Social Selling: o que é e como pode auxiliar a sua empresa

0
436

O conceito de Social Selling pode não ser muito conhecido, mas ele é importante se você quer alavancar as vendas do seu negócio pelos canais/locais mais frequentados hoje em dia: as redes sociais.

Levantamento do Digital Report 2022, documento responsável por fornecer dados a respeito do uso da internet pelo mundo, concluiu que em janeiro de 2022 eram 171,5 milhões de brasileiros usuários das redes sociais.

Isso comprova que, seja para vender ar condicionado em Salvador ou livros usados, o ambiente das redes sociais não pode ser deixado de lado na sua estratégia de marketing. E isso vai muito mais além do que simplesmente publicar conteúdo diariamente.

Para entender o que é possível fazer com o Social Selling, a fim de auxiliar a sua empresa, confira o conteúdo abaixo sobre o tema e saia pronto para aplicar as ideias na sua marca.

O que é Social Selling?

Da tradução livre, a Venda Social, ou Social Selling, é o uso ampliado das redes sociais pelos vendedores com o objetivo de aumentar as vendas da marca e aprofundar o relacionamento com os clientes.

No entanto, por mais que o objetivo seja vender, essa ação não deve ser mencionada de forma direta durante os contatos – e outras interações e ações são consideradas. 

Assim, é necessário apresentar conteúdos relevantes, de qualidade e com valor para conquistar a confiança do futuro cliente.

A ideia é alcançar um prospect, ou seja, um cliente em potencial e fazê-lo se tornar um lead, uma pessoa que lhe forneceu dados pessoais e está mais próxima de comprar o produto.

É por meio do engajamento nas redes sociais, sempre de forma humanizada, que você irá garantir que o futuro cliente tenha confiança na marca e assine um orçamento com a sua consultoria de contabilidade, por exemplo.

Lembre-se também que a chave é a entrega de conteúdos personalizados, úteis e relevantes para a sua persona, considerando os desejos e dores do cliente ideal desenhado pela sua equipe de marketing – com nome, idade, hobbies, profissão e muito mais.

É importante entender que o Social Selling deve ser usado a partir das estratégias do marketing digital existentes nas plataformas de redes sociais. Por isso, saiba qual é a plataforma que a sua persona mais usa e estude as possibilidades de conteúdos para ela.

Os canais mais comuns podem ser:

  • Twitter;
  • Instagram;
  • Linkedin;
  • Facebook;
  • Tik Tok.

Todas essas redes sociais possuem os melhores recursos para aumentar as vendas da sua loja de transformadores de tensão

A partir da entrega de conteúdos interessantes e da abordagem humanizada de valor, você conseguirá aumentar as suas vendas.

A importância do Social Selling

A conexão entre empresa e cliente dentro das redes sociais se encontra no coração do Social Selling e na maior importância do uso desse método.

Quem está nas redes sociais, costuma frequentá-la com maior frequência durante o dia. 

Dessa forma, visualizar os conteúdos da marca de forma constante aumenta as chances de lembrar da marca e confiar nela.

As vendas são o objetivo final do processo, mas o meio principal para alcançar esse fim deve ser o aprofundamento na relação entre as duas partes. Isso deve funcionar seja para o cliente com interesse de comprar nobreak ou bolos caseiros.

Na rede social escolhida, é possível conhecer a concorrência e interagir diariamente com o público, beneficiando completamente a relação e aumentando a confiança do futuro cliente.

Além disso, estar nas redes propicia entender melhor quais são as necessidades e desejos do público e, a partir dessas respostas, mudar a estratégia ou promover conteúdo que reforce o que o público deseja.

Como funciona o Social Selling?

Já falamos sobre o conceito e a importância do método, mas como aplicá-lo na sua estratégia? É essa discussão que os itens abaixo vão trazer. Confira os principais modos de aplicar o Social Selling na sua empresa.

Escolha os canais digitais

No primeiro tópico, falamos sobre os canais disponíveis para você promover o seu conteúdo. Você pode escolher um ou mais deles, conforme a presença do público e seus objetivos.

De modo geral, é mais interessante trabalhar com mais de uma rede, a fim de atingir diversos públicos.

Mas, antes, pergunte para sua audiência qual tipo de conteúdo eles mais gostam de ver nesses canais. Se a opção “vídeo” for a mais escolhida, por exemplo, ter um canal no Youtube e Tik Tok é essencial.

Tenha objetivos bem definidos

Você deve criar uma programação única e objetivos claros para cada uma das redes sociais escolhidas. Ou seja, diferentes conteúdos para diferentes canais. 

Uma ideia possível é compartilhar conteúdos de um canal em outro, adequando para a linguagem de cada plataforma.

