acabou o fogo.Caminhando mais além, poderemos reconhecer plantas medicinais desconhecidas da medicina tradicional,como arnica, jurubeba, sucupira, romã,catuaba e angico.
Mas a nossa região,apesar de ter no cerrado um ecossistema também riquíssimo em espécies vivas,atualmente é uma das regiões brasileiras mais ameaçadas pelos inúmeros desmatamentos para dar lugar à agricultura,com o uso de técnicas pouco adequadas ao tipo do nosso solo e isso tem acelerado o comprometimento do cerrado que,por sinal,muitos até desconhecem a recente descoberta de sua importância para a despoluição do ar.
Além disso,a população tem aumentado de forma alarmante pelo uso e ocupação desordenada do solo,e houve um aumento considerável das indústrias que trouxeram as suas tecnologias poluentes,causando um avançado estado de degradação do bioma.
E um dos impactos ambientais mais graves na região foi causada pelos garimpos,que contaminaram os rios com mercúrio e essa atividade mineradora tem causado erosão de grande intensidade.
Destaca-se, entretanto, um envolvimento,mesmo que pequeno em termos,porém grande em atitudes,de uma ação coletiva por pessoas que buscam um princípio de precaução e preservação para um desenvolvimento sustentável e para o mantimento das áreas de proteção ambiental.Isso é notório pela criação voluntária de cooperativas,ONGS e até mesmo por nobres gestos ou manifestações políticas por parte de cidadãos conscientes para a vida.
4. OBJETIVOS
– Conhecer os graves riscos prejudiciais, tanto à saúde como ao meio ambiente, envolvidos na utilização dos agrotóxicos e dos fertilizantes;
– Alcançar mudanças no comportamento dos alunos em sala de aula, em casa e na comunidade onde residem, por intermédio de atividades teóricas e práticas;
– Otimizar a importância do amor próprio,desenvolvendo uma boa auto-estima por meio da conscientização de que quem se ama se cuida, internalizando essa verdade como ser participante integral da própria natureza,por meio da criação de um vínculo dos alunos com as plantas semeadas.
5. JUSTIFICATIVA
A escola na qual eu trabalho com E.A. é uma escola diferenciada que visa uma proposta interdisciplinar, estimulando uma ação transformadora.
E, por não ser uma escola de ensino regular, oferece a possibilidade de desenvolver projetos diferenciados, permitindo que os temas transversais dos parâmetros curriculares nacionais sejam trabalhados na integra, em uma pedagogia da ação voltada ao exercício da cidadania.
Se todos os jovens tivessem acesso a uma escola como essa, com certeza
a sociedade estaria livre de muitos males, pois as questões ecológicas estão intrinsecamente ligadas à qualidade de vida e a sustentabilidade.
Vejo como a minha região é rica em biomas e ecossistemas,que contém espécies vivas que poderiam se tornar alimentos e remédios no futuro,e posso assemelhá-la a uma semente que traz em seu interior múltiplas riquezas pela simples possibilidade de apenas germinar e crescer.
Vejo também que as causas da devastação da minha região estão no uso predatório e inadequado desses recursos naturais e reverter esse quadro requer um total envolvimento consciente, planejado e organizado,de resultado a longo prazo, tal como o despontar de uma semente em processo de germinação, que necessita de cuidados especiais para superar aos ataques de predadores e produzir de si mesmo, em toda a sua essência, a garantia da continuação da vida,em sua capacidade de se multiplicar.
Nessa perspectiva, por certo, há de se ter vontade para agir e realizar ações que apontem para um mundo mais preservado e sustentável.
6. CARACTERÍSTICAS DO PROJETO
a. PÚBLICO ALVO
alunos que participam das oficinas da Escola Ação Social do Planalto,localizada
b. METODOLOGIA
Acreditando que a meta primordial é levar os alunos a elaboração do seu próprio conhecimento sobre o que seja meio ambiente associado à qualidade de vida em sua relação intríssica, o melhor meio para um alcance internalizado seria pela produção de produtos ecologicamente corretos e economicamente viáveis,ou seja, pela praticidade.
c. RECURSOS NECESSÁRIOS
– variedades de espécies de sementes de árvores frutíferas de pequeno porte;
– adubos apropriados para o favorecimento da germinação dessas sementes;
– um orientador competente para dar as instruções básicas de plantio e cuidados pertinentes a cada espécie de semente previamente selecionada;
– terreno espaçoso ao lado da horta para a construção de pomar;