Inclusive, considerando que existem usuários que acessam mais um canal do que outro, a promoção de conteúdos úteis em todos eles (ou pelo menos nos principais) deve ser constante, para que o usuário sinta que está recebendo o material por completo e seja atraído.

Por exemplo, para um canal de Youtube, você pode criar vídeos sobre manutenção de nobreak, enquanto no Instagram, o corte de um dos vídeos pode ser disponibilizado para o público que frequenta apenas essa rede social.

Você não pode deixar de estudar as métricas das redes sociais para trabalhar os objetivos alinhados com os dados de audiência. Por isso, saiba diferenciar as métricas de vaidade daquelas que realmente fornecem resultados interessantes.

Se você está obtendo muitos seguidores e muitas curtidas em suas postagens, mas isso não está resultando de fato em usuários com interesse na obtenção do produto vendido, algo pode não estar alinhado corretamente em relação à estratégia, mensagem e ação desejada.

Lembre-se sempre de estabelecer o canal digital como um processo para que a pessoa se dirija ao site. Assim, você vai conseguir aumentar verdadeiramente as suas vendas. Conheça a seguir alguns pilares que contribuem para esse processo.

  1. Desenvolva a sua marca 

A questão do desenvolvimento da marca está no topo dos 4 pilares do Social Selling. Essa ideia diz respeito a como você deseja que os clientes e o mercado enxerguem a sua empresa, e trabalhar para promover essa imagem.

Se você ainda não entendeu como deve ser essa imagem, faça perguntas que envolvam a valorização da marca pelos seus clientes. 

  • O quê eles valorizam? 
  • Qual é o fator mais marcante oferecido pela sua empresa? 
  • No que ela difere da concorrência?

Ao responder essas perguntas, você vai começar a entender qual é a imagem da sua marca. 

Para aplicar os conceitos de forma visual e conceitual, invista em uma boa produção de conteúdo, pense nas cores e imagens da marca nas redes sociais.

Tudo isso irá fortalecer a memória que o público cria sobre o negócio e vai te auxiliar a obter notoriedade, conhecimento e referência no campo como um todo.

  1. Conexão com a persona e geração leads

A geração leads é o segundo pilar do Social Selling. É o momento de entrar em contato com os seus futuros clientes de forma periódica, preferencialmente de forma diária.

Não basta apenas o comentário, a curtida e a reação. A interação entre as duas partes deve ser promovida para que possíveis consumidores não sejam deixados de lado. 

Dentro das redes sociais, também é importante construir uma espécie de networking, ou seja, uma rede de contatos que se relacione com o nicho em que você está inserido. 

Você pode fazer parcerias e interagir com eles. Isso também confere confiança para a sua marca e auxilia a alcançar outros públicos.

Compreenda quais são os perfis que estão seguindo as suas publicações, com qual frequência eles engajam e como se comunicam e use isso a seu favor para realizar o contato direto.

Isso é válido tanto para apresentar a seleção de roupas da sua loja ou os telefones Voip preços da sua empresa. O contato será muito mais certeiro e rápido quando você já possui uma estrutura de divulgação especializada.

  1. Engajamento relevante

A ideia de manter o seu canal digital apenas como uma divulgação dos produtos não favorece em um cenário de uso constante das redes sociais e para vendas mais qualificadas.

A prática que gera resultado é aquela que oferece conteúdos úteis e relevantes periodicamente para a persona, criando vínculo e desejo.

Os temas dos materiais podem ser diversos. De especiais sobre um determinado assunto do meio gastronômico, no caso de um restaurante, ou um manual sobre ou dicas com eletrônicos no caso de uma assistência técnica Iphone São Paulo.

  1. Construa relacionamentos significativos

Nesse ponto final dos quatro pilares do Social Selling é necessário prestar atenção na qualidade dessas relações.

Existem alguns itens presentes nas redes sociais que merecem atenção especial para que a construção dos relacionamentos seja de fato interessante para as duas partes. 

Entre eles, verifique as curtidas, os comentários, compartilhamentos, menções, contas salvas, visualizações de pesquisa, mensagens enviadas e muitos outros dados.

Apesar desses dados serem contabilizados em relação à quantidade do que é recebido, a qualidade importa mais do que o número das entregas, pois a venda final é o que deve importar durante todo esse processo.

Aplique já o Social Selling!

Depois de aprender o conceito de Social Selling e como aplicá-lo na sua empresa, você está pronto para trabalhar os principais métodos, seja na sua empresa de instalação de energia solar ou na sua imobiliária.

Estar presente nas redes sociais é essencial para atingir o maior número de possíveis clientes. Portanto, se você ainda não possui um perfil em algum canal, crie imediatamente e perceba a diferença.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